Blog da UnP
Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Saiba mais sobre o Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Dia 06 de agosto é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Dia 06 de agosto é a data que se comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Essa homenagem é essencial para esses profissionais que lutam diariamente para transmitir conhecimento e levar educação de qualidade para o país.  

De acordo com a lei 13.054/14, essa data foi criada em 2014. Ser educador(a) não é apenas dar aula, mas ser responsável por mudar a vida de crianças, jovens e adultos com empatia e compreensão. Assim, esses profissionais estimulam a curiosidade e pensamento crítico de seus(as) alunos(as). 

O que o Dia Nacional dos Profissionais da Educação transmite? 

Esse dia transmite um voto de agradecimento e valorização a esses profissionais tão importantes. Os(as) educadores(as) tornam-se referências para a formação de seus estudantes, sendo essa data para enaltecer o esforço de professores(as), coordenadores(as), diretores(as) e todos que englobam o ambiente escolar. Educação de qualidade é um recurso essencial para mudar o país. 

Quem são os profissionais da Educação? 

Os profissionais da educação são todos aqueles que reservam o seu tempo com compromisso, dedicação, paciência e amor para passar conhecimento ao próximo. Confira abaixo algumas respostas especiais que a professora da UnP, Ana Paula Felipe, deixou para vocês. 

Professora
Graduada em letras português e pedagogia, ela é especialista em educação e psicologia e mestra em ciências da linguagem.

1. O que representa ser professora para você?  

Representa me eternizar em tantas pessoas, vivências e aprendizagens. É um movimento tão envolvente, de tanta significância que vai além das palavras, está no nosso olhar, na nossa pesquisa, na nossa luta por uma sociedade mais igualitária e empática. Por fim, ser professora para mim é o maior ato de resistência que alguém pode exercer, é dizer todos os dias de alguma maneira para alguém que seu mundo pode ser transformado.  

2. Qual dica você daria para alguém que quer ser profissional da educação?  

Educação é entrega, é aprender todo dia. Minha dica é que antes de ensinar, primeiro a gente aprende. O professor é um mediador de aprendizagens e a educação está muito além dos muros da escola.  

3. Como você definiria a carreira de educadora em três palavras?  

Resistência, entrega e amor diário. 

Inspirador, não? Um profissional do nordeste e renomado na área é o Paulo Freire. Conheça um pouco mais sobre ele a seguir. 

Educação Paulo Freire

O educador deve saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. – Paulo Freire. 

Paulo nasceu em Recife e é conhecido por ter inovado o ensino no país. Ele não acreditava que o professor e a educação serviam apenas para transmitir o conhecimento, mas que são ferramentas para a transformação da sociedade. 

Em suas aulas ele focava nas experiências dos alunos, nas necessidades e problemas sociais. Ele levava o diálogo como parte do aprendizado e é um dos autores mais citados em trabalhos por todo o mundo. 

Você conhece alguém que trabalha nessa área? Então compartilhe esse conteúdo e mostre seu agradecimento! 

Sugestão de leitura: Como se tornar professor? Leia e tire suas dúvidas | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar