Blog da UnP
Principais áreas de atuação profissionais de administração.

Áreas de atuação para profissionais de Administração

O curso de graduação em Administração é o segundo mais procurado em todo o Brasil, segundo dados do Guia do Estudante. Isso, acontece porque a área de administração vem apresentando constante expansão, além de envolver diversas áreas e oportunidades no mercado de trabalho.

Uma das principais características dos profissionais e estudantes de Administração é o raciocínio lógico e a capacidade de analisar e interpretar dados e informações. Portanto, o administrador é um profissional que precisa ter muita organização e planejamento no seu dia-a-dia. 

Sendo assim, logo no início do curso de Administração o aluno estuda contabilidade, cálculos, comunicação e gestão de empresas para começar se familiarizar com a rotina da área. Já no mercado, o administrador tem a possibilidade de atuar em praticamente todos os departamentos de instituições públicas e privadas.

Principais áreas de atuação profissionais de administração.
Confira quais as opções de carreiras em Administração.

Principais áreas de atuação para profissionais de Administração

O profissional formado na área de administração pode ser contratado para trabalhar em diversos setores de empresas privadas. Mas ele também conta com outras opções, como, por exemplo, investir no próprio negócio ou ingressar no serviço público. Além disso, ele pode trabalhar para organizações do terceiro setor (como fundações, institutos filantrópicos e ONGs).

Portanto, as funções que o profissional pode exercer nestas organizações são muito variadas. Então, vem conhecer um pouco mais sobre as principais áreas de atuação na área de Administração!

Auditoria

Esta área é responsável pela busca de eficiência máxima dentro de todos os setores da empresa. Ela visa garantir que seus processos e documentos estejam sempre alinhados com a legislação e com os objetivos da organização. 

Comércio exterior 

O profissional atua na área como responsável por administrar todas as relações e negociações de compra e venda com outras empresas do exterior.

Consultoria

O profissional de consultoria pode trabalhar de forma autônoma ou registrado. Sendo assim, os consultores analisam os melhores caminhos para as empresas expandirem seus negócios, investirem, além de desenvolverem seus projetos.

Controladoria

A controladoria é o setor responsável por planejar e gerenciar o orçamento da empresa.  Além de ser a área responsável pelo controle de custos, ela busca otimizar os investimentos realizados dentro da instituição.

Finanças 

O administrador que atua  em finanças trabalha para a maximização de lucros da empresa. Portanto, ele é responsável pela gestão dos recursos financeiros e da organização, tanto para o pagamento de suas obrigações, quanto para o controle dos novos investimentos.

 Logística

Na função de logística, o administrador vai lidar com o fluxo e a cadeia produtiva da empresa, de uma ponta (a compra e estocagem de matéria-prima), à outra (a distribuição do produto). 

 Marketing

A área de Marketing é responsável por definir estratégias para a atuação da empresa e sua imagem perante o mercado. 

Sendo assim, o profissional de administração desse setor vai estudar e definir o público-alvo. Portanto, ele vai entender quais são as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atender as demandas e necessidades, além de estipular as metas.

Planejamento estratégico

A área de Planejamento Estratégico está em constante expansão no mercado, justamente por ser responsável por apontar o rumo do crescimento e evolução da empresa. Dessa forma, o administrador desse setor vai formular os objetivos para as ações dentro de cada setor da empresa.

Produção

O administrador que atua em produção é responsável pela eficiência na produção de produtos ou de serviços. Sendo assim, ele deve entender quais são os objetivos estratégicos da empresa, realizar pesquisas para o desenvolvimento de mercadorias ou serviços, sempre traçando as estratégias para a produção.

Além de desenvolver o planejamento, o profissional também vai atuar no controle e melhorias constantes nos processos da empresa.

 Recursos Humanos

A atuação no campo de Recursos Humanos permite que o administrador que define planos de carreira, cargos e salários dentro da empresa, além de realizar treinamentos, seleção e recrutamento de pessoal. Portanto, o profissional também é responsável pelo desenvolvimento dos talentos humanos da corporação.

Média salarial do profissional de Administração

O salário médio do profissional formado em administração pode variar de acordo com o estado que estão atuando. O salário inicial gira em torno de R$ 2.458,00 para iniciantes, enquanto profissionais com mais experiência contam com salários de cerca de R$ 6.000,00.

 O curso de Administração

A proposta da Universidade Potiguar (UnP) para a graduação em Administração é formar profissionais com rigor científico e capacidade técnica. Portanto, o curso prepara o aluno para atender todas as exigências do mercado de trabalho da área, por meio de um trabalho humanitário e responsável e que respeita as condições de sustentabilidade das pessoas, das organizações e do meio ambiente.

Sendo assim, o curso de Administração tem em média quatro anos de duração e é referência no estado como o melhor curso entre as instituições privadas, de acordo com Ranking Universitário Folha 2017 (RUF).

Disciplinas básicas do curso de Administração:

Confira as disciplinas básicas do curso de Administração na Universidade Potiguar. O curso tem carga horária total de 3.000 horas, porém o prazo para formação pode variar conforme o desempenho do aluno.

  • Contabilidade Gerencial
  • Criatividade, Gestão do Conhecimento e Inovação
  • Direito Empresarial
  • Empreendedorismo
  • Estatística para Gestores
  • Finanças de Longo Prazo
  • Fundamentos da Administração, Economia e Marketing
  • Gestão de Projetos / Financeira e Orçamentária / Criação de Novos Negócios
  • Laboratório de Empreendedorismo e Gestão: Projetos de Consultoria
  • Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional
  • Marketing de Serviços / Financeira
  • Metodologia de Custos e Formação de Preços
  • Negociação e Vendas
  • Operações e Logística
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Processos Decisórios
  • Teorias da Administração e das Organizações

E aí, mesmo conhecendo as principais oportunidades na área de Administração continua com dúvidas sobre qual profissão escolher? Então, conheça nosso Detector de Carreiras e descubra qual área combina mais com você.

Não deixe de acompanhar o blog da UnP e fique por dentro de todas as novidades sobre carreira, cursos acadêmicos e todas as informações necessárias para novos profissionais! 

Paloma Silva

Comentar