UnP - Carreiras
Aulas EAD

Coronavírus: dicas para aproveitar melhor as aulas EAD

O número casos de Coronavírus tem levado o mundo todo a seguir recomendação de médicos e especialistas para evitar aglomerações e, se possível, ficar em casa, de quarentenaEntretanto, as instituições que disponibilizam aulas EAD, seguem a rotina acadêmica  a fim de garantir a conclusão dentro do prazo.

Mesmo assim, a preocupação de muitos estudantes é de acabar atrasando a conclusão de seus cursos. A boa notícia é que existem algumas maneiras de você não precisar atrasar a sua formação. E a melhor maneira de garantir a conclusão dentro do previsto é dar continuidade aos seus estudos e aproveitar este momento de reclusão para focar nas matérias online.

Para que você possa entender melhor como funcionam as aulas online, preparamos uma lista com os principais benefícios dessa modalidade, bem como formas de utilizar esse tempo para extrair o máximo dessas aulas. Preparado?

Benefícios das aulas EAD

Você já deve ter ouvido falar dos cursos na modalidade a distância. Agora, listamos alguns benefícios que garantem mais comodidade e segurança para você, especialmente durante o confinamento. Vem ver!

1. Os conteúdos EAD são ministrados por meio de videoaulas ou transmissão ao vivo

As aulas EAD têm caráter inclusivo, justamente por possibilitar que o aluno tenha acesso a todo o conteúdo online de qualquer lugar com acesso à internet. Caso a aula seja disponibilizada por meio de transmissão ao vivo e o aluno não consiga acompanhar, todo o conteúdo é gravado e fica disponível na plataforma. Dessa forma, você pode consultar o material quantas vezes desejar!  

2. Materiais disponíveis na plataforma online e acesso 24 horas

Esse modelo de aula online permite que o aluno possa usufruir de todo o conteúdo didático, além de interagir com grupos de estudos e atividades online, a qualquer momento, conforme a sua disponibilidade de horário. 

3. Principal benefício das aulas EAD é a flexibilidade do horário 

Você não precisa se preocupar se não conseguiu assistir alguma aula ou realizar alguma atividade em um determinado período. Na plataforma online, você consegue realizar atividades online e assistir às aulas a qualquer horário. Dessa forma, você consegue aproveitar 100% toda a metodologia da matéria no horário que considerar ideal para você.

4. Tire dúvidas na plataforma online e participe de fóruns de discussões online

Sabemos o quanto é importante para o desenvolvimento profissional a interação do aluno com outros estudantes. Então, um dos recursos da plataforma online, é o fórum ou comunidade de discussão.

No fórum, os alunos podem interagir com seus colegas, conversar entre si para tirar dúvidas, expressar opiniões e até mesmo divulgar atividades realizadas. Os professores estão sempre acompanhando esse fórum e auxiliando os alunos nos debates e dúvidas.

Mas se você é uma pessoa mais reservada e prefere não expor sua dúvida para todos os alunos, é possível mandar sua questão exclusivamente para o seu professor. Ele irá te auxiliar da mesma forma! 

5. Materiais de estudo disponibilizados em vídeo ou PDF

Os cursos online são elaborados de forma a atender e facilitar o processo de aprendizagem de todos. Por isso, o material das aulas é disponibilizado no formato de vídeo e PDF, além de conteúdos extras para quem deseja se aprofundar mais nos conteúdos.

Portanto, você não precisa parar de estudar! Você pode adiantar a matéria e suas atividades online.

Em todo curso de graduação presencial, 20% da grade curricular são cursos online, que estão distribuídos durante todo o período de graduação a distância ou semipresencial. 

Como aproveitar melhor as aulas EAD 

1. Crie uma rotina para estudar

É fundamental que você crie uma rotina para estudos. Estudar sozinho vai exigir muita dedicação da sua parte. Cuide para evitar as distrações em casa, então, reserve pelo menos 3 dias da semana para os estudos.

2. Tenha organização

Essa é uma das dicas mais importantes. Reserve um espaço e horário para você estudar, isso irá contribuir muito para garantir sua atenção aos conteúdos.

Outra técnica valiosa é separar as matérias por listas. Depois, é só estabelecer um horário para cada uma. Com esse cronograma, você vai conseguir visualizar o quanto o seu dia foi produtivo.

3. Não fique com dúvida

É comum que, durante os estudos, surjam algumas dúvidas com a quantidade de informações. Portanto, a dica é anotar todas as suas dúvidas, conforme elas forem surgindo. No final da aula, envie todas para o seu professor.

Isso também vale para ideias e opiniões, conforme elas forem se formando na sua cabeça, se você julgar interessante, você pode compartilhar com seus colegas no fórum de discussão.

Aproveite também para realizar pesquisas em biblioteca online, pesquisar livros que abordam os conteúdos que estavam sendo vistos presencialmente. Use também artigos científicos, para expandir ainda mais o seu conhecimento sobre os temas estudados.

4. Fique em casa, mas não distante dos seus amigos

Somos seres sociais, então, ficar sozinho pode ser tarefa bastante difícil. Não se afaste dos seus amigos e colegas de faculdade.

Aproveite o melhor da tecnologia, que é justamente derrubar barreiras. Então, faça grupos de estudos via chamada de vídeo, compartilhe documentários e séries, mande áudios, fotos. 

Enfim, compartilhe informações. Nesse período de quarentena está até perdoado mandar áudio com mais de um minuto!

5. Aproveite aulas EAD e cursos online para conseguir dispensa de horas complementares

Dentro da própria da plataforma online, o aluno tem opção de fazer cursos extracurriculares, que ajudam muito na dispensa de horas obrigatórias.

Mas, se você desejar concluir outros cursos que vão contribuir para a sua formação, o que não falta é opção nesse momento! Afinal, diversos sites e plataformas estão liberando muita opção de cursos online de graça.

Alguns deles emitem certificado de conclusão ou declaração e você consegue utilizar depois para dispensa de aulas complementares. Assim, você ainda dá um up no seu currículo!

O momento em que estamos vivendo exige paciência, então, vale buscar maneiras de seguir com a nossa rotina. Então não deixe de acompanhar o blog da UnP para ter as melhores dicas sobre vida acadêmica e carreira!

Paloma Silva

Comentar