Blog da UnP
Dicas de atividades para a quarentena

Quarentena: dicas de atividades para se divertir e ser produtivo

A pandemia da COVID-19 (doença causada pelo Coronavírus) pelo mundo levou diversos países à quarentena, a fim de conter a disseminação do vírus. Inicialmente, o isolamento social duraria 14 dias, mas esse período pode se estender de acordo com o avanço da doença.

Apesar da importância do período, ficar dias em casa pode parecer entediante. Mas existe um lado positivo, já que diversas atividades podem manter a saúde física e mental em dia.

Acima de tudo, vale se manter informado na medida. Ou seja, ficar monitorando cada novidade científica ou acompanhando o número de casos pode ser muito estressante para alguns. O excesso de informação pode deixar qualquer um angustiado, portanto, busque o equilíbrio.

Dessa forma, procure escolher um horário fixo para se informar e procurar fontes confiáveis. Nessas horas é necessário estar atento às fake news, que podem gerar pânico desnecessário.

Dicas de atividades para a quarentena
Dicas de atividades para a quarentena

 

A seguir, você confere nossas ideias de atividades para manter sua saúde física e mental em dia no período de isoloamento:

Dicas de atividades durante a quarentena

  • Estabeleça uma rotina

De acordo com a psicologia, em fases como essa, de quarentena, é essencial que haja uma rotina no seu dia a dia. Acorde, tome um banho quente, tenha um café da manhã agradável. Caso esteja fazendo home office, separe um lugar agradável e comece a trabalhar. Procure se organizar e não trabalhe mais horas do que o necessário. Tenha uma rotina em mente, para ocupar seu tempo.

  • Pratique exercícios físicos

Que tal praticar algum exercício físico? Há diversos aplicativos em que você pode assistir a vídeo aulas, e tem acesso a um conteúdo super dinâmico. Além disso, você pode aproveitar as características e elementos disponíveis em sua casa. Por exemplo, caso tenha escadas em casa, você pode descer e subir algumas vezes. Portanto, mantenha o corpo ativo, tente não ficar o dia inteiro deitado ou sentado.

  • Tire um tempo para leitura

Lembra aquela lista de livros pendentes? Aproveite para usar o seu tempo livre e colocar a leitura em dia. Isso ocupa a mente e te ajuda a relaxar na quarentena.

  • Assista filmes ou séries

Há diversas programações na TV e ferramentas de streaming, nas quais você pode escolher e acessar vários filmes. Uma ideia é pesquisar quais foram indicados ao Oscar e assistir os que você achar mais interessante. Além disso, você pode separar um tempinho para maratonar sua série favorita. Faça uma pipoca, coloque uma roupa confortável e junte-se com quem mora com você! Desconecte um pouco dos seus afazeres.

  • Cozinhe

Aprenda novas receitas e se desafie no fogão! Aproveite para fazer um almoço para seus companheiros de quarentena, ou se delicie com sua sobremesa favorita.

  • Faça cursos online

Aprender nunca é demais! Procure cursos de algum assunto que você goste, ou baixe aplicativos para aprender uma nova língua. Na quarentena também é hora de estudar!

  • Medite

A meditação ajuda a relaxar a mente e o corpo! Que tal procurar um lugar calmo, para que você possa praticar Yoga? Essa é uma atividade que deixará sua quarentena muito mais agradável e tranquila.

  • Converse

A tecnologia pode ser sua arma favorita nessa quarentena. Faça chamadas de vídeo com sua família, use aplicativos para se comunicar com os outros e se mantenha socialmente ativo(a), mesmo estando longe.

 

Viu? A quarentena não é tão ruim assim. Saiba, que todos estamos juntos nessa! Esse é um momento delicado, mas com união e criatividade, é possível fazer com que esse isolamento social passe mais rápido.

Além de todas essas dicas para a quarentena, procure manter a tranquilidade e o otimismo, já que ele ajuda a aliviar os efeitos negativos que esse período pode proporcionar. Apesar dessa mudança na rotina parecer insuperável, tudo vai ficar bem se todos colaborarem.

Sendo assim, siga essas dicas para tirar algum benefício da quarentena. Lembre-se que esse período não é de férias, então, faça com que esses dias em casa sejam produtivos de alguma forma.

Mantenha uma rotina saudável e dinâmica, mesmo estando em isolamento. Prepare-se para fazer com que essa quarentena seja bem aproveitada, então, siga nossas dicas e mãos à obra!

Heloísa Campos

Comentar