Blog da UnP
Estágio Online: saiba mais sobre como funciona, como se adaptar e estar melhor preparado para ele

Estágio online: veja como funciona

Saiba mais sobre o modelo de trabalho a distância para quem está na universidade

Estágio online, remoto ou a distância. Os nomes variam, mas o significado é o mesmo. Um modelo de atuação profissional em que não é necessário que o estagiário esteja presencialmente no trabalho.

Esse formato foi impulsionado devido ao isolamento gerado pelo Coronavírus. É o que mostra pesquisa do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola.

Segundo o levantamento, com o alongamento da pandemia em 2021, 46% dos estagiários passaram a trabalhar remotamente. E essa é uma tendência que deve se manter.

Então, nada melhor do que se informar mais sobre como funciona o estágio online e como se adaptar. Quer se dar bem trabalhando nesse modelo? Continue lendo:

Estágio Online: saiba mais sobre como funciona, como se adaptar e estar melhor preparado para ele
Estágio Online: saiba mais sobre como funciona, como se adaptar e estar melhor preparado para ele

Como funciona o estágio online?

Em março de 2020, foi emitida uma medida provisória tratando desse modelo de estágio. A MP nº 927, autoriza esse formato, dizendo: “Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para estagiários e aprendizes[…]”.

Isso engloba tanto estágios realizados pelas instituições de ensino, chamados de supervisionado (muitas vezes obrigatório em certos cursos), quanto os feitos em empresas. 

Mas, afinal, como eles funcionam? Basicamente, neles o estudante realiza todas as atividades profissionais de maneira remota.

Para isso, usa-se notebook, tablet ou celular no dia a dia. Além de softwares para chat e videochamadas, como: Microsoft Teams ou Google Meet. 

 

Como fazer estágio online?

Para se adaptar melhor a esse modelo de trabalho e se dar bem num processo seletivo é importante estar habituado às ferramentas citadas no item anterior. Se você está procurando um estágio, é interessante treinar o uso de chamadas de vídeo e chats. 

É importante também entender que, apesar do trabalho ser a distância, ainda há uma rotina profissional com regras. É preciso cumprir horários, entregar as tarefas que forem determinadas e estar pronto para responder dentro da jornada de trabalho estipulada. 

Por último, vale lembrar também das reuniões e dinâmicas em grupo que continuam a ser realizadas. Lembre-se que é preciso ser participativo e proativo, ou seja, buscar propor soluções de forma espontânea, sem precisar de estímulo externo. 

 

Qual a importância do estágio?

Ainda está com dúvidas se vale a pena investir na procura por um emprego nesse período? Pois saiba que ele tem um altíssimo valor para seu currículo. É por meio dele que você desenvolverá diversas características que ajudarão você a se diferenciar no mercado.

Ao realizar um programa de estágio, você tende a acumular experiência na área, compreender melhor como funciona seu campo profissional, desenvolver networking e ampliar a rede contatos que possui.  

E tem mais: o trabalho diário como estagiário, ajuda desenvolver as softskills. Que estão relacionadas às habilidades comportamentais e são muito valorizadas, tais como: criatividade, controle emocional, colaboratividade, ter atenção para ouvir, ser multitarefa, entre outras.

E aí, o que achou das dicas sobre estágio online? Está mais seguro para buscar um agora? Comente aqui embaixo, será um prazer saber mais!

Aproveite para dar uma olhada nestes dois posts que podem ajudar você nessa trajetória: Como se preparar para uma entrevista de estágio e Como criar o currículo perfeito?

Jessica S. da Silva

Comentar