Blog da UnP

Quais as carreiras em Administração?

Descubra as 15 possibilidades de atuação no mercado de trabalho para quem faz esse curso

Antes de escolher uma graduação, o ideal é conhecer em quais áreas é possível trabalhar. Então, se você se perguntou: “quais as carreiras em Administração?“. Está no melhor caminho para tomar a decisão certa. 

E já pode se animar! Pois o campo de trabalho do administrador é vasto. Existem diversas opções para colocar em prática tudo que irá aprender na universidade. Neste post, relacionamos 15 delas, como vamos mostrar mais para frente. 

Outro ponto positivo de se informar sobre o mercado, é saber a importância de escolher um campo específico para se especializar. Segundo o Censo da Educação Superior de 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o bacharelado em Administração é o 3º curso de graduação mais procurado.  

E isso representa quase 655 mil estudantes buscando o diploma de administrador. Ou seja, é essencial se diferenciar. Mas antes de falar sobre quais as carreiras em Administração que você pode seguir, também é necessário ter mais informações sobre o curso em geral.

Assim é possível fazer a melhor escolha e seguir carreira de forma segura. Por isso, separamos alguns itens interessantes para que você tenha um panorama das informações a respeito da faculdade, confira:

 

Veja 15 possibilidades de carreiras em Administração e conheça muito mais sobre a áreas!
Veja 15 possibilidades de carreiras em Administração e conheça muito mais sobre a áreas!

 

Como é o curso de Administração

Essa graduação forma profissionais para atuarem nas diversas áreas da administração de empresas que forneçam insumos, produtos e serviços em geral. Sejam elas privadas, sem fins lucrativos ou de administração pública.

Trata-se de um campo cheio de oportunidades, já que, segundo o Mapa de Empresas do primeiro de quadrimestre de 2021, divulgado pelo Ministério da Economia, há mais de 17 milhões de empresas ativas.  

 

Grade curricular de Administração

As disciplinas do curso envolvem campos diversos, como gestão, economia, matemática, contabilidade, estratégia, entre outros. Confira aqui alguns exemplos das matérias que você encontrará na graduação:

 

  • Fundamentos de Economia
  • Fundamentos de Marketing
  • Estratégias de Negociação
  • Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional
  • Gestão da Qualidade e de Processos
  • Introdução à Contabilidade
  • Estatística para Gestores
  • Gestão de Pessoas
  • Operações e Logística
  • Matemática Financeira
  • Gestão Financeira e Orçamentária
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Pesquisa de Mercado
  • Finanças de Longo Prazo

 

Remuneração do Administrador

Segundo pesquisa da Catho, site brasileiro de classificados de empregos, a média salarial para quem está na área de administração é de R$ 2.318,95.

 

Possibilidade de EAD

Além do tradicional curso presencial, também é possível fazer o bacharelado em Administração no formato digital. Essa opção traz vantagens como flexibilidade e autonomia: nela é você quem escolhe a hora e o local em que irá estudar.

Além disso, o curso online também gera economia, pois oferece mensalidades mais em conta e evita que o estudante tenha gastos com deslocamento, por exemplo.

 

Valor da Mensalidade em Administração

O curso EAD da UnP, conta com mensalidades no valor de R$165,00. 

Pronto, agora que você já tem informações gerais sobre essa graduação, é hora de responder a pergunta: “Quais as carreiras em Administração?”. Confira 15 opções de áreas para trabalhar sendo formado nessa faculdade: 

 

1. Recursos Humanos

Apesar de estar mais comumente associada a profissionais especializados, o administrador pode atuar nessa área. Ficando responsável por dirigir, por exemplo, os processos de admissão, recrutamento, treinamento, entre outros. Além de também poder participar da definição da estrutura de cargos, hierarquia e cultura organizacional de uma empresa.

 

2. Gestão de Empresas

Essa área é bastante associada às carreiras em Administração. O profissional fica responsável por gerenciar todos os processos de uma empresa ou organização de forma mais geral. Englobando desde aspectos relativos aos funcionários, funcionamento da instituição, estratégias, entre outros.

 

3. Área Esportiva

Se você gosta de esportes, está aí uma boa maneira de unir o útil ao agradável. Nesse campo, o profissional fica responsável por gerir instituições esportivas, como clubes e agremiações. Ele participa das definições organizacionais e de políticas em geral, por exemplo.

 

4. Auditoria

Aqui, o administrador fica responsável por avaliar procedimentos de uma organização. O objetivo é analisar os diversos setores e processos para verificar se boas práticas e metas estão sendo cumpridas. 

Além disso, também é função desse profissional detectar qualquer tipo de operação ilícita ou que fuja às normas de determinado setor.  A partir dessa análise, o auditor aconselha e orienta a empresa para que ela atinja maior eficiência. 

 

5. Carreira acadêmica

A partir de especializações, como mestrado e doutorado, também é possível que os formados na carreira de administração atuem como pesquisadores ou professores. 

 

6. Comércio exterior

O administrador pode trabalhar nesse campo planejando, comandando e negociando as trocas comerciais entre empresas de países diferentes. O que envolve organização estratégica, gestão de pessoas e logística, por exemplo. 

 

7. Comercial

Essa é outra área que é normalmente mais associada às carreiras em administração. Nela, o profissional gerencia, organiza e negocia a venda de produtos, insumos e serviços de determinada empresa.

Dessa forma, ele fica responsável por intermediar o contato com os clientes em diferentes momentos do chamado funil de vendas. Ou seja, durante as diversas fases do processo de compra, desde o primeiro contato até a comercialização em si.

 

8. Compras

Nessa área, o profissional atua decidindo basicamente as compras de tudo que há dentro de uma empresa De maneira geral, elas podem ser divididas em dois tipos:.

  • O primeiro seriam as diretas, que se relacionam à atividade principal da empresa.  Numa fábrica de móveis, por exemplo, a compra de madeira e parafusos se enquadram nesse grupo.
  • Já o segundo seriam as indiretas, voltadas para a produção da empresa. No caso da fábrica de móveis que citamos, fariam parte dessa classificação os computadores para funcionários ou os serviços de limpeza e manutenção para as instalações, por exemplo. 

 

9. Consultoria

Quem é formado em administração também pode trabalhar nessa função, seja internamente, ou externamente. Nos dois casos, o serviço envolve a análise dos processos e o aconselhamento para ajudar nos objetivos da empresa, deixando-a mais rentável. 

A diferença é que o consultor interno atua no dia a dia da organização, como um funcionário que atua em separado da equipe. Já o consultor externo presta serviços como um terceiro. 

 

10. Controle de produção

Nesse caso, o administrador fica responsável por coordenar os fatores de produção de uma empresa, visando garantir maior qualidade do produto e maior eficiência. 

Para isso, o profissional analisa e gerencia todo o ciclo de produção da organização, com o objetivo final de diminuir custos e maximizar lucros e benefícios.

 

11. Gestão de qualidade

Nesse campo, o profissional formado em administração é encarregado de analisar e acompanhar o ciclo de produção do insumo, produto ou serviço oferecido pela empresa.

Tudo com o objetivo de conferir o cumprimento de normas, diretrizes e regulações. Além de observar o controle de qualidade criado pela própria empresa.

 

12. Gestão financeira

Aqui o administrador é encarregado de gerenciar, avaliar, planejar e conduzir a utilização de todos os recursos financeiros utilizados por uma empresa. O que envolve trabalhar com orçamentos, avaliações de mercado e de crédito, diagnósticos financeiros, entre outros. 

Trata-se de outro campo mais tradicional da Administração. Nele, esse profissional é fundamental para a tomada de decisões nas instituições em que é contratado.

 

13. Gestão ambiental

Esse campo profissional está relacionado ao desenvolvimento sustentável das empresas. Aqui, o administrador fica responsável por gerenciar os processos e os recursos das organizações para conciliar a atuação delas à conservação ambiental.

Para isso, ele observa aspectos como a eliminação de resíduos, impacto de atividades e instalações no meio ambiente, uso de normas técnicas, entre outros.

 

14. Logística

Nessa área, o administrador fica responsável por planejar e coordenar decisões nos processos de transporte, distribuição e estocagem de matéria-prima, insumos e produtos usados e criados pela empresa. 

Para isso, deve considerar diversos fatores, como: formas de transporte, condições climáticas, canais de distribuição, entre outros.

 

15. Marketing

Apesar de que esse campo seja mais associado a formações específicas, também há espaço nessa área para os que seguem carreira em Administração. 

O profissional formado nessa graduação pode participar, por exemplo, da avaliação e coordenação dos processos de marketing. Além de definições relativas ao público-alvo ou decisões estratégicas, como a identificação de oportunidades de mercado.

E aí, o post respondeu a pergunta: “quais as carreiras em Administração?“. Se você está pensando em cursar essa graduação, comente sua impressão sobre a área aqui embaixo e contribua com o nosso blog. 

Aproveite também para dar uma olhada neste dois posts para ajudá-lo nas escolhas da sua carreira: Curso na área de Gestão: está pensando em fazer um? e Conheça os cursos de Tecnologia mais procurados.

Luca Contro

Comentar