Blog da UnP
Horas Complementares

Horas complementares: o que você precisa saber

As horas complementares são atividades exigidas durante o curso de bacharelado e são obrigatórias para formação dos alunos.

Elas têm como principal finalidade estimular o desenvolvimento do aluno ao participar de atividades que vão agregar tanto para o seu conhecimento, como para o seu crescimento profissional e pessoal.

Mas você já sabe como conseguir as horas complementares? É muito comum que os alunos apresentem essa dúvida, bem como preocupação sobre como vão realizar essas atividades. E, claro, ao mesmo tempo, precisarão gerenciar a rotina acadêmica.

Horas complementares

Calma, sem estresse!

Tudo que você precisa saber para conseguir horas para atividades complementares

Preparamos algumas dicas sensacionais para você conseguir as tão sonhadas horas complementares para sua graduação. Para descobrir, basta continuar a leitura!

Participe de eventos internos da universidade

Essa é sem dúvida a dica que você mais vai ouvir durante sua graduação. Mas ela é realmente válida, já que representa uma das formas mais simples de acumular horas complementares.

Então, não deixe de participar da semana de palestras e seminários. Além disso, alguns professores também podem propôr atividades em sala que também podem contar como extras.  

Aproveite atividades de lazer para acumular mais horas complementares

Já pensou em conseguir horas complementares assistindo filmes ou até mesmo séries? Então, é possível e pode ser muito prazeroso!

Claro, é preciso que o filme ou série tenha alguma relação com o seu curso e precisa ter um grau de relevância para sua formação. Mas tudo bem, atualmente é muito fácil achar um documentário, um filme ou até uma série baseada em fatos reais ou que retrate algo importante da sua profissão.

Mas se você está cursando Arquitetura, Design, Comunicação Social, Jornalismo ou Artes Gráficas, entre outros cursos que tenham relação com a arte, você também pode utilizar para dispensa de horas peças teatrais e exposições de arte.

Até aqui, você já vai ter conseguido algumas horas bastantes significativas, mas ainda temos mais opções para você escolher, confira. 

Invista um tempo para realizar cursos 

Sejam cursos de idiomas, fundamentais para o mercado de trabalho, sejam cursos que tenham a ver com sua graduação, essas atividades são as mais óbvias para quem deseja acumular horas complementares.

Os cursos on-line são excelentes opções para quem precisa cumprir horas de atividades complementares. E o melhor é que essas aulas vão te agregar mais conhecimento. Você ainda poderá inserir no seu currículo ou perfil no Linkedin.

Além dos cursos on-line terem toda a flexibilidade para realizar sem precisar sair de casa, tem também a questão de fazer os cursos conforme a sua disponibilidade de horários. Isso já facilita muito quando você está vivendo uma rotina acadêmica bastante intensa.

Atualmente, existem algumas plataformas digitais que oferecem cursos a distância, alguns gratuitos e com emissão de certificados.

Mas normalmente as próprias instituições de ensino superior oferecem opções de cursos on-line na sua própria plataforma. O objetivo é que o aluno acumule horas complementares e aprimore suas habilidades profissionais. 

Participe de projetos de iniciação científica

Nas universidades, você pode realizar projetos de iniciação científica para contar com mais horas de atividades complementares.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica que você, enquanto aluno, pode desenvolver em cursos de graduação. Essa modalidade tem como finalidade o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, além de possibilitar a sua iniciação no campo da pesquisa futuramente.

As pesquisas, além de contarem como horas complementares, podem também ser incluídas no seu currículo como experiência. Além disso, é claro, você pode incluir o que foi produzido para montar seu portfólio, o que é um grande diferencial no mercado de trabalho. 

Como comprovar atividades horas complementares?

Nessa etapa, é essencial que você preste muita atenção, porque exigirá de você organização.

Caso você participe de seminários e palestras na sua instituição de ensino, muito provavelmente você precisará preencher uma lista de presença. Assim, é essencial que você fique atento para não ir embora sem assinar ou simplesmente esquecer da existência da lista. Ela servirá como comprovante de que você compareceu ao evento.

Você precisa ter uma atenção extra para cursos on-line, já que antes de realizar sua matrícula, você precisará conferir se o curso disponibiliza certificados de conclusão. 

No caso de cinemas e teatros, você precisará guardar os bilhetes, eles são seus comprovantes. Já no caso de séries e documentários, algumas instituições solicitam que você apresente uma análise por escrito. Mas é sempre importante que você entenda esses procedimentos antes com seu coordenador de curso. 

Então é isso, agora você pode enfrentar esse desafio sem grandes problemas.  Acompanhe o blog da UnP e atualize-se sempre sobre assuntos relevantes para facilitar sua vida acadêmica!

Paloma Silva

Comentar