UnP - Carreiras

Curso de graduação de Humanas, Exatas ou Biológicas?

Sempre vem aquele frio na barriga na hora de definir o curso de graduação dos sonhos, não é? Afinal, não é fácil decidir a profissão que você vai exercer em grande parte de sua vida. Por isso, é importante encontrar algo que você goste de fazer e que ofereça os benefícios que você espera.

São tantas opções de curso de graduação que, às vezes, você pode se sentir no meio de um tornado de decisões possíveis. Mas a boa notícia é que, com direcionamento e testes vocacionais, é bem mais fácil descobrir qual área mais combina com você.

Em termos gerais, os cursos de graduação são divididos em três categorias: Humanas, Exatas ou Biológicas. E há alguns fatores-chave na sua personalidade que ajudam a dizer o que se encaixa melhor em seu perfil. E é isso que vamos te ajudar a descobrir no decorrer dessa leitura. 

Na escola, você poder ter ouvido piadas ou comentários estereotipados sobre determinado curso de graduação, mas não deixe que isso te desanime. Pelo contrário: você deve escolher o curso que conte com atividades que te motivam.

Então, conheça um pouco mais sobre cada área de estudo, e veja com qual você se identifica mais. Uma dica é observar os conteúdos nos quais você tem maior facilidade na escola e que gosta de estudar. 

Cursos de graduação na área das Ciências Humanas

Pedagogia, Letras e Psicologia são alguns cursos de graduação da área de Humanas


Um curso de graduação em Ciências Humanas não conta, em sua grade, com muitas disciplinas pautadas por números. Isso que dizer que se você não gosta de Matemática ou Física, por exemplo, talvez os cursos de graduação da área de Humanas sejam boas alternativas. Normalmente, pessoas que optaram por essa área gostam de ler, escrever, estudar Artes e tem alto senso estético e crítico. 

Nas graduações de Humanas, as sociedades são objetos de estudo, bem como suas relações sociais e culturais. Esses profissionais se identificam com matérias como: História, Geografia, Sociologia e idiomas.

Alguns cursos da área:

Jornalismo, Letras, Gastronomia, Publicidade e  Propaganda, Administração, Artes Cênicas, Cinema, Direito, História, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Ciência Política, Relações Internacionais, Relações Públicas, dentre outros.

Mais sobre os cursos de Ciências Exatas

As Engenharias são exemplos de cursos de graduação da área de Exatas


Se você tem bom raciocínio lógico para resolver problemas, é fã de Matemática e ama aprender as teorias de Física e Química, as carreiras da área de Exatas podem ser as melhores opções para você.

O perfil do profissional de Exatas é analítico, objetivo e, geralmente, prefere trabalhar com soluções diretas em sua rotina. Então, prepare-se para lidar com números, equações e criatividade.

Alguns cursos da área:

Todas as Engenharias, Arquitetura, Sistema de Informação, Física, Ciências Contábeis, Astronomia, Design de Games, Química, Física, Comércio Exterior, Meteorologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estatística, etc.

Conheça mais sobre a área de saúde

Os profissionais da área de Ciências da Saúde, também conhecida como “Biológicas”, contam com concentração, dedicação, além de habilidade no manejo de animais e pessoas. A área, além de estudar questões da saúde, faz experimentações para entender os seres vivos e o ambiente. 

É comum, em algumas profissões, o envolvimento com sangue, agulhas, seringas, etc. Por isso, não ter o famoso “medo de sangue” ou contar com muito autocontrole quando tiver de lidar com a dor alheia são algumas características importantes dos profissionais da área.

Além disso, ser empático ao lidar com pacientes (humanos ou não) complementa a lista de necessidades desses profissionais.

Alguns cursos da área:

Medicina, Odontologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Biologia, Educação Física, Nutrição, Zoologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Biologia Molecular, Gestão Ambiental, detre outras.

Como é o mercado para cada área?

Antes de decidir qual carreira seguir, é importante fazer sua autoavaliação e identificar sua personalidade. Por isso, pesquise sobre cada carreira, conheça a grade curricular dos cursos e descubra um pouco do que você estudará.

Tenha em mente, entretanto, que alguns cursos lidam com disciplinas de Humanas e Exatas, ou Biológicas e Exatas ou, ainda, Biológicas e Humanas. Por isso, considere o dia a dia da profissão, não apenas a grade curricular. Pesquise também as especializações e áreas de concentração disponíveis.

Lembre-se que cada caminho tem o seu valor, e você deve descobrir qual será a sua jornada. O mundo está em constante mudança, com novas profissões vão surgindo todo ano. Dessa forma, procure escolher aquele com que você  tenha mais afinidade. Por isso, que tal escolher a sua de acordo com o nosso Detector de Carreiras?

Heloísa Campos

Comentar