Blog da UnP
Curso de Extensão

Benefícios de um Curso de Extensão

Conhecimento nunca é demais, portanto é importante estudar e estar sempre atento às novidades. Nesse contexto, ter um currículo enriquecedor faz toda diferença. Mas há diversas formas de fazer isso, seja por um intercâmbio, diploma universitário ou Curso de Extensão.

Portanto, tomar uma decisão dessas é mais um passo a favor da sua carreira. É importantíssimo trabalhar para florescer seu conhecimento e ter destaque no mercado de trabalho. No entanto, ter um currículo com diferentes atividades não vale nada se não houver dedicação.

Por isso, durante todo o seu processo de aprendizagem, você deve prestar atenção nas atividades e estar sempre em busca de mais aprendizado sobre sua carreira.

Lembre-se que além de você há milhares de pessoas pensando em melhorar e adquirir experiências na profissão. Assim, ter concorrentes é algo normal em qualquer caminho de conhecimento.

Para acrescentar, ser empreendedor não quer dizer apenas abrir uma empresa, mas sim, cuidar de si. Portanto, empreender e investir na sua educação e aperfeiçoamento é uma maneira de melhorar o seu desenvolvimento profissional.

Assim, para crescer profissionalmente é importante ser proativo e não se conformar com o suficiente. É essencial que haja curiosidade em descobrir caminhos e novas maneira de fazer o seu trabalho.

Então, hoje vamos falar um pouco sobre os cursos de extensão que ajudam muito na hora de enriquecer um currículo e sua mente para uma experiência profissional.

Curso de Extensão
Curso de Extensão

O que são Cursos de Extensão?

Como o nome já diz, os Cursos de Extensão são atividades que não estão na grade curricular da graduação. Portanto, servem para complementá-la e enriquecer seu conhecimento.

Uma curiosidade é que em alguns casos não é necessário ter um diploma universitário para completar uma extensão. Assim, cada curso tem seus próprios requisitos e características.

Nesse contexto, todos os Cursos de Extensão são reconhecidas pelo MEC e possuem duração média de 3 meses. Além disso, eles podem estar relacionados com diversos assuntos, sejam diretamente ligados à sua área ou não.

Na UnP as opções de cursos estão voltadas para a ciência e cultura, educação, ação comunitária e em programas sociais desenvolvidos em parcerias com órgãos governamentais, organizações sociais e empresas.

Fazer uma extensão quer dizer usar o instrumento Universidade junto a sociedade, para por meio do conhecimento acadêmico haver uma troca de saberes com as comunidades.

Sendo assim, o curso de extensão tem com objetivo ajudar na solução dos problemas sociais, incluindo os políticos e econômicos. Então, as atividades extensionistas desenvolvidas na Universidade Potiguar estão alinhadas com os princípios mundiais de desenvolvimento e sustentabilidade.

Portanto, a meta está na viabilização de uma produção do conhecimento aplicável às necessidades humanas gerais.

Qual o perfil de um estudante de Curso de Extensão?

O estudante que pensa em fazer um curso de extensão tem em mente a busca pelo conhecimento. As aulas desse curso são direcionadas à conteúdos que vão além da sala de aula, complementando seu currículo.

Além disso, como normalmente a duração dele é menor, é necessário que haja um certo empenho e concentração para aproveitar tudo que é oferecido. Portanto, quanto menos distração melhor.

Quais os principais benefícios do Curso de Extensão?

Listamos a seguir os principais benefícios em fazer um Curso de Extensão. Então, separe o seu bloquinho de notas e veja como essa oportunidade é enriquecedora.

  • Networking

Ao fazer um curso junto com pessoas que tem os mesmos ou semelhantes interesses que você, é uma oportunidade de conhecer gente nova e trocar experiências profissionais.

Assim, você terá a chance de interagir com professores e colegas participando de eventos (como congressos, seminários e debates).

  • Ter contato com a Universidade

Para você que escolhe fazer um Curso de Extensão sem ao menos ter uma graduação, é a oportunidade de ter contato com a Universidade e ter vivência com a logística de ensino.

Além disso, para uma pessoa que acabou de sair do Ensino Médio e quer ter certeza do que fazer, o Curso de Extensão pode ajudar já que você terá a chance de se informar um pouco sobre determinada área.

  • Mais habilidade

Durante a Extensão você tem aulas que aprimoram as suas habilidades profissionais. Com isso, você possui um melhor preparo para atuar nas competências de sua área escolhida.

  • Descoberta profissional

Por outro lado, para quem já é graduado e tem interesse em fazer uma pós-graduação, o Curso de Extensão te ajuda a descobrir o que realmente gosta de fazer na sua área.

Com isso, você tem maior segurança na hora de decidir qual pós-graduação se encaixa com o seu sonho profissional e interesses.

Você aprendeu nesse post como um Curso de Extensão é importante para enriquecer o seu lado profissional. Por isso, conta para a gente, qual é a área que você deseja atuar?

Heloísa Campos

Comentar