Blog da UnP
Livros para vida universitária.

4 livros indispensáveis para a vida universitária

Aprenda expandir a mente e sua rotina com a prática da leitura

Ao ingressar na vida universitária, novos desafios surgem junto com os deveres e a necessidade cada vez maior de ter sua própria liberdade de raciocinar e esboçar os seus pensamentos e desejos acadêmicos. 

Em especial, quando você estiver em sua jornada universitária, seu cotidiano será mais corrido e cheio de compromissos. Com isso, alguns momentos de lazer ficam em segundo plano e o foco se direciona para o acadêmico. 

Uma das dicas para fazer sucesso durante a universidade, é estar sempre pronto(a) para adquirir novos conhecimento e realizar leituras direcionadas tanto para o circuito acadêmico como para o crescimento pessoal. 

O hábito de leitura pode ajudar na sua performance universitária e profissional, além de ser uma prontidão excitante e satisfatória para o seu cérebro e para a sua alma. 

Livros para vida universitária.
Livros para vida universitária.

Por que é crucial realizar leituras na jornada universitária? 

O costume de ler é uma extensão essencial para sua vitória acadêmica e profissional. Por meio de livros você aprende sobre diferentes assuntos e aprende por meio de experiências de outros profissionais. 

Confira dicas de 4 livros que todo(a) estudante universitário(a) deveria ler na trajetória acadêmica. Confira! 

“O homem que calculava”, de Malva Tahan 

Este clássico aborda em suas páginas um romance infanto juvenil, por meio do fundamento dos cálculos matemáticos. De um jeito descontraído, tem o propósito de ser compreendido de forma série e fantasiosa. 

Ficha técnica: Editora Record; Título O HOMEM QUE CALCULAVA; Autor Malba Tahan; Número de páginas: 288; Edição 99. 

“Frankenstein”, de Mary Shelley 

Este best-seller gera grande discussão em aulas que envolvem ciências biológicas, ética e medicina. O livro é um dos mais vendidos e conta a história do médico Victor Frankenstein e o seu descobrimento do mistério da vida. 

Ficha técnica: Editora Colburn and Bentley; Título Frankenstein; Autora Mary Shelley, Gravura feita por Theodor von Holst; Ano: 1810; Páginas: 280.

“Este Lado do Paraíso”, por F. Scott Fitzgerald 

Esse exemplar mostra a transição da universidade para o mercado de trabalho. De forma fictícia, ele conta a história do jovem Amory Blaine, que se matricula na universidade às vésperas da Primeira Guerra Mundial. 

Após ele terminar seu curso, ele se encontra perdido e se prontifica a encontrar a sua identidade pessoal. Ele percebe que o mundo real é diferente da universidade, lugar que tem festas, namoros e clubes.  

O livro retrata a geração jovem desiludida com a guerra e mostra uma densa batalha interna de Amory. 

Ficha técnica: Editora Record; Título “Este Lado do Paraíso”; Autor: F. Scott Fitzgerald; Ano: 1920; Páginas: 264. 

“Cem Anos de Solidão”, por Gabriel García Marquez 

O livro é um magnífico romance que retrata a história de seis gerações de uma família, abordando temas como revoluções e corrupção. Sua leitura torna-se representativa para que os estudantes universitários possam perceber o apego dos vínculos familiares e quem os apoiam desde a primeira etapa do vestibular.  

Ficha técnica: Editora: Record; Título: “Cem Anos de Solidão”; Autor: Gabriel García Marques; Ano: 1995; Páginas 394. 

Você já leu algum desses livros? Se você tiver outro para indicar, comente abaixo. A leitura é uma fonte de expansão para olhar o mundo e ajudar sua jornada acadêmica.  

Sugestões de leitura: Dicas para quem está iniciando sua carreira | Blog da UnP e Vida acadêmica: superação de desafios e descoberta do universitário | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar