Blog da UnP

Aplicativos para estudar: só os melhores

Reunimos uma lista com apps para ajudar você a se organizar e aprender, confira!

Os aplicativos para estudar são ótimas ferramentas que facilitam a vida do aluno, pois contam com diversas funcionalidades que simplificam o estudo. Hoje em dia, é possível encontrar aplicativos para todo o tipo de usuário, seja com o objetivo de organizar os estudos, preparar-se para o Enem, aprender inglês, etc.

As opções são tantas que muitas das vezes não sabemos qual escolher, por isso resolvemos reunir uma seleção para ajudá-lo. Você vai conhecer os principais aplicativos que auxiliam nos estudos, quais as funcionalidades de cada um e como pode usá-los para melhorar seu desempenho.

Aplicativos para estudar: confira quais baixar para facilitar sua vida.
Aplicativos para estudar: confira quais baixar para facilitar sua vida.

Como usar aplicativos para estudar?

Antes de escolher um ou mais apps, é importante ter em mente que a tecnologia serve para facilitar seu aprendizado. Você deve usar os aplicativos como ferramentas que ajudarão nas tarefas que precisa realizar, potencializando o aprendizado. Porém, é importante se lembrar de que método tradicional de estudar não deve ser deixado de lado.

Ou seja, mesmo que decida utilizar apps, continua sendo importante sempre fazer anotações de conteúdos, exercícios sobre o tema, resumos e praticar a leitura. Enfim, exercitar tudo o que você estuda também das formas tradicionais. Já que elas, obviamente, também têm grande valor para a aprendizagem.

Outro ponto importante: nenhuma plataforma conseguirá fazer aprender sem que haja dedicação da sua parte. Com isso, é importante que faça um cronograma de estudos bem elaborado. Esse calendário deve conter o conteúdo que deseja estudar, o tempo que irá dedicar a  cada matéria, exercícios e atividades que irá fazer. Além, é claro, de quando irá usar os aplicativos para estudar

Pronto para ver a nossa lista com os melhores aplicativos para ajudá-lo nessa rotina diária de adquirir conhecimento?  Confira todos logo abaixo:

Aplicativos para organizar estudos

  • Trello

Esse é um aplicativo de organização de tarefas que permite ao usuário planejar a rotina de maneira simples por meio de cartões. Na plataforma é possível, organizar o tempo, configurar atividades, inserir arquivos e salvar links de conteúdos. Além de até mesmo  oferecer a opção de compartilhar o conteúdo com amigos, caso queira estudar em grupo. Embora a plataforma tenha uma versão paga, a gratuita tem muitos recursos para ajudar nos estudos.

  • Evernote

Dentro do app, é possível criar checklists, guardar arquivos, áudios e até mesmo conversar com colegas, por meio do chat dentro da plataforma. Outro ponto interessante desse aplicativo é que você pode sincronizar as informações utilizando o computador e o celular. Um ótimo meio para montar um plano de estudos.

Aplicativos para estudar para o Enem

  • Questões Enem

Uma excelente forma de estudar para o Enem é utilizando questões que apareceram nas versões anteriores da prova. Afinal, isso ajuda a entender os principais temas abordados, assim como a lidar com o tempo. O aplicativo Questões Enem tem a proposta de ajudar o aluno a testar conhecimentos exatamente dessa forma, além de contar com videoaulas.

  • Redação Expert – ENEM 2022

Esse software traz um pequeno curso reunindo conceitos sobre a construção do genêro dissertativo-argumentativo, aquele que é requisitado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Trata também da estrutura utilizada nessa modalidade textual, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão, ente outros pontos importantes.

Aplicativo para fazer resumo

  • Text Summary – Resuma textos

Essa é uma ferramenta que auxilia ao sintetizar uma produção textual. O app extrai conteúdos que estejam no celular, sejam eles textos, imagens ou até links da internet. Depois de captar o conteúdo, você pode sintetizá-lo. O que pode ser feito por meio de uma configuração que determina o tamanho do resumo.

Além disso, também é possível criar uma nuvem de palavras a partir do que foi resumido. A versão gratuita do aplicativo permite que sejam exportados até 10 resumos por dia para o formato PDF, sendo que os textos finais ficam limitados a 6 mil caracteres por arquivo.

Aplicativo para estudar inglês

  • DuoLingo

Trata-se de um dos aplicativos mais populares para aprender inglês.  A plataforma oferece a possibilidade de que o usuário escolha o idioma que quer aprender entre seis opções: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto. E reúne exercícios diários que variam do ensino básico ao avançado. São testes envolvendo tanto gramática, quanto pronúncia.

  • HelloTalk

Se você quer aprender inglês e precisa melhorar a pronúncia, esse aplicativo é uma ótima opção. O app promove a interação entre estudantes e nativos de países que falam seu idioma de interesse. São mais de 150 opções de línguas diferentes. O software é uma ótima oportunidade de sair da teoria e investir na prática.

Aplicativos para estudar matemática

  • Rei da Matemática

Esse aplicativo tem o intuito de ajudar o aluno a estudar de forma descontraída. Trata-se de um jogo em que o usuário inicia como um agricultor e deve responder as perguntas sobre a matéria para subir de nível. Quanto mais questões acertar, maior é nível de avanço, até que você se torne o Rei da Matemática. O app conta com exercícios básicos e avançados.

  • Panda Matemática para Enem, Concursos e Provas

O app ajuda o usuário a aprender a matéria de forma interativa. Para isso, conta com diversas perguntas e dicas explicativas que abordam o conteúdos dos testes que dão nome ao software. As questões são organizadas por categoria e você tem a possibilidade de escolher o que quer estudar.

Aplicativos para estudar história

  • Professor Tom

Essa é uma plataforma desenvolvida para ajudar os estudantes com conteúdos relacionados à matéria. Dentro do aplicativo, é possível encontrar aulas e resumos em formato de PDF de conteúdos dos ensinos fundamental e médio. A ideia é ajudar o estudante a relembrar o conteúdo que viu no período escolar. Além disso, conta com um acervo de áudios históricos, vídeos, exercícios, dicas, informações para as provas do ENEM e mais.

  • RevisApp

Esse app para estudar possui conteúdos para quem deseja fazer o Enem ou um vestibular. A plataforma conta com revisões de diversos conteúdos, inclusive materiais de história. Também conta com uma seção de notas para fazer anotações, além de um sistema de notificações, para que você seja lembrado de realizar as revisões.

Qual o melhor aplicativo para estudar

Como vimos no decorrer deste artigo, podemos encontrar diversos aplicativos para estudar, cada um com um diferencial e foco diferente. Com isso, chegamos a conclusão de que o melhor aplicativo para estudar é aquele que se encaixa em seu cronograma de estudos. Então, antes de tudo, faça um bom planejamento do que precisa estudar, quando e como.

E aí, gostou deste post? Sempre temos conteúdos para ajudar com os estudos. Confira estes outros links que certamente irão ajudar você:”O que é MBA? Não comece o curso sem ler”  ou “Repertório Sociocultural: Entenda o que é“.

Kaife Cremonezi Torres

Comentar