Blog da UnP
ENEM com Netflix

ENEM com Netflix: 16 Filmes e séries para estudar!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a maior avaliação do Brasil e atrai milhões de estudantes todos os anos. É fundamental que você estude e se prepare para realizar o exame, mas já imaginou estudar para o ENEM com Netflix?

Ninguém duvida que o ENEM é uma excelente chave de entrada para o mundo universitário. E ela proporciona mais oportunidades para que os candidatos conquistem uma vaga em faculdades públicas ou privadas.

Mas sem ônus não vem bônus não é mesmo? Portanto, a prova vai exigir de você conhecimentos práticos e teóricos, como por exemplo, contextos históricos, referênciais literários e interpretação de acontecimentos no país e no mundo. Além disso, você precisa ter bagagem cultural e de conhecimentos gerais para elaborar a redação nos vestibulares, que normalmente, é a nota de maior peso.  

Mas não existe uma fórmula secreta para estudar para o ENEM. O que podemos te oferecer são outras alternativas que vão além do seu cronograma de estudos, como, por exemplo, assistir séries e filmes. Hum, estudar para uma prova nunca foi tão prazeroso, concorda?!

Então, acesse o Netflix e prepare a pipoca porque essa maratona de estudos será muito intensa! Listamos 16 filmes e séries sobre guerras mundiais, nacionais, histórias do Brasil, monarquia, nazismo e muito mais. Ufa! Você tem uma longa jornada de estudos pela frente, vem conferir!

ENEM com Netflix

1. Enem com Netflix e história: 12 anos de escravidão

E para começar os estudos, vamos de 12 anos de escravidão, um filme baseado na autobiografia de Solomon Northu. Esse clássico drama histórico vai te apresentar um pouco mais sobre o processo de escravização nos Estados Unidos, no século XIX.

A história do filme gira em torno de um homem negro que nasceu livre em Nova York. Porém, ao viajar para outra cidade, é sequestrado e vendido como escravo, sendo submetido a trabalho escravo por 12 anos em lavouras.

Dessa forma, trata-se de um filme muito intenso, mas essencial para reflexão sobre os impactos do preconceito e da escravização do povo negro.

2.  Enem com contextos políticos: Democracia em vertigem

Os vestibulares não são partidários. Por isso, independentemente de sua ideologia política pessoal, é importante entender a história do Brasil e os dois lados de todo fato. E, sim, questões polêmicas podem cair na sua prova. Por isso, é importante ter em mente que ainda estamos vivendo as consequências dessa intensa guerra política entre a esquerda e a direita.

Portanto, vale se distanciar desse tumulto e reviver os acontecimentos para alcançar uma análise crítica e objetiva. Sendo assim, em nossa lista ENEM com Netflix está o documentário Democracia em virgem.

O filme é um documentário político sobre o processo de ascensão e queda de Lula, assim como o impeachment da primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerado como estopim da polarização política da nação.

O documentário traz imagens internas e exclusivas dos bastidores dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, além de memórias, pessoas e análises sobre a queda de Lula e Dilma.

Enfim, vale a pena assistir e relembrar esses momentos históricos que presenciamos de perto! 

3.  A Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã: Um filme de Ken Burns e Lynn Novick, veio para apresentar fatos históricos sobre a épica Guerra do Vietnã. Esse é sem dúvida um documentário espetacular tanto pela questão histórica como também pelo conteúdo. O documentário apresenta relatos de saldados, manifestantes e até mesmo famílias que vivenciaram esse período histórico.

4.  Grandes momentos da Segunda Guerra em Cores

Na nossa lista, não poderia faltar um filme ou série para retratar a história da Segunda Guerra Mundial. E a boa notícia é que existem várias opções sobre este tema na Netflix. Mas para enriquecer a nossa lista ENEM com Netflix, vale mencionar a série Grandes momentos da Segunda Guerra em Cores.

A série precisou ser produzida com apoio de historiadores e suas gravações retratam os acontecimentos marcantes da Segunda Guerra Mundial, como o ataque japonês a Pearl Harbor e o Dia D. Mas o grande diferencial dessa série documental é o fato de utilizar imagens inéditas de arquivos, bem como a restauração de todas as cenas, o que permitiu que ganhassem cores. 

Além disso, o documentário explica como tentaram incansavelmente impedir o avanço dos regimes nazistas e fascistas na Europa e como os confrontos acabou durou de 1939 até 1945. É realmente uma aula de história SENSACIONAL!

5. El Che

Você com certeza já teve ter ouvido falar de Che Guevara em algum momento da sua vida. Mas para refrescar a sua memória, vale lembrar um pouco sobre a vida desse líder revolucionário marxista. Che foi médico, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Resumindo: ele se tornou uma figura importante na Revolução Cubana e seu rosto é símbolo contracultural de rebeldia e de atributo global na cultura popular. 

Para produzir o filme investigativo El Che, o escritor Paco Ignacio Taibo II, saiu em viagem refazendo a jornada de Ernesto Che Guevara em seu auge político. Portanto, o escritor revisita os lugares por onde o líder revolucionário passou e consegue apresentar novas revelações sobre Che Guevara, importante figura na história política de Cuba.

6. O fotógrafo de Mauthausen

O fotógrafo de Mauthausen é um filme baseado na vida de Francesc Boix, um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha. Ele acabou sendo preso no campo de concentração nazista de Mauthausen, durante a Segunda Guerra Mundial. Para tentar sobreviver, Francesc se torna o fotógrafo do diretor do campo, porém ele passa a roubar os negativos de fotografias que retratam as atrocidades que eram cometidas.

7. Guerras do Brasil

Guerras do Brasil.Doc é uma série documental que retrata como o Brasil foi moldado por séculos de conflitos armados, desde os primeiros conquistadores até a violência da atualidade.

A série contém 6 episódios e a narrativa das histórias são contadas a partir de diferentes versões de especialistas, além de apresentar imagens de arquivos e ilustrações de confrontos históricos do país (como, por exemplo, as Guerras da Conquista, Guerras dos Palmares, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico).

8. Até o último homem

Dirigido por Mel Gibson, o filme Até o último homem se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e conta a história de um médico socorrista do exército Desmond T. Doss, que se recusa a matar pessoas. Porém, ele consegue salvar mais de 75 homens na ala médica, levando seu batalhão à vitória e dá início ao movimento de objeção por consciência, o que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte americano.

9. Getúlio

Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, foi o líder da Revolução de 1930, também conhecida como o golpe de Estado que deu o fim à República Velha. O golpe conseguiu depor o 13º presidente, Washington Luís, e impediu a posse do presidente eleito em 1.º de março de 1930, Júlio Prestes.

O filme Getúlio é um intenso drama histórico que retrata os últimos dias do presidente Getúlio Vargas, após ser fortemente pressionado por uma crise política e sofrer acusações que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda.

10. Narcos

Narcos é uma série baseada em fatos reais muito competente ao abordar o polêmico assunto tráfico de drogas e violência, bem como conflitos políticos e terrorismo. A série é uma aula de história e geopolítica, ao retratar a evolução do narcotraficante Pablo Escobar e sua influência na América Latina. A série também se destaca por caprichar na reprodução da Colômbia no final da década de 1970.

Portanto, ao assistir o nascimento da guerra ao tráfico no México, você vai perceber que as questões apresentadas ainda são muito atuais e que estimulam a reflexão sobre influência do narcotráfico atualmente.

11.  A 13ª Emenda

O documentário A 13ª Emenda apresenta o processo de integração dos negros na sociedade após a Abolição da Escravidão, retratando incisiva luta pelos direitos civis na metade do século XX.

 Além disso, o documentário também conta com depoimentos de estudiosos, ativistas e políticos que analisaram a correlação entre a criminalização da população negra nos EUA e a lotação do sistema prisional do país.

12. The Crown

A série dramática é inspirada na biografia da rainha Elizabeth II. Portanto, os episódios de The Crown retratam a rivalidade e relacionamentos da monarca, além de momentos políticos, econômicos e sociais que foram muito importantes da segunda metade do século XX.

A história começa ser retratada nos anos 1950, então é possível observar a luta travada por Elizabeth e também seus questionamentos sobre as tradições e obrigações da monarquia inglesa.

The Crown é, definitivamente, a série histórica queridinha do momento! E, por sinal, o posto é muito merecido, seja pela sua produção multimilionária ou por ter mostrado os primeiros anos de reinado de Elizabeth II de maneira mais humanizada.

13. Five Came Back

A série Five Came Back é um documentário americano baseado no livro de 2014 “Five Came Back: Uma História de Hollywood e a Segunda Guerra Mundial” do jornalista Mark Harris. O documentário retrata a história de John Ford, William Wyler, John Huston, Frank Capra e George Stevens, cinco lendas do cinema que se alistaram nas forças armadas para documentar a Segunda Guerra Mundial.

14. Salvando o capitalismo

Já o filme Salvando o capitalismo expõe as ideias sobre capitalismo e desigualdade de renda de Robert Reich, economista ex-secretário do governo americano da gestão Clinton. No documentário, Robert também compartilha suas ideias sobre os novos caminhos que acredita que a economia do país deveria tomar.

15. Trump um sonho Americano

Ele é dono de cassinos, hotéis, campos de golfe e diversas outras grandes propriedades. Isso mesmo, estamos falando do empresário Donald Trump, que percorreu um audacioso caminho até ocupar o cargo de homem mais poderoso do mundo. 

Assim, a série conta com depoimentos de amigos, colaboradores e críticos que relatam mais sobre a personalidade de Trump, que se tornou presidente dos EUA, no início de 2017. 

16. Os olhos que condenam

A minissérie “Os olhos que condenam” retrata a história do caso real ocorrido em 1989, conhecido como os Cinco do Central Park.  Nele, cinco negros adolescentes vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no parque mais famoso de Nova York.  

Na época do ocorrido, Donald Trump era um empresário famoso e não presidente dos Estados Unidos. Trump chegou a fazer acusações publicamente contra os jovens e pagou pela publicação de anúncios nos jornais da cidade pedindo o retorno da pena de morte. Porém, depois de uma década na cadeia, é comprovada a inocência deles.

Apesar de ser baseado em uma história real, você pode estar se perguntando o porquê dessa série estar nessa lista. Bom, a minissérie promove uma reflexão muito importante sobre racismo e invisibilidade dos jovens negros, que pode contribuir muito para a criação da redação no ENEM. 

Agora é #PartiuMaratonar todos esses filmes e séries. Aproveite e chame alguns amigos para assistir com você. Assim, vocês podem refletir juntos sobre os temas abordados nos filmes.

Mas, e aí conta pra gente quais desses são os seus preferidos! E se você ainda não tinha começado a organizar sua rotina, está tudo bem. Agora ficou muito mais fácil recuperar o tempo perdido. Então, não deixe de acompanhar o blog da UnP e fique sempre conectado as novidades do mundo universitário!

Paloma Silva

Comentar