Blog da UnP
curso de pedagogia

Curso de Pedagogia e especializações da área

Ama ensinar e se vê com uma longa carreira vivida em sala de aula? Se você é apaixonado pelo ambiente escolar e gosta de lidar com pessoas (dentre elas, alunos e pais), o curso de pedagogia é um dos mais indicados para você! 

Mas esse profissional não precisa trabalhar apenas em sala de aula, não! São muitas as possibilidades de atuação para o pedagogo. E se você quer conhecer mais sobre cada uma delas, veio ao lugar certo. 

Vem descobrir tudo sobre essa carreira incrível, que aborda desde a formação de professores até pautas como direitos humanos e inclusão de alunos especiais.

Um pouco sobre o curso de Pedagogia

Criado no Brasil em 1939, o curso de Pedagogia já passou por profundas transformações ao longo dos anos.

A última delas foi a criação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia e licenciaturas. O documento foi lançado em 15 de maio de 2006 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC). 

O curso de Pedagogia é um dos mais buscados por quem deseja ingressar na área de licenciatura. Segundo o MEC, mais de 40% dos estudantes da área de Educação optam pelo curso de Pedagogia. 

E se você tem vontade de começar essa graduação, mas não conhece todas as possibilidades de carreira, nós listamos as principais para você. Vem ver!

curso de pedagogia atenção

Principais especializações da área de Pedagogia

Muita gente ainda acredita que o pedagogo só pode atuar em sala de aula ou escolas. Embora a presença do pedagogo em sala seja muito recorrente e importante, existem outras possibilidades para o profissional. 

1. Curso de Pedagogia Hospitalar

Regulamentada pela Resolução Nº 41, de 13 de outubro de 1995, a pedagogia hospitalar ou domiciliar é fundamental para a saúde das crianças e dos adolescentes hospitalizados.

Para ser um pedagogo hospitalar é necessário cursar uma especialização que permita o conhecimento a fundo dessa atuação. 

Assim, o profissional poderá trabalhar na educação humanizada dos estudantes que não podem ir a escola por limitações e/ou problemas como bullying ou dificuldade de adaptação ao ambiente escolar. 

Disciplinas como Fundamentos e legislação da Pedagogia Hospitalar e Domiciliar, O Pedagogo e o Hospital e Interlocução Família Escola e Recinto Hospitalar são algumas das abordadas em um curso de especialização na área. 

2. Atuação do pedagogo em empresas

O ambiente empresarial é cheio de desafios. Dessa forma, os colaboradores precisam o tempo todo de atualizações em suas áreas. Além disso, podem necessitar de eventuais desenvolvimentos específicos para ocupar novas posições. 

É nesse sentido que o pedagogo empresarial vai atuar. Ele vai focar nas estratégias educacionais mais apropriadas para o desenvolvimento de uma equipe ou profissional isoladamente. 

Além disso, ele pode propor metodologias para a transformação de hábitos e melhoria da produtividade e eficiência de um time. 

3. Docência do Ensino Superior

O curso de especialização em Docência do Ensino Superior tem como objetivo levar o pedagogo a entender os processos específicos de aprendizagem do aluno de graduação e pós.

Assim, o profissional de Pedagogia terá como desafios a criação de metodologias de ensino eficientes para que os alunos apreendam os conceitos de sala de aula. Além disso, o pedagogo oferecerá suporte aos professores, mestres e doutores das instituições. 

Dentre as disciplinas do curso, estão: Análise e Resolução de Problemas Profissionais, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Políticas Públicas na Educação Básica e Superior e Concepções e Prática Pedagógicas.

4. Educação Infantil

Desenvolver a capacidade cognitiva das crianças, bem como mapear e melhorar seus processos de aprendizagem são alguns dos objetivos do curso de especialização em Educação Infantil

Assim, o pedagogo especializado na área de educação de crianças precisa gostar de lecionar e lidar com os pequenos. Principalmente aqueles com dificuldades de aprendizagem ou deficiência física/intelectual. 

Dessa forma, o profissional precisa ter agilidade e disposição na solução de problemas, bem como comprometimento com resultados.

5. Psicopedagogia

O profissional habilitado em Psicopedagogia precisa, além de ter concluído o curso de Pedagogia ou Psicologia, também ter uma especialização na área. 

Ele pode atuar tanto em clínicas, quanto em escolas e organizações não governamentais. E a principal atividade do psicopedagogo é lidar com problemas que culminam em dificuldades de aprendizagem. 

Dessa forma, o profissional identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo e propõe novas formas de abordagem. Além disso, esse profissional também atua na alfabetização de jovens e adultos. 

E então? Já imaginou seu futuro como profissional como um pedagogo ou pedagoga especialista em sua área de atuação? Se quiser confirmar ou descobrir qual área seguir, basta acessar nosso Detector de Carreiras e dar o primeiro passo para ser o profissional que o futuro precisa! Aproveite também para dar uma olhada neste conteúdo: Séries e filmes para quem ama Pedagogia.

Thaís Isel

Comentar