Blog da UnP
Lato sensu e stricto sensu: descubra a diferença entre esses tipos de pós

Lato sensu e Stricto sensu: qual a diferença?

Descubra quais as características desses dois formatos de pós-graduação

Se você já pensou em fazer uma pós-graduação, provavelmente se deparou com a dúvida: Lato sensu e Stricto sensu: qual a diferença? Essa é uma pergunta comum, já que esses são dois dos formatos mais procurados entre os cursos de especialização.

Por isso, nós criamos este post para explicar a definição desses tipos de pós-graduação, além de algumas características típicas. Afinal, a melhor forma de escolher a modalidade ideal para você é conhecendo cada uma delas bem.

E não importa se você acabou de terminar o ensino superior ou já está formado há mais tempo. É sempre hora de buscar dar um up na carreira. Está preparado(a) para isso? Então, vamos lá:

Lato sensu e stricto sensu: descubra a diferença entre esses tipos de pós
Lato sensu e Stricto sensu: descubra a diferença entre esses tipos de pós

O que é Stricto sensu?

A expressão vem do latim e significa “sentido estrito”. Ela é utilizada para tratar dos cursos que estão estritamente ligados à interpretação mais tradicional da pós-graduação. Ou seja, mestrado ou doutorado.

De maneira geral, esses cursos podem ser definidos como voltados para a formação de docentes e pesquisadores. São mais teóricos e costumam ter duração entre dois e quatro anos. Levando o aluno a desenvolver um conhecimento aprofundado sobre um tema específico.

Ao final da pós stricto sensu é necessário apresentar uma tese, na chamada banca de qualificação. Nela, um grupo de especialistas julga a qualidade do trabalho. Ao concluí-la, o aluno ganha um diploma com título de mestre ou doutor.

 

O que é Lato sensu?

Assim como o termo do item anterior, também vem do latim e quer dizer “sentido amplo”. Ele é utilizado para definir especializações de forma geral, sem estarem ligadas ao formato fechado e mais acadêmico utilizado na pós stricto sensu.

Os cursos nesse formato, têm o objetivo de aprimorar habilidades e somar conhecimentos que beneficiem a formação profissional. Costumam ter temáticas variadas e possuem duração mínima de 360 horas de duração, como definido pelo Ministério da Educação, o MEC. 

Quem termina uma pós nessa modalidade obtêm um certificado de conclusão, que ajuda o aluno a se diferenciar no mercado de trabalho, seja para ganhar uma promoção, um aumento de remuneração ou mudar de área, por exemplo.

Ah, também é possível se tornar um professor por meio desse tipo de curso, viu? 

 

Latu sensu ou Stricto sensu: qual o melhor?

Não existe um formato que seja melhor ou pior para uma pós-graduação. Na realidade, são modalidades com características diferentes e que podem se adequar mais a um perfil ou outro. 

Para escolher o que se adequa melhor ao seu caso é preciso ter em mente quais objetivos você tem na carreira. Então, tire um tempinho para analisar aonde quer chegar e como se vê na vida profissional no futuro. 

Traçando um planejamento de carreira, fica muito fácil para que você tome essa e outras decisões de uma forma mais acertada. Que tal começar agora mesmo a pensar nisso?

 

O que é MBA?

Essa sigla vem de outro idioma, o inglês. E significa Master in Business Administration. Traduzindo: Mestre em Administração de Negócios. 

Trata-se de uma pós que se enquadra no formato Lato sensu. Porém, com a diferença de que ela engloba cursos mais voltados para as áreas de gestão e administração. Apesar disso, é possível encontrar MBAs em diversos campos, como gestão de pessoas, marketing, tecnologia da informação, agronegócio, entre outros.

 

E a pós-graduação da UnP?

É sempre importante buscar instituições de ensino que tenham tradição para realizar uma pós-graduação stricto sensu ou um curso lato sensu. Dessa forma, é possível construir um currículo com características que atendam às exigências do mercado.

Com mais de 40 anos de tradição, a Universidade Potiguar tem um portfólio extenso de pós. Além disso, a UnP tem o objetivo de tornar a educação cada vez mais acessível para todos. Por isso, costuma oferecer diversas opções de bolsas de estudo que podem ser interessantes para você. Fique ligado nas nossas redes sociais e em nosso blog para ter mais informações.

Conhece a pós no formato EAD?

Os cursos da pós-graduação digital da UnP são divididos entre as áreas de educação, saúde, negócios, comunicação, tecnologia, direito, turismo & hospitalidade. Além disso, quem opta por eles tem acesso a diversas vantagens do ensino EAD. Confira quais são:

 

Autonomia

Você pode realizar as aulas direto do seu computador ou celular em qualquer lugar. Basta ter acesso a internet.

 

Economia

Ao escolher a modalidade EAD é possível cortar gastos com transporte e alimentação, por exemplo. Já que não é preciso se deslocar até o campus da universidade. 

 

Certificado 

O MEC reconhece os diplomas dos curso digitais  e eles têm validade em todo Brasil

 

Liberdade

Diferentemente dos cursos presenciais, não é preciso que o aluno siga horários específicos para as aulas e atividades. É possível que ele se organize de acordo com as próprias necessidades, tomando cuidado apenas para cumprir os prazos exigidos.

 

E aí, tirou suas dúvidas sobre as pós-graduações Lato sensu e Stricto sensu? Comente aqui embaixo e contribua com o nosso blog. 😉

Aproveite também para dar uma olhada nestes outros dois posts: Pós-graduação e empregabilidade: qual a relação? e  Pós-graduação em Pedagogia: conheça 4 cursos.

Luca Contro

Comentar