Blog da UnP
ENEM 2020

Redação do Enem: relembre quais foram os últimos temas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é responsável por viabilizar o acesso de milhares de estudantes a instituições de ensino superior, privadas e públicas. E a redação Enem é essencial para compor a sua nota final, além de ser a avaliação com a maior pontuação.

Portanto, a redação é uma das etapas mais importantes da prova. Os temas abordados na redação têm caráter Social, Ambiental ou de Direitos Humanos, sempre aplicados à realidade brasileira. E aí, bateu um nervosismo?

É normal rolar ansiedade sobre os possíveis temas da redação. Por isso, é importante ter uma noção dos assuntos que já foram abordados nas edições passadas, para ter uma noção do que pode ser abordado neste ano.

Os temas das redações costumam ser densos e render análises muito aprofundadas. Portanto, para você desenvolver uma boa redação, é fundamental ter conhecimento no assunto para propor uma reflexão crítica no decorrer do seu texto.

E foi pensando nisso que preparamos uma relação contendo os últimos temas abordados no Enem. Com esses temas em mãos, você vai poder treinar e desenvolver sua capacidade analítica até a prova.

2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Em 2019, o tema para redação do Enem foi uma surpresa para todo mundo. Existia a especulação que pudesse ser um tema relacionado a democratização do acesso à cultura, mas ninguém estava apostando em algo específico sobre cinema nacional.

O tema pode parecer assustador de imediato, mas ele possibilita que o estudante argumente a favor da democratização do acesso ao cinema, trazendo algo muito mais próximo da sua realidade. Mas para começar a desenvolver a reflexão, cabe o questionamento: a população brasileira tem acesso a produções cinematográficas em geral?

Sabemos que o Brasil é um país multicultural e que possui grande diversidade de povos em sua formação. Além disso, o Brasil conta com uma produção cinematográfica admirável e reconhecida mundialmente por meio de prêmios internacionais.

Entretanto, o acesso a essas produções cinematográficas pelas camadas mais pobres da população brasileira é precária. Ainda dentro dessa temática o candidato também pode abordar a questão da pirataria e como a indústria do streaming, pode influenciar no acesso ou distanciamento do público do cinema.

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Já a redação do Enem de 2018, veio com tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, assunto bastante próximo da realidade dos jovens brasileiros que possuem acesso à internet e redes sociais.

O tema é simples, mas exigia dos candidatos bastante atenção para não fugir do assunto central ou até mesmo confundir o tema com fake News. Por isso, uma dica muito importante para fazer uma boa redação do Enem é prestar atenção ao conteúdo dos textos base, que são fornecidos ao candidato para servirem como referência.

Os textos base para essa prova abordavam questões de algoritmo e como os usuários sustentavam o sistema com aplicativos de música e redes sociais. Mas os textos também chamavam atenção de como essas escolhas dão ao sistema as suas preferências e influenciam até mesmo suas opiniões.

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Novamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentou como tema para a redação questões vivenciadas pelas minorias. Dessa vez, o tema selecionado para a redação de 2017, veio com um nível mais alto de complexidade por se tratar especificamente da formação educacional de surdos no Brasil.

É importante observar que o ano de 2017 foi o primeiro em que o Enem ofereceu atendimento especializado para deficientes auditivos. Portanto, a discussão sobre o tema já estava presente dentro dos ambientes escolares.

Novamente para o candidato conseguir fazer uma boa redação com tema tão específico, é fundamental ter boa interpretação dos textos disponibilizados como base. Assim, será possível criar um conteúdo dissertativo-argumentativo, mais alinhado ao tema.

Sendo assim, para desenvolver essa redação o candidato poderia abordar a importância da inclusão de deficientes auditivos nas escolas e até mesmo no próprio Enem. Além disso, o candidato também poderia abordar as políticas públicas que garantem acessibilidade para esses candidatos. 

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

O tema da redação de 2016 trouxe uma questão polêmica e bastante presente nos nossos dias: a intolerância religiosa no Brasil. 

Esse tema permitia que o candidato demonstrasse domínio da complexidade cultura brasileira, evidenciando que não se trata apenas de uma questão de religião, mas também econômica.

Para iniciar a redação, seria interessante propôr uma reflexão de como a intolerância religiosa fere princípios éticos e morais, além dos direitos constitucionais de liberdade religiosa.

Além de desenvolver a reflexão, é fundamental apresentar uma proposta de solução. Portanto, como se trata de questões sociais, podemos novamente sugerir políticas públicas como, por exemplo, implementação na grade curricular a disciplina de teorias religiosas.

Avaliação da redação do Enem

A redação do ENEM precisa ser dissertativo-argumentativo e é essencial que ela tenha mais de sete linhas, caso tenha menos o candidato automaticamente recebe nota zero. Além desse requisito, listamos as 5 principais competências que serão avaliadas na sua redação. Confira!

5 competências utilizadas para avaliação de redação no Enem

  1. Domínio da norma-padrão da língua escrita;
  2. Leitura e interpretação de texto e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para realizar a proposta da redação;
  3. Conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e elaboração de texto;
  4. Habilidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender seu ponto de vista;
  5. Elaboração de proposta para solucionar o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A prova tem duração de dois dias e, desde 2017, vem acontecendo em dois domingos consecutivos. Sendo assim, no primeiro domingo, a prova é composta por disciplinas da área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Enquanto no segundo domingo de prova, é a vez das disciplinas de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

E aí, quer dar uma reforçada nos estudos? O que você acha de estudar com uma sessão de filmes? Gostou da ideia? Então já pode preparar a pipoca porque também separamos uma lista com 12 filmes que vão te ajudar no Enem.

Agora sim, tudo pronto para você arrasar nas provas. Não deixe de acompanhar o blog da UnP e fique sempre por dentro dos assuntos que estão rolando no mundo universitário!

 

Paloma Silva

Comentar