Indíce
A internet, de fato, aumentou a interatividade entre as pessoas. Seja em sua vida pessoal ou profissional, estar online se tornou um modo indispensável para comunicação. Nesse sentido, há carreiras e áreas que mexem diretamente com o digital, entre elas a de Big Data e Marketing.
Toda essa transformação digital influencia diretamente em como a sociedade age, sendo assim, no comportamento das empresas e consumidores. A cada nova ferramenta, seja de redes sociais ou vendas, dados são gerados para análise.
O termo Big Data está relacionado com isso e não é novo, existe desde 1997. Na época, ele foi utilizado para nomear toda essa quantidade enorme de dados que são gerados e gerenciá-los. Logo, ele está relacionado com o Marketing que usa essa fonte de dados para beneficiá-lo.
Por meio de ferramentas como Facebook, Instagram, Google Analytics, é possível ter acesso a uma variedade de informações. Assim, elas são fontes do Big Data e instrumentos para o Marketing de uma marca, empresa, etc.
Com a evolução do mercado, o Big Data é visto como uma combinação de tecnologias que administram todos esses dados e consegue analisá-los em tempo real. Ou seja, ela armazena, interpreta e combina todo grande volume de dados para gerar uma informação
Dentro do Big Data há 5 pilares: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor. Entenda um pouco mais sobre a sua função nas empresas por meio do vídeo abaixo. São só dois minutinhos para você aprender uma coisa nova. Aperte o play!
Como é a carreira de Big Data e Marketing?
Seguir a carreira de Big Data e Marketing é lidar com dados e números, portanto, se você não se simpatiza muito com matemática, talvez não ache tão interessante.
O(a) profissional de marketing que deseja trabalhar na área de Big Data terá como usar seu conhecimento para definir estratégias para uma empresa, reduzir custos, conhecer melhor o público-alvo, entre outras funções que os dados trazem.
No ambiente online do marketing há muitas formas de obter informações dos clientes, seja no clique de cada publicidade, curtidas. Todos esses dados fazem com que o comportamento do usuário seja descoberto.
Assim, utilizando os dados por Big Data e cruzando com as estratégias de marketing digital isso agreda muito para as empresas.
- A empresa passa a entender melhor com que tipo de público está lidando
- As mensagens podem ser mais personalizadas
- Os dados podem trazer o comportamento futuro dos usuários
Por qual motivo o(a) profissional de marketing deve estudar Big Data?
O profissional de marketing que estuda Big Data estará fortalecendo o seu currículo, o que aumenta suas chances de promoção com novas oportunidades na empresa. Além disso, o networking é importante e você pode conhecer profissionais e trocar experiências.
Estar atento ao mercado de trabalho da sua área é muito importante, pois é um diferencial em meio a tanta competitividade. O setor de Big Data vem crescendo cada vez mais por conta da cultura tecnológica que está inserida em nossa sociedade.
Algumas funções que ele pode exercer são:
- Desenvolvimento de estratégias entre empresas e clientes no ambiente digital
- Análise e organização de dados em diferentes fontes
- Monitoramento de Redes Sociais
- Desenvolvimento de ferramentas para a captação de dados
- Criação de anúncios em ambiente online e muito mais.
O salário de alguém que trabalha com Big Data e Marketing pode chegar até mais de R$10 mil, claro que tudo depende do seu nível de experiência e da empresa que você trabalha. Enquanto um traine em uma pequena empresa tem a média salarial de R$ 2.592,90, em uma grande empresa a média é R$ 4.382,00.
Quais são as habilidades para trabalhar nas duas áreas?
Para trabalhar na área de Big Data e Marketing há algumas habilidades que podem ajudar, uma delas é a organização. Por você estar mexendo com números e análises, ser organizado é uma das maiores características desse(a) profissional.
Além disso, é importante ter boa comunicação, pois muitas vezes você precisará explicar como cruzou os dados e chegou a uma resolução. Então, trabalhar em equipe deve ser algo que você gosta de fazer.
Essa área é bem bacana para quem gosta de pensar estrategicamente e fazer análises para chegar a grandes resultados.
Agora que você já sabe sobre essa área, qual seria o seu trabalho dos sonhos?
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