Blog da UnP
Conheça mais cursos para quem gosta de desenhar

Conheça cursos para quem gosta de desenhar!

Você gosta de desenhar? É daquelas pessoas que faz um desenho em qualquer lugar que puder? E, de quebra, tem talento para isso? Talvez seja o momento de você começar a pensar em fazer uma graduação em um dos cursos para quem gosta de desenhar e seguir uma profissão nessa área.

Sim, é possível! Existem diversas áreas diferentes, com cursos de graduação em humanas e exatas, em que é possível se trabalhar com desenhos.

Já parou para pensar em quantos desenhos nós vemos por dia? Seja em propagandas, games, televisões, ilustrações na internet…os desenhos estão presentes em todos os lugares, seja em formato eletrônico ou não. E se você é apaixonado por isso, é um bom indicativo de que você deve seguir carreira em algo que englobe esse dom.

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais procurados por quem gosta de criar e desenhar. Seja trabalhando através de programas de ilustração ou à mão livre, o arquiteto precisa conhecer técnicas de desenho, que serão mais aprofundadas durante o curso de graduação. Ele precisa ter noções de sombra, perspectiva, composição, criação de camadas, representação e noção espacial. Se você tem facilidade em geometria talvez seja meio caminho andado.

Durante a carreira, o arquiteto planeja, projeta e atua em conjunto com o engenheiro a executar suas ideias para construção de espaços públicos e privados. Trazendo para a nossa realidade, já pensou quanta diferença faz uma casa bem planejada? É muito mais aconchegante, não é?

Arquitetos de destaque acabam criando verdadeiras obras de arte na sociedade, que muitas vezes acabam se tornando até pontos turísticos. No cenário brasileiro, uma das maiores referências é, sem dúvidas, Oscar Niemeyer.

Um dos principais cursos para quem gosta de desenhar: Design Gráfico

O curso de Design Gráfico é um dos mais lembrados quando o assunto é gostar de desenhar e também um dos que mais expandem horizontes no mercado de trabalho. Com o diploma de Design, o formado pode atuar em muitas funções e áreas distintas. Até por isso, é recomendado que se faça uma especialização na área, a fim de afunilar sua atuação.

De acordo com a área escolhida, o designer pode criar peças de comunicação visual, como para propagandas, logotipos, artes para redes sociais, embalagens, design de revistas, jornais, livros, sites, games e por aí vai. Com o maior acesso à internet, cada vez mais o Design Gráfico é requisitado e prestigiado no mercado de trabalho.

No curso, várias disciplinas são focadas em técnicas de desenho, prática de ilustrações, representação de objetos, pessoas, construções em duas e três dimensões, dentre outros. E, claro, a utilização de softwares e programas de ilustração estão presentes em todos os semestres do curso.

Conheça mais cursos para quem gosta de desenhar
Conheça mais cursos para quem gosta de desenhar

Design de Moda

O curso de Design de Moda tem o objetivo de formar profissionais capazes de criar e desenvolver produtos para indústria da moda. Dessa forma, o profissional terá condições de projetar, desenhar e analisar fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, socioculturais e produtivos.

Após a graduação, o formando saia capaz de desenvolver novos produtos, planejar coleções, aplicar processos de fabricação, elaborar modelos e fichas técnicas, dentre outras atribuições.

Então, se você é apaixonado por esse lado mais artístico e tem o costume e o talento de desenhar roupas, esse é um ótimo sinal de que você pode seguir no mundo da moda.

Engenharias

Você talvez nunca tenha pensado nisso, mas há sim possibilidades de se atuar desenhando na Engenharia. Engenharia Civil e da Mecânica são dois cursos para quem gosta de desenhar, pois o profissional precisa ter uma ótima noção espacial, conhecimentos de geometrias e de técnicas de desenho de representações. Afinal, uma boa obra precisa ser bem planejada, não é mesmo? Dessa forma, o domínio de softwares de ilustração é indispensável.

Design de Interiores

É claro que na nossa lista não poderia faltar o Design de Interiores. Esta é uma das profissões mais queridas por pessoas que gostam de desenhar porque ela engloba tudo nos mínimos detalhes. A “mão” do designer está presente em cada ponto daquele ambiente projetado. Por isso, o designer precisa estar atento em formar um ambiente harmonioso, mas que ao mesmo tempo, seja confortável, seguro e aconchegante.

E essa também é uma das profissões em que o domínio de softwares é indispensável. Além disso, é fundamental ter conhecimento de materiais de construção, iluminação e, claro, muito desenho e noção sobre cores é de responsabilidade do profissional. Imagina quanta casa linda você não ia fazer, hein?

Gostou desses cursos para quem gosta de desenhar? Esperamos ter ajudado na sua escolha! Boa sorte!

Thiago Dutra

Comentar