Se engana quem pensa que o mercado de trabalho em enfermagem é escasso. Há diversas possibilidades para construir carreira e ser feliz nessa área da saúde. Com amplos setores de atuação, esses(as) profissionais lutam pela saúde pública e são de extrema importância para o país.
O mercado da enfermagem está em constante expansão, além da assistência médica é possível trabalhar com outras especialidades. Uma prova disso são os mais de 2 milhões de profissionais distribuídos entre os 26 estados brasileiros e o distrito federal. Confira a tabela abaixo!
Carreira de Enfermagem
O(a) enfermeiro(a) atua com o principal objetivo de auxiliar na manutenção da saúde e bem-estar da população. Todo profissional de enfermagem tem o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) ao seu lado. Ele é responsável por normatizar e fiscalizar esses trabalhadores, zelando pela qualidade dos serviços e pela Lei do Exercício Profissional de Enfermagem.
Ao terminar a universidade de enfermagem, você terá um número de registro no COFEN. Assim, você poderá exercer sua função tranquilamente e poderá se especializar e fazer cursos técnicos para se aprofundar ainda mais.
As leis de exercício profissional garantem as necessidades de uma profissão, fazendo sua definição jurídica e identidade. É muito importante existirem esses tipos de documentos para garantirem a ética e profissionalismo dentro de uma carreira.
Nesse sentindo, para ser enfermeiro(a) é necessário ter algumas habilidades que te auxiliam na hora de trabalhar, uma delas é a paciência. Afinal, lidar com pessoas e sentimentos pode ser desafiador, ainda mais em um cenário que há doenças e mortes.
Além disso, agir com ética e empatia é essencial, pois o controle das suas emoções durante cada caso é indispensável. Você estará diante de cenários com reações do sofrimento emocional de familiares e da dor física de seus pacientes.
Confira a entrevista que fizemos com a Gerente de Enfermagem, Aline Franco. Ela tem pós-graduação em cuidados intensivos e emergência. Aperte o play e ouça dicas sobre Ética e profissionalismo em enfermagem!
Principais áreas do(a) profissional da área no Brasil
- Resgate – É possível trabalhar em ambulâncias e equipes de salvamento, como os bombeiros. Você prestará os primeiros socorros as vítimas de acidentes.
- Empresarial – Existe a Enfermagem do Trabalho, em que você atua dentro de uma organização prestando atendimento ambulatorial aos funcionários.
- Educacional – Em enfermagem é possível fazer palestras e dar cursos sobre cuidados com a saúde e áreas que você se especializar.
- Domiciliar – É possível ser enfermeiro(a) particular e atender as pessoas em suas casas. Muitas precisam de acompanhamento após alta de hospitais.
- Idosos – Uma área para se especializar é a de cuidar de idosos. Você pode trabalhar desde em residenciais para a maior idade até fazer projetos para quem tem 60 anos ou mais.
- Pesquisa – Quem faz enfermagem pode trabalhar na pesquisa de novos medicamentos e desenvolver diferentes remédios.
A remuneração de enfermagem varia muita da área que você escolher atuar e há quanto tempo está trabalhando. A média salarial de um(a) enfermeiro(a) no Brasil é de R$ 3.542,00. Podendo chegar a mais de R$7.000 como Gerente de Enfermagem.
Gostou desse conteúdo? Qual é o seu sonho na área da saúde? Conta para gente!
Sugestão de leitura: A importância dos profissionais da área da saúde | Blog da UnP
Comentar