UnP - Carreiras
Empreendedorismo

Tudo que você precisa saber sobre Empreendedorismo

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo

A definição de empreendedorismo é “o fator que gera o desenvolvimento econômico e social do país”. Ou seja, ele é o processo inicial para a execução de novas empresas ou negócios. Mas que também pode simbolizar mudanças em empresas que já possuem sua estrutura definida e é uma habilidade das chamadas “profissões do futuro“.

Então, o empreendedorismo inicia com uma ideia inovadora de um produto ou serviço que proponha uma solução. Por isso, é fundamental ter a perspicácia de observar uma oportunidade e pensar em uma solução diferente do que já foi proposto. 

Empreendedorismo
Atualmente o empreendedorismo no Brasil vem em constante crescimento, graças às oportunidades que estão surgindo no mercado, mas, em grande parte, também por causa da crise econômica. De acordo com dados do IBGE, o Brasil apresentou taxa de desemprego ainda alta no quarto trimestre de 2019. São 10,6% de brasileiros desempregados, um total de 11,6 milhões de pessoas.

Você já deve ter percebido que empreendedorismo muitas vezes irá implicar em correr riscos para colocar em prática sua ideia e finalmente abrir um novo negócio.

Principais características para um negócio empreendedor 

  • Planejamento: Para o sucesso da empresa, é fundamental ter um plano de ações que priorizem as principais necessidades da empresa, visando atingir objetivos futuros. O plano de ações precisa ser constantemente revisado e ajustado para novas metas e objetivos.
  • Iniciativa e persistência: A busca por novidades e oportunidades de negócio tem que ser constante, então é essencial estar sempre acompanhando a tendência de mercado. E também vale ressaltar a importância de ser persistente, já que as dificuldades vão surgir, seja no processo de execução ou para se manter enquanto micro e pequena empresa.
  • Investir em conhecimento e se arriscar: É essencial se especializar sobre empreendedorismo e no ramo do negócio. O empreendedor quando tem as informações necessárias consegue tomar decisões complexas ciente dos possíveis riscos.
  • Orientação: Após adquirir mais conhecimento sobre o ramo da empresa e sobre empreendedorismo, consulte especialistas da área. Ter uma conversa ou participar de eventos com empreendedores estabelecidos pode trazer uma noção por onde começar ou até mesmo sobre o que não deve fazer.

O mundo dos negócios tem os mais variados perfis de empreendedores, justamente porque existem infinitas possibilidades de atuação nas áreas, além da possibilidade de explorar novos cenários no mercado. Porém, existem características básicas que sempre vão definir o perfil do profissional, como por exemplo o empreendedor mais ousado ou conservador.

O empreendedor conservador tende a assumir menos riscos e normalmente são profissionais que começam um negócio enquanto ainda estão em um emprego mais seguro. Esse profissional assume medidas e ações com riscos mais calculados, ao contrário do ousado, que conta com maior disposição para assumir riscos. 

Também existem empreendedores com o perfil mais sociável, que preferem mobilizar pessoas para trabalhar em conjunto. Existem aqueles que acreditam que têm melhor desempenho trabalhando sozinhos. Mas, atenção: o foco do empreendedor deve ser sempre voltado às estratégias da empresa. Para isso, ele precisará saber como coordenar os projetos e delegar atividades.

Portanto, o primeiro passo para entender quais são as características que precisam ser aprimoradas para ser um grande empreendedor, é buscar compreender quais são os seus pontos fortes e quais você deseja melhorar. 

As características do chamado “empreendedorismo corporativo”

A palavra empreendedorismo está é muito relacionada à criação de novos negócios, bem como soluções inovadoras para problemas e necessidades, além de melhorias para o mercado ou negócio próprio. Entretanto, atualmente é comum você ouvir o termo “empreendedorismo” como uma característica, um soft skill.

E isso está acontecendo porque as pessoas podem desenvolver habilidades de um empreendedor que vão favorecer o mercado de trabalho e as atividades em suas áreas de atuação.

Para que você possa entender melhor, preparamos um conjunto de características essenciais para um profissional empreendedor e que todos podem desenvolver, confira:

Criatividade

É fundamental para um profissional empreendedor desenvolver a criatividade, já que ele é o responsável por elaborar ideias inovadoras para empresa, tanto para solucionar problemas como para desenvolver novos projetos.

Pensamento estratégico

Para alcançar o sucesso, o empreendedor precisa ter um bom planejamento, além de ter visão para solucionar problemas da melhor forma possível levando os riscos em consideração.

Adaptação e iniciativa

É essencial que o profissional tenha iniciativa para sempre estar em busca de novidades e melhorias. Mas também é importante que tenha facilidade para se ajustar com imprevistos e novos planos.

Protagonismo

O profissional protagonista é responsável por transformações positivas, é a pessoa que busca sempre fazer a diferença, inclusive no ambiente de trabalho. É o profissional que trabalha com proatividade e busca desenvolver o crescimento coletivo, a fim de gerar valor e impacto positivo.

Equilíbrio emocional

Empreendedorismo está diretamente relacionado com riscos, justamente por ter a ver com o desenvolvimento de algo novo, inédito. Por isso, é fundamental que o profissional tenha controle sobre a ansiedade e tente trabalhar com otimismo, mesmo sob pressão.

Empresas estão cada vez mais buscando por profissionais empreendedores, dando prioridade para eles na hora da contratação e em cenários de promoções. E isso se deve ao fato desse profissional possuir um conjunto de características que vão agregar para o crescimento da instituição. 

Dessa forma, o empreendedorismo gera colaboradores mais dedicados, proativos e com objetivos alinhados com o da instituição. E você, quer ser mais empreendedor? Então, não deixe de acompanhar o blog da UnP e esteja sempre por dentro de atualizações sobre vida acadêmica, mercado de trabalho e dicas de carreira!

Paloma Silva

2 comentários