Blog da UnP
Empreendedorismo e universidade

Empreendedorismo e universidade: o que tem a ver?

Veja qual a relação entre as qualidades dos empreendedores e a vida universitária. E como elas ajudam na sua carreira!

Aprender sobre empreendedorismo é algo que traz benefícios tanto para a jornada na universidade, quanto para sua carreira. Estar de olho em profissionais que abriram um negócio inovador e que trazem inovações para o mercado é um ponto importante.  

Entender sobre esse assunto vai além de saber como é abrir um novo negócio. É interessante também descobrir quais as características de alguém que gosta de empreender. Isso, porque elas podem servir como exemplo para suas atitudes no dia a dia.   

Você pode se inspirar e tentar desenvolvê-las. E, por incrível que pareça, a universidade pode ser uma boa oportunidade para isso. Nós explicamos como, logo abaixo.  

Outro ponto positivo é que, normalmente, as habilidades relacionadas ao empreendedorismo são super procuradas no mercado de trabalho. E fazem com que você se destaque em processos seletivos. 

Confira algumas dessas capacidades e descubra mais sobre a relação entre empreendedorismo e universidade:  

 

Empreendedorismo e universidade
As qualidades de um empreendedor ajudam sua carreira: veja a relação entre empreendedorismo e universidade

Ter foco em resultados  

Manter-se direcionado para atingir objetivos é fundamental para quem é empreendedor. Já na universidade, é essencial desenvolver esse olhar para que você tenha mais organização com suas tarefas e garanta o diploma com mais tranquilidade.  

  

Ser curioso   

Esse é o sobrenome dos empreendedores. Curiosidade é uma qualidade que faz você conhecer coisas novas e estar sempre pronto para aprender.   

Durante a jornada universitária, essa característica faz toda a diferença. Ela leva você a aprender mais, questionar, pesquisar com afinco e desenvolver trabalhos melhores.   

  

Desenvolver potencial para Liderança  

Pessoas que nasceram para comandar têm a habilidade incrível de revelar o melhor dos outros e incentivar uma equipe. E isso é fundamental no empreendedorismo, seja numa grande, micro ou pequena empresa. 

Durante os trabalhos em grupo da universidade, você tem a oportunidade de desenvolver essa capacidade e perceber se cargos de gestão são algo que você gosta.  

  

Ser flexível 

O mercado de trabalho procura pessoas que estejam prontas para se adaptar a diferentes situações. Ou seja, que tenham facilidade para lidar com momentos inesperados.  

O gestor de uma empresa também precisa conviver com esse tipo de situação constantemente a cada vez que enfrenta uma dificuldade. Ele precisa saber lidar com oscilações de mercado, impactos negativos da economia, entre outras situações.  

Um exemplo disso é a pandemia, em que todos precisaram readaptar modo com que viviam. Já na rotina universitária, há outros casos em que essa habilidade é necessária. Como ao lidar com prazos, enfrentar notas ruins ou conciliar um estágio com o estudo.  

  

Gerenciar bem o tempo  

Esse é outro ponto importantíssimo para quem empreende. Isso ocorre, pois a pessoa que ocupa essa posição precisa administrar as diversas demandas e áreas de uma empresa.  

Já, na universidade, dividir bem o tempo entre as atividades de diversas disciplinas é algo que faz parte do processo de aprendizagem. Nas instituições de ensino superior, os alunos precisam desenvolver a autonomia para lidar com uma rotina de estudos diversificada.   

  

Ter planejamento de carreira  

Bons empreendedores costumam ter em mente uma visão estratégica de atuação em curto, médio e longo prazos. E isso começa antes mesmo que eles abram a empresa que idealizaram.  

Repetir a mesma lógica na carreira universitária é uma ótima atitude. Isso, porque engana-se quem pensa que definir um caminho para a vida profissional é algo que começa só após o início na universidade.  

A partir do momento em que você escolhe seu curso de graduação, já pode ter em mente objetivos para o futuro.  Afinal, sonhar grande é importante, mas é necessário planejar também. 

  

Investir no aprendizado  

Adquirir esse hábito é extremamente benéfico. Nada mais é do que realizar um investimento em você mesmo.  

Por isso, fazer cursos online, pós-graduações, ir a palestras e ler livros são oportunidades de manter-se atualizado. Seja no empreendedorismo ou na vida universitária.  

Além disso, essas são ferramentas para adquirir novas informações, especializar-se mais na carreira que escolheu e se diferenciar de concorrentes.  

  

Toda pessoa é empreendedora?  

A resposta para isso é não. Nem todo mundo nasce com o sonho de abrir o seu próprio negócio. No entanto, as características de alguém que gosta dessa área podem ser desenvolvidas.  

Algumas das características do empreendedorismo podem fazer diferença para um estudante universitário. E qualquer um pode aperfeiçoar os atributos de quem ama empreender.   

Trabalhar essas capacidades não é algo interessante apenas para futuros empreendedores. Pelo contrário, é útil para quem pretende seguir em qualquer área. 

Com o tempo você aprende a desenvolver as características mencionadas neste post mais facilmente. E também percebe melhor quais são seus bons atributos e quais precisa trabalhar mais.

Além disso, há diversos cursos que podem ajudar você nessa missão. Tais como os voltados para gestão de negócios, técnicas de apresentação, imagem pessoal, etc.  

  

Programas de incentivo ao empreendedorismo na UnP  

Na Universidade Potiguar (UnP), há o programa chamado Empreende (Centro de Excelência em Empreendedorismo), focado em carreira e empreendedorismo. 

O principal objetivo desse projeto é colocar em prática as capacidades dos estudantes e desenvolver a cultura do empreendedorismo dentro da instituição. O centro apoia projetos dos alunos desde a fase inicial até os primeiros passos da empresa.  

Essa é uma forma de experimentar uma educação empreendedora, além de uma ótima oportunidade para desenvolver suas habilidades e ganhar experiência para o mercado de trabalho.  

 

E aí, entendeu um pouco mais sobre a relação entre empreendedorismo e universidade? Comente aqui embaixo com qual habilidade empreendedora você mais se identifica. 

E se você conhece iniciativas interessantes de empresas inovadoras, cite na nossa parte de comentários também. Contribua com o nosso blog, ele é seu.  

Aproveite também para dar uma olhada neste post: Dicas para entrar no mercado de trabalho enquanto universitário.

Luca Contro

Comentar