Blog da UnP
O que é engenharia de produção

O que é Engenharia de Produção

Confira mais sobre essa graduação, além de informações sobre o mercado de trabalho

O curso de Engenharia de Produção gera interesse em diversas pessoas, não apenas pela média salarial, mas também por se tratar de uma graduação que está diretamente relacionado à grandes empresas.

Porém, ao pensar em escolher por essa formação, costumam a aparecer dúvidas se ele realmente vale a pena. Afinal, existem diversas opções de cursos que parecem muito atraentes.

Por isso, para ajudar você a fazer a melhor escolha, vamos mostrar o que é Engenharia de Produção, como é o dia a dia do profissional, média salarial, grade curricular etc. Então, venha conferir mais sobre o assunto e veja se esse é o futuro ideal para você.

O que é Engenharia de Produção: descubra a resposta para essa pergunta e outros detalhes sobre o curso.
O que é Engenharia de Produção: descubra a resposta para essa pergunta e outros detalhes sobre o curso.

O que é Engenharia de Produção

Essa é a área que envolve a idealização, o projeto e a implantação dos mecanismos de melhorias no processo produtivos, sejam eles relacionados a bens ou serviços. O que pode envolver recursos humanos e materiais.

Dessa forma, a graduação envolve um estudo que está diretamente ligado à elaboração e manutenção de sistemas de produção em empresas e instituições. O profissional é responsável por cuidar de processos para garantir maior eficiência, lucratividade e qualidade.

No curso, você aprende a realizar a capacitação de recursos com o objetivo de melhorar o controle de produção de indústrias e empresas de serviços (hospitais, shoppings, transporte e logística, bancos, hotéis, por exemplo).

O que faz um engenheiro de produção

Trata-se de um profissional que analisa e controla o processo de fabricação de produtos e de oferecimento de serviços. E, para isso avalia o uso de todos recursos necessários e diversos outros fatores envolvidos.

Dessa forma, a rotina diária do engenheiro de produção envolve trabalhar com sistemas de compra e controle de estoque e produção, além da programação de máquinas e avaliação de diversas variáveis relacionados ao gerenciamento de equipes envolvidas.

Essas atividades exigem a obtenção de conhecimentos técnicos para elaborar planos estratégicos, controlar custos, gerenciar departamentos, etc.

Vale lembrar que o curso garante ao aluno a possibilidade de atuar em diversas áreas. Já que as capacidades de quem trabalha na área são objeto de interesse de uma vasta gama de setores e empresas. Dado que o engenheiro de produção pode atuar, por exemplo, em departamentos administrativos, como supervisor de processos, gerente, consultor, entre diversas outras funções.

Engenharia de Produção: salário

O salário de um engenheiro de produção é um dos principais fatores que chamam atenção de estudantes que desejam crescer no mercado de trabalho. Isso porque segundo o site vagas.com, a remuneração média desse profissional é de R$7.516,00.

Contudo, à medida em que você vai se desenvolvendo e melhorando o nível de experiência, esses valores ficam cada vez melhores. Ainda de acordo com o mesmo site, esses ganhos podem chegar a R$9.340,00.

Bacharel em Engenharia de Produção

Você já ouviu essa expressão, mas não sabe exatamente do que se trata? Sem problemas, explicamos pra você. O bacharelado é um grau acadêmico dado após concluir um formato específico de curso superior. Essa modalidade é conhecida por oferecer uma formação mais generalista, com duração que varia entre três e seis anos. Além disso, a graduação prepara o aluno para atuar em uma gama maior de setores.

Dessa forma, ser bacharel em Engenharia de Produção é estar preparado para atuar no mercado de trabalho em diversos tipos de cargos e empresas. Após o curso, você está preparado, por exemplo, para lidar com setores que vão desde o automobilismo até outros que envolvem produção química.

Engenharia de Produção: grade curricular

Quando falamos em engenharia de produção, é fundamental entender melhor quais são as matérias envolvidas na graduação. Essa formação faz parte dos cursos designados como de exatas, campo relacionado ao raciocínio lógico. E que envolve cálculos, medições e expressões.

Dessa forma, as matérias do curso estão relacionadas aos universos da matemática, lógica, estatística. Por outro lado, também há disciplinas ligadas à gestão e administração. Veja a seguir alguns exemplos de matérias da graduação em Engenharia de Produção da UnP:

  • Administração e integração de operações e qualidade
  • Análise de dados e riscos
  • Análise de fenômenos físicos da natureza
  • Comportamento químico e mecânico dos materiais
  • Core curriculum
  • Gestão da qualidade e sustentabilidade
  • Gestão de supply chain
  • Modelagem virtual e prototipagem
  • Planejamento e controle da produção
  • Projeto do trabalho e gestão de operações
  • Projeto e realização do produto
  • Sistemas de transporte
  • Tecnologias de processos e metodologias de solução de problemas

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia de Produção

A duração média do curso é de 10 semestres, ou seja, cinco anos. A graduação EAD da UnP, por exemplo, envolve 56 disciplinas e 3603 horas totais de aulas e atividades.

Sim, é um investimento de tempo considerável. Mas é sempre interessante se lembrar do campo vasto que a profissão abre para você. Confira a seguir alguns exemplos de áreas em que é possível atuar após se formar:

  • Setores de comércio;
  • telefonia;
  • setor automotivo;
  • indústrias de todos os tipos;
  • serviço público;
  • setores de estradas, transporte e energia.

Engenharia de Produção EAD

Outro ponto, importante é que você pode optar pelo formato de ensino a distância para o curso de Engenharia de Produção. Uma modalidade que está em franco crescimento nos últimos anos.

Os números de diversas pesquisas deixam isso muito claro. De acordo com dados do Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos últimos 10 anos o índice de novos alunos de EAD aumentou 428,2%.

Esse crescimento deve-se, entre outros motivos, às vantagens dos cursos online. Neles, é possível assistir às aulas em horários flexíveis, sem atrapalhar os afazeres do dia a dia. Isso por que o aluno pode realizar as atividades em qualquer local e ter autonomia para encaixar o tempo necessário para isso mesmo em uma rotina corrida. Já que basta ter um celular, computador ou tablet e acesso à internet.

Dessa forma, o curso de Engenharia de Produção EAD ajuda alunos que desejam ingressar na profissão, mas têm dificuldades para comparecer em aulas presenciais. O que pode ocorrer, por exemplo, para quem já tem um emprego e precisa conciliar estudo e trabalho.

Conseguiu entender melhor o que é Engenharia de Produção e as características do curso? Aproveite para acessar e conhecer melhor essa graduação da UnP.

Além disso, saiba que sempre disponibilizamos conteúdos para quem está em busca de uma graduação e não sabe qual opção escolher. Aproveite para conferir estes dois conteúdos interessantes: Engenharia Civil EAD: como funciona o curso e Engenharia Elétrica EAD: descubra o perfil para o curso.

Kaife Cremonezi Torres

Comentar