Blog da UnP
Curso técnico em saúde

Área de saúde: benefícios do curso técnico

A área de saúde é abrangente e existem diversos cursos disponíveis para quem quer se aperfeiçoar nesse tema. No entanto, o que muitos não sabem, é que não há uma obrigatoriedade em seguir com a graduação logo após o ensino médio. Assim, há outras formas de adquirir conhecimento.

Dentro do Sistema de Ensino Brasileiro, há diversas categorias de educação, entre elas os cursos técnicos. O objetivo desse método é formar pessoas para o mercado de trabalho, com aulas mais práticas e em curto período.

Nos dias de hoje, o mercado está mais exigente e precisa de pessoas com mais experiência. Portanto, fazer um curso técnico é um diferencial no seu currículo, afinal, é possível cursá-lo enquanto ainda está no terceiro do ensino médio.

Os Cursos Técnicos da UnP são a oportunidade para aqueles que procuram uma formação de qualidade e orientada ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, optam por cursar o ensino técnico de nível médio.

Curso técnico em saúde
Curso técnico em saúde

Um pouco mais sobre a área de saúde

Essa área tem crescimento constante ao redor do globo, já que está relacionada à saúde das pessoas e à resolução e descobrimento de tratamentos para novas doenças. Além de toda essa parte de pesquisa e clínica médica, ela engloba também a atuação de psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

Com o aumento da expectativa de vida a cada ano, os gastos para melhorar a qualidade de vida (especialmente de idosos) ganha atenção. Assim, há cursos que são voltados para geriatria e gerontologia que trata do envelhecimento humano. Além disso, uma área em constante expansão é a de obstetrícia, em que se estuda reprodução humana, gestação e nascimento.  

Os primeiros cursos de medicina no Brasil foram criados com a chegada da família real portuguesa às terras brasileiras. Mesmo com uma história tão antiga, o interior do país segue como o lugar com maior carência em saúde, tanto em questões tecnológicas como de especialistas. Isso acontece pois há uma má distribuição de profissionais no país. 

Apesar disso, o principal objetivo de alguém que faz um curso técnico na área da saúde é a paixão por cuidar da vida humana. A empatia, ser atencioso e persistente são características natas de quem está nesse ramo.

Principais aspectos do curso técnico na área de saúde

  • Aulas práticas

Os cursos técnicos têm por sua maioria aulas práticas, já que a função de um curso nesse modelo é formar trabalhadores com capacitação específica para a área de interesse. 

  • Economia

Uma graduação custa mais que um curso técnico, garantindo uma instabilidade financeira melhor. Portanto, é mais acessível para quem tem uma renda limitada e não pode gastar muito com isso no momento.

  • Confirmação

Fazer um curso técnico em saúde, é uma forma de ver se realmente essa é a área dos seus sonhos. É interessante, pois você fará um teste antes de investir em uma graduação, por exemplo.

  • Conhecimento

Ao terminar o seu curso técnico na área de saúde, você terá conhecimento avançado, o que ajudará na hora de fazer o seu curso de graduação. Dessa forma, o aproveitamento disciplinar acaba sendo maior.

  • Tempo

A duração pode ser de 1 a 2 anos, sendo uma ótima opção para quem quer entrar logo no mercado de trabalho, e adquirir conhecimento de qualidade.

Curso técnico em saúde
Curso técnico em saúde

Os cursos técnicos da Universidade Potiguar são cursos de nível médio, com carga horária que alia teoria e prática, possibilitam acesso ao mercado de trabalho, inclusive a participação em concursos públicos que exijam essa formação, e muito mais.

O aluno conta com a infraestrutura moderna de clínicas e laboratórios, e com toda a tecnologia e metodologia já aplicada nos demais cursos da Escola da Saúde da UnP, que seguem as tendências de ensino internacional da rede Laureate.

O curso técnico de Saúde Bucal, por exemplo, faz com que o profissional possa atuar sob a supervisão do cirurgião-dentista em: consultórios e clínicas; Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF); CEO – Centro de Especialidades Odontológicas; hospitais; escolas, creches; organizações não-governamentais (ONG’s).

Você já pensou em fazer algum curso da área da saúde? Conta para a gente qual.

Sugestão de Leitura: A importância dos profissionais da área da saúde.

Heloísa Campos

Comentar