Blog da UnP
Outras línguas no mercado de trabalho

Mercado de trabalho: o diferencial de aprender outras línguas

Saber outras línguas é fundamental para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Esse, inclusive, pode ser um diferencial para seleções e entrevista de emprego. Há pessoas que se sentem desmotivadas a aprender novos idiomas, seja pela dificuldade, seja pelo alto custo. Mas, nesse texto, vamos te mostrar quais são os benefícios de falar outras línguas.  

Para começar, dominar novas línguas é excelente para a sua carreira. Ser fluente em um idioma diferente do Português, é uma forma de fazer seu currículo sobressair. Hoje em dia, praticamente todas as empresas solicitam que o seu colaborador tenha algum conhecimento de inglês. E, para algumas, falar uma terceira língua é um diferencial.

E se você tem vontade de trabalhar em uma multinacional, por exemplo, é preciso que você consiga se comunicar com pessoas de diferentes países. Imagina perder uma oportunidade de viagem internacional por falar apenas português?

O mercado de trabalho é muito competitivo, e aprender outros idiomas significa que você é proativo e está desenvolvendo novas habilidades de comunicação. 

Outro idioma aumenta sua competitividade no mercado de trabalho e bagagem cultural

Quando se aprende um novo idioma, é comum ter aulas sobre o seu país de origem. Além disso, com o tempo, você não precisará de legenda para ler livros, ver séries ou filmes. Dessa forma, caso você tenha que consultar algo sobre sua empresa que esteja em outro idioma, você não dependerá de legendas ou tradutores.

Portanto, esse é outro motivo do porque o conhecimento de outras línguas te ajuda no mercado de trabalho. Confira, a seguir, o ranking das 6 línguas mais faladas no mundo:

  1. Mandarim

Idioma falado na China, uma das maiores potências do mundo com grande influência no mercado.

     2. Espanhol

É uma língua falada em mais de 40 países e alguns deles fazem parte do bloco econômico Mercosul, do qual o Brasil faz parte. 

     3. Inglês

Uma das línguas mais faladas no mercado de trabalho, principalmente em empresas multinacionais. É a língua que permite reuniões com pessoas de vários lugares do mundo de forma mais simples e prática.

      4. Hindi

É a língua oficial da Índia. Seu uso é maior na parte norte do país.

     5. Árabe

Pode parecer difícil, mas é uma boa opção para incrementar o seu currículo. A língua é falada em mais de 55 países, além de ser uma das oficiais na ONU.

     6. Português

Sim, estamos no top 6! Saiba que muita gente pelo mundo fala Português. Há diversidade da forma falada por conta da colonização portuguesa em diferentes nações.  O idioma pode ser encontrado em diversos lugares, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. 

Outra prova de que o conhecimento de outras línguas te ajuda no mercado de trabalho é a valorização salarial do colaborador. Vagas que tenham como requisito obrigatório o conhecimento de outro idioma, normalmente, oferecem salários mais altos.

Para quem sonha com o empreendedorismo ou com cargos de gerência, ou diretoria, por exemplo, é praticamente obrigatório ter conhecimento de outra língua. E até mesmo para um professor bilíngue, redator, entre outras funções, o pagamento será maior.

Dominar uma língua estrangeira é um grande diferencial no mercado de trabalho
Dominar uma língua estrangeira é um grande diferencial no mercado de trabalho

E então, está convencido? Portanto, comece a estudar, e prepare-se para transmitir ideias e fechar negócios com colaboradores de outros países. 

Aprender outra língua é muito caro?

Quem acha que é preciso desembolsar um alto investimento para aprender está errado. É possível baixar aplicativos gratuitos ou comprar livros didáticos. Ambas são formas interessantes de exercitar o novo idioma enquanto você está a caminho ao trabalho, por exemplo.

Primeiramente, comece pelo básico, e, aos poucos, vá ampliando o seu conhecimento. Não se prenda ao inglês; espanhol, mandarim, alemão e francês são procurados por recrutadores. Então, para saber qual idioma você deve escolher, avalie onde e com o que você irá trabalhar.

Caso você possa e tenha interesse, invista em um intercâmbio. Afinal, além de falar outra língua, você terá uma experiência internacional para colocar no currículo. E o melhor é que existem várias modalidades, como, por exemplo, o work and travel. Com ela, você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

E além de tantos benefícios, saber mais idiomas colabora para a melhoria da saúde do seu cérebro, mantendo-o mais ativo e saudável. Deu para perceber que o conhecimento de outras línguas te ajuda no mercado de trabalho? Portanto, não perca tempo e comece a estudar!

E para mais novidades sobre carreira, mercado de trabalho e vida acadêmica, acompanhe nosso blog e redes sociais!

Heloísa Campos

Comentar