Indíce
Sabe aquela musiquinha de comercial que não sai da sua cabeça? Então, existem muitos profissionais que concluíram o Curso de Publicidade e Propaganda que estão por trás daquela criação. Essa profissão está inserida na categoria comunicação, e é muito importante para construir a imagem de um cliente.
Você sabia que lá na época dos egípcios já existiam técnicas de comunicação para eles venderem mais? Eles costumavam fazer propagandas em papiros. Pois bem, a publicidade e propaganda avança, conforme a comunicação cria novas formas de informar e transmitir informações e mensagens publicitárias.
Por exemplo, se formos pensar nos primeiros jornais da Inglaterra, que surgiram por volta de 1650, existiam anúncios com fins lucrativos. No entanto, eram poucos. Hoje em dia, há páginas inteiras de um jornal apenas dedicado a anúncios.
Além disso, com a era da internet, surgiu jornais online, ferramentas de streaming, aplicativos, e em todas essas ferramentas há propagandas. Há todo um esforço feito para esse material chegar no público alvo, e o responsável disso é o profissional de publicidade.
Sendo assim, no texto de hoje falaremos sobre o curso de Publicidade e Propaganda, um dos mais procurados da área de Humanas. Confira tudo sobre esse bacharelado e tire suas dúvidas.
Características do curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda é oferecido pela Universidade Potiguar desde 1993. No decorrer de 8 semestres, o estudante aprende sobre comunicação voltada para campanhas e peças publicitárias.
Esse bacharelado tem a ver com técnicas de vendas e na criação de campanhas estratégicas, afinal, é difícil vender um produto novo se ele não tiver uma divulgação interessante e eficiente.
Dessa forma, o profissional de Publicidade e Propaganda atende de forma criativa, empreendedora e autônoma as exigências da profissão. Confira a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda na UnP:
O curso tem carga horária total de 2.804 horas.
Disciplinas do curso
- Antropologia e Cultura Brasileira
- Comportamento Do Consumidor
- Comunicação
- Comunicação Visual
- Criação Publicitária
- Desafios Contemporâneos
- Desenvolvimento Humano e Social
- Estágio Supervisionado
- Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda
- Fotografia Publicitária
- Fundamentos de Marketing
- Introdução a Publicidade e Propaganda
- Laboratório de Práticas em Publicidade e Propaganda I/II
- Metodologia Científica
- Mídia
- Optativa I/II/II
- Pesquisa de Mercado/Comunicação
- Planejamento de Marketing/Mídia
- Planejamento e Atendimento multidisciplinar
- Plataformas Gráfica Digital/Impressa
- Produção Publicitaria Áudio/Audiovisual
- Promoção de Vendas e Merchandising
- Redação Publicitária
- Teorias da Comunicação
- Tópicos Avançados em Publicidade e Propaganda I/II
Na UnP, é possível participar da Agência Escola, núcleo de extensão que tem como objetivo inserir os alunos em um ambiente de prática, com clientes e desafios reais do mercado.
Áreas de atuação para o profissional de Publicidade e Propaganda
Nessa profissão, é possível escolher seguir a área voltada para criação ou partir para a parte de Marketing. A seguir, a gente te explica essas diferenças!
Criação: voltada para a área criativa, é possível trabalhar como redator ou diretor de arte, por exemplo. Portanto, está focada nas produções dos textos, banners, imagens, etc. É muito comum essa pessoa de Publicidade e Propaganda começar a atuar em agências de comunicação.
Marketing: essa parte está mais direcionada para o atendimento. Sendo assim, é o profissional que cuidará da relação entre empresa/agência e cliente. Ele será uma ponte entre a equipe de criação e as ideias do cliente.
Assim, essas pessoas entendem a necessidade e definem a organização da pauta dentro de uma agência, direcionando a função que cada um exercerá.
Perfil de quem estuda Publicidade e Propaganda
Para se publicitário (a), algumas características fazem diferença. Sendo assim, antes de entrar nesse curso, é importante que você se conheça e perceba se tem o perfil adequado.
Tais características, no entanto, não são uma regra, e é possível adquirir certas habilidades durante o curso de Publicidade e Propaganda. Dessa forma, descubra, abaixo, seis atributos interessantes para se trabalhar no segmento.
Criatividade
Pensar fora da caixinha é algo essencial para essa profissão. Pois o tempo todo você terá que criar coisas novas, pensar em diferentes projetos e maneiras de cativar o público e vender o produto.
Gostar de pessoas
Lidar com pessoas faz parte do dia a dia dos(as) publicitárias(os). Afinal, você terá que atender clientes, conhecer suas necessidades e trabalhar em equipe.
Organizado
Em agências é comum atender mais de um cliente ao mesmo tempo, por isso, será necessário fazer planejamentos. Ser organizado é uma característica imprescindível, já que você terá seus objetivos todos em ordem.
Comunicativo
Gostar de falar, ser comunicativo e se relacionar com as pessoas de uma forma amigável é importante. Afinal, Publicidade e Propaganda está inserida na área de Comunicação Social.
Curioso
Estar atento as novidades do mercado é uma forma de ativar sua curiosidade e aprender coisas novas. O setor de Publicidade e Propaganda está sempre evoluindo, portanto, tenha interesse em ir a feiras, eventos ligados à área.
Multitarefa
Além de ter a ideia, o profissional deve ter estratégias para torna-la real. Por isso, é importante que você saiba mexer em programas de edição de vídeos, fotos e design digital. Na Universidade Potiguar você terá aulas sobre o assunto.
Além disso, a remuneração das vagas para publicitário(a) giram em torno de R$ 1.000 e R$ 3.500, com média salarial nacional de R$ 1.846.
E aí? Está pronto para criar grandes campanhas?
Comentar