Blog da UnP
Confira os principais atributos interessantes para quem faz Engenharia Elétrica, além de características da área

Engenharia Elétrica EAD: descubra o perfil para o curso

Confira os principais atributos interessantes para estudantes dessa graduação, além de características da área

Você conhece a faculdade de Engenharia Elétrica EAD? Se estiver procurando mais informações a respeito ou tiver dúvidas sobre qual faculdade escolher, fique tranquilo: está no lugar certo! 

É normal que você possa ter insegurança ao pensar a respeito de qual carreira seguir. Afinal, só em Engenharia, existem mais de 40 áreas diferentes. Desde as tradicionais como a Civil, até outras, como a Mecatrônica ou de Produção.

Por isso, é importante saber quais as características específicas da Engenharia Elétrica. Assim, vai estar pronto para tomar uma decisão muito mais certeira. A primeira questão importante é que esse não é um curso tão “popular”, quanto outros campos escolhidos por futuros engenheiros.

De acordo, com o Censo da Educação Superior de 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso representou o 4º lugar em número de profissionais formados em Engenharia no ano de 2016. Totalizando 9,6%  dos ingressantes na profissão naquele ano.

E isso é, na verdade, uma vantagem. O campo profissional de Engenharia Elétrica é menos concorrido, o que garante mais chances no mercado de trabalho ao apresentar seu currículo. Mas é claro: é importante pensar em outros detalhes para entender melhor a carreira. 

Por isso, confira abaixo alguns pontos sobre essa faculdade para diferenciá-la dos outros cursos de graduação da área. E, por fim, veja qual o perfil interessante para o universitário que entra para essa formação:

Confira os principais atributos interessantes para quem faz Engenharia Elétrica, além de características da área
Confira os principais atributos interessantes para quem faz Engenharia Elétrica, além de características da área

O que é Engenharia Elétrica

Essa é a área da Engenharia que envolve estudos e aplicações da eletricidade, do eletromagnetismo e eletrônica. 

 

Como é o bacharelado em Engenharia Elétrica

Esse curso permite trabalhar com sistemas de energia elétrica, mercado em franca ascensão e que requer profissionais com sólida formação técnica e visão generalista. 

A grade curricular dessa graduação faz com o que o universitário inicialmente tenha contato com disciplinas gerais, tais como: Probabilidade e Estatística, Cálculo, Física e Química, por exemplo.

Depois, o aluno parte para matérias mais específicas, como: Eletrotécnica, Máquinas Elétricas, Eletrônica Analógica e Dispositivos de Circuitos Eletrônicos / Automação Industrial. 

 

Como é o curso de Engenharia Elétrica EAD

Como é típico no formato de educação digital, o estudante realiza a faculdade de maneira 100% online. Por isso, tem a autonomia para determinar o local e as horas em que irá realizar a rotina de estudo e as atividades do curso.

Para isso, basta ter acesso à internet e um dispositivo para visualizar e interagir com o conteúdo, como um tablet, celular ou notebook. 

No caso da graduação a distância oferecida pela UnP, o universitário tem ingresso garantido a um sistema digital, composto por softwares interativos, simuladores e vídeos, que funcionam como verdadeiros laboratórios virtuais. O que permite realizar experimentos realistas e sofisticados com os principais recursos do que pode ser feito presencialmente.  

E tem mais: um curso EAD também oferece economia. Isso porque os valores das mensalidades costumam ser menores, em relação ao presencial. Além de possibilitarem eliminar custos com transporte e alimentação, por exemplo.

Outra informação importante é que o curso de Engenharia Elétrica EAD da UnP é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e também oferece uma biblioteca virtual com milhares de livros.

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Elétrica

O bacharelado tem 10 semestres, ou seja, 5 anos. Contendo uma carga horária total de 3603 horas.

 

O que faz um engenheiro elétrico

Ele é o responsável por planejar, projetar, organizar e conduzir as instalações de circuitos elétricos em construções, usinas e indústrias. Para isso, é preciso que avalie questões como a distribuição e fornecimento de energia de forma segura e eficaz.

Além disso, esse profissional também podem trabalhar com a criação, desenvolvimento e manutenção de máquinas, equipamentos, sistemas de geração, circuitos e de tecnologia em geral para a indústria eletrônica.

Confira alguns exemplos de áreas de atuação para esse profissional:

  • Usinas
  • Subestações
  • Linhas de Transmissão
  • Empresas de Telecomunicações
  • Construtoras
  • Empresas de vistoria, perícia e inspeção de projetos de Engenharia Elétrica
  • Indústrias que fabricam sistemas elétricos e de automação
  • Unidades consumidoras, geradoras e transmissoras de energia elétrica
  • Empresas de pesquisa e desenvolvimento científico de sistemas elétricos
  • Empresas de desenvolvimento de projetos de eficiência energética e energia renovável

 

Quanto ganha um engenheiro elétrico

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário do bacharel também chamado de engenheiro eletricista – é de R$ 7.982,40, para um profissional júnior. E pode chegar a até R$ 10.767,56 para um sênior.

 

Qual o perfil para quem faz Engenharia Elétrica

Separamos quatro características básicas que são interessantes para quem realiza essa graduação. É importante lembrar que elas refletem alguns traços gerais de comportamento e preferências.

No entanto, sempre é possível trabalhar para desenvolvê-las, basta que você tenha interesse e ache que essa formação combina contigo. Confira: 

 

Gostar de exatas e de cálculo

Como explicamos anteriormente, as disciplinas do curso estão ligadas aos universos da matemática, física e química. Por isso, é importante que você tenha algum grau de proximidade com elas e curta estudá-las.

 

Raciocínio lógico e capacidade de abstração

Quem busca o diploma na área terá contato com diversos modelos e concepções abstratas. Além de precisar raciocinar de forma lógica em situações e hipóteses. Tudo isso para depois transpor essas questões teóricas em situações práticas. Entendeu a importância de ser capaz de desenvolver essas duas habilidades?

 

Ser metódico e respeitar normas 

Por lidar com energia elétrica, o profissional que estiver na área terá de desenvolver o hábito de lidar com normativas, regras e protocolos. É importante estar preparado para trabalhar com eles. 

Dessa forma, é exigida do engenheiro eletricista a capacidade de agir metodicamente. Afinal, lidar com eletricidade também traz grandes riscos. Não é à toa que Segurança e Saúde do Trabalho é uma das disciplinas da grade curricular.

 

Lidar com pressão

Os profissionais da área precisam participar e supervisionar projetos. Muitas vezes, mais de um ao mesmo tempo. Dessa forma, precisam lidar com prazos, planejamento e orçamento. Além de outros diversos fatores que podem influenciar no sucesso do trabalho diário.

Isso demanda uma boa capacidade de resiliência. Ou seja, de lidar com insucessos ou imprevistos. O que também faz com que seja necessário tomar decisões rápidas, lidar com exigências e com a necessidade de entregar resultados. 

 

E aí, o que achou desse campo profissional? Está mais decidido sobre fazer o curso de Engenharia Elétrica EAD?  Comente aqui embaixo e contribua com o blog. 😉

Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: Curso de Engenharia Ambiental: confira dicas e Engenharia Civil ou Engenharia Elétrica? Veja qual o curso ideal pra você.

Luca Contro

Comentar