Blog da UnP
Vestibular

Vestibular chegando, mas nada me atrai! O que fazer?

Nós sabemos que escolher a sua carreira dos sonhos não é uma tarefa fácil. Afinal, diante de tantas opções do vestibular, qual escolher? E vale entender que esse é um problema de muitos, então você não está só nessa.

Fazer o vestibular e completar uma graduação são os dois primeiros passos que vão te valorizar como profissional. Além disso, os salários e oportunidades para quem tem uma formação são bem maiores e melhores se compararmos com aqueles quem não têm um diploma universitário.

Estamos inseridos em um mercado de trabalho gigantesco e competitivo, portanto ter um currículo completo é essencial. E o vestibular talvez seja o primeiro grande desafio da sua vida acadêmica, mas com dedicação é possível chegar aonde deseja. Nesse momento em que tantas perguntas aparecem na sua cabeça, analise a situação com calma, a fim de mirar no curso certo.

E enquanto há aqueles que desde pequenos já sabiam o que cursariam, há quem não se veja atuando em área nenhuma. Além disso, há os gostam de muitas atividades diferentes entre si, o que também dificulta a escolha. Por isso, listamos algumas dicas para te inspirar nessa busca pela resposta certa.

Vestibular

Confira 5 passos que te ajudarão a decidir o curso perfeito para o vestibular!

1. Autoconhecimento faz diferença!

É preciso se conhecer para entender o que você tem maior habilidade. Que tal listar todas as suas qualidades e defeitos, hobbies, matérias favoritas e fazer um levantamento de “quem é você?”. Tendo autoconhecimento tudo fica mais fácil!

2. Invista em Testes Vocacionais

O Teste Vocacional te ajuda a descobrir seus melhores atributos que podem auxiliar positivamente em seu sucesso e satisfação profissional. Normalmente, você consegue fazer esse tipo de teste com psicólogos e terapeutas.

3. Descubra sua área

Saber para qual área prestar o vestibular já um bom começo. Será que você é de humanas, exatas ou biológicas? Aquela lista de autoconhecimento pode te ajudar a descobrir.

4. Pesquise sobre os cursos que está com dúvida

Caso você já tenha algum curso em mente mas esteja em dúvida, converse com alguém que já é da área ou veja a grade curricular de cada graduação. Assim, você saberá qual caminho seguir no vestibular.

Além disso, há algumas instituições que deixam você assistir aulas (mesmo que online) ou palestras sobre o curso de graduação que tanto deseja. Vá em busca dessas informações! 

5. Detector de Carreiras

Caso prefira, use o Detector de Carreiras da Laureate Brasil. Respondendo algumas perguntas, em poucos minutos você tem o resultado de quais cursos combinariam com você para o vestibular.

Agora decidir o que prestar no vestibular fica mais fácil, não acha? Siga todas essas dicas que temos certeza de que você será um(a) excelente candidato(a) e conquistará a carreira dos seus sonhos.

Conta para a gente: sobre quais cursos você gostaria de ler por aqui?

Heloísa Campos

Comentar