Blog da UnP
5 dicas para um recém-formado

Recém-formado: 5 dicas para crescer na carreira

Se você achou que a época de recém-formado no Ensino Médio era a de mais incertezas na vida, talvez você tenha se enganado. Inclusive, se você ainda está nesse momento te recomendamos que confira o post com dicas para escolher seu curso. Mas, hoje viemos falar sobre os desafios de um recém-formado.

Para te ajudar nessa missão, decidimos separar 5 dicas para que você possa construir uma carreira sólida e expandir seus horizontes profissionais. Se você segui-las com sucesso, pode ter certeza, que terá muito mais chance de estar em evidência no mercado de trabalho e, obviamente, ter sucesso profissional. Vamos conferir?

5 dicas para um recém-formado
5 dicas para um recém-formado

1. Invista em Cursos Livres

Pode parecer que não é importante, mas cursos livres em faculdades renomadas fazem uma grande diferença no currículo, principalmente, porque – além do estágio – o recém-formado não tem experiências profissionais.

Portanto, um bom curso livre fará toda a diferença no momento de procurar a vagas e ir a entrevistas. Você vai acumular bagagem e saberá mais sobre assuntos variados da sua área.

Esses cursos livres não, necessariamente, têm a ver com a sua área de atuação e você pode, inclusive, usar ele como um complemento para expandir as suas chances atingindo outras áreas de trabalho e, quem sabe, até mesmo descobrir novos interesses.

Por isso, não pense duas vezes quando aparecer uma boa oportunidade de curso livre. Quem sabe até um Teste de personalidade pode te ajudar?

2. Tire um tempo para trabalhos voluntários

Seja qual for sua sua área, é certo que você conseguirá encontrar trabalhos voluntários para incrementar seu currículo e acumular experiências. Além disso, pode ter certeza que recrutadores levam em conta esse esforço extra na hora de contratarem.

Há diversas empresas no mercado de trabalho que oferecem trabalho voluntário e até mesmo acabam contratando esses funcionários após alguns meses. Mas você também pode se oferecer. Basta achar uma empresa interessante, nas redes sociais, de preferência que tenha relação com a área em que você quer atuar. Pode ter certeza que isso fará bem para a sociedade e para você, como trabalhador.

3. Considere uma Pós-Graduação

A pós-graduação pode parecer o passo óbvio para um recém-formado e, obviamente, é uma ótima opção. O que muitas pessoas fazem é variar na hora de escolher uma pós. Por exemplo, um jornalista decide fazer uma pós em algo relacionado a história ou marketing. Assim, a formação fica mais completa e os campos de atuação se expandem. Já pensou nessa ideia?

Outra boa dica também, nesse caso, é variar as instituições de ensino para deixar seu currículo mais aprofundado e com mais abrangência no mercado de trabalho. Imagina ter duas grandes faculdades na aba de formação? Pode ser a chave para conseguir uma excelente colocação no mercado de trabalho.

4. Faça contatos no âmbito profissional

Fazer contatos no âmbito profissional é sempre importante. Por isso, deixe o seu perfil no Linkedin sempre atualizado, entre em grupos de redes sociais e acione seus contatos de faculdade ou de estágio com frequência.

É sempre bom manter contatos, pois assim as pessoas lembrarão de você quando aparecer uma vaga que combine com o seu perfil. Além disso, fazer novos contatos é uma das ferramentas possibilitadas pelas redes sociais. O Linkedin é uma grande chave de sucesso para conseguir uma excelente recomendação.

5. Recém-formado em busca do primeiro emprego

A busca do primeiro emprego é, geralmente, a mais desgastante, pois você não tem muita experiência e muitas vagas exigem isso. Por isso, é muito importante que você siga as dicas acima mencionadas. Elas vão te dar uma base que é impossível ter sem criar esses vínculos todos. E o mais importante: insista e não desista. O primeiro emprego pode demorar, mas ele chega.

O ano seguinte ao término da graduação no ensino superior costuma ser o mais exaustivo. Isso ocorre porque você ainda não tem muita experiência, a não ser a adquirida através de estágios, e isso acaba te colocando atrás de outros candidatos em processos seletivos.

Mas, em algum momento, alguém vai te dar uma chance e aí é a hora de você começar a seguir tudo o que dissemos acima para conseguir ir subindo de cargos e empresas no mercado. É difícil, mas estamos na torcida que a sua conquista chegue o quanto antes!

Thiago Dutra

Comentar