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Curso na área de Gestão: está pensando em fazer um?

Veja quais as características desse campo profissional, os caminhos a escolher na carreira, além de um vídeo sobre gestão secretarial

A ideia de realizar um curso na área de Gestão agrada você? Ótima escolha! Seja na graduação, assim como na pós ou no MBA, a área oferece diversas possibilidades e se relaciona a um campo grande de trabalho 

As opções vão da Gestão Hospitalar à Gestão de Projetos e Portfólios, por exemplo. Primeiramente, antes de tomar sua decisão, é interessante entender o que une cursos aparentemente tão diferentes, e avaliar de forma geral o que eles abordam. 

Separamos abaixo alguns tópicos para facilitar o seu entendimento. Continue lendo este post e saia na frente na hora de dar este passo em sua vida profissional.

Veja quais as características dos cursos na área de gestão, os caminhos a escolher na carreira, além de um vídeo sobre gestão secretarial
Veja quais as características dos cursos na área de gestão, os caminhos a escolher na carreira, além de um vídeo sobre gestão secretarial

  

O que define um curso na área de Gestão? 

De maneira geral, os cursos desse campo profissional, trabalham sob três pilares importantes em empresas e instituições: o gerenciamento financeiro, o gerenciamento humano e o gerenciamento de processos. 

Cada uma das opções de cursos disponíveis em graduações ou pós na área de gestão se focam em um segmento diferente das atividades administrativas, promovendo a capacitação para que você possa gerir recursos e pessoas com sucesso.  

Quais são as opções dentro desse campo?

O leque de possibilidades é grande e engloba as principais áreas do conhecimento: exatas, humanas e biológicas. Ou seja, independentemente das suas características ou formação prévia, provavelmente há um curso de gestão interessante para você.  

Confira uma lista com alguns exemplos de graduações e especializações nesse campo profissional:
 

  • Gestão Hospitalar (graduação) 
  • Gestão de Processos (pós e MBA) 
  • Especialização em Gestão de Projetos e Portfólios (pós-graduação)
  • Gestão Estratégica de Pessoas (pós e MBA) 
  • Especialização em Gestão em Enfermagem (pós-graduação)
  • Gestão Empresarial (pós e MBA)
  • Gestão de Projetos (pós e MBA)
  • MBA em Gestão de Negócios Imobiliários (pós-graduação)
  • Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pós e MBA)
  • Gestão Pública (graduação)
  • MBA em Gestão de Energia, Petróleo e Gás  (pós-graduação)
  • Gestão Ambiental (graduação)
  • Gestão de Empresas (graduação)
  • MBA em Gestão Escolar (pós-graduação)
  • Gestão de E-commerce (pós-graduação)
  • Gestão em Recursos Humanos (graduação)
  • Especialização em Gestão da Informação (Business Intelligence) – (pós-graduação)
  • Gestão da Tecnologia da Informação  (graduação) 

  

Quais as habilidades trabalhadas nesse tipo de curso? 

A proposta de um curso de graduação e pós-graduação na área de gestão é a de trabalhar a capacidade de lidar com as mais diversas situações, de acordo com as especificidades de um determinado setor ou atividade. 

Isso envolve o planejamento, o acompanhamento e o desenvolvimento de processos, além de lidar com crises. Dessa forma, quem estuda para trabalhar na profissão desenvolve a capacidade de encarar as incertezas do mundo corporativo e das instituições. 

 

Qual a diferença entre Gestão e Administração? 

Se você se perguntou também sobre a graduação em Administração, considerada mais tradicional, fez muito bem. Essa é mais uma possibilidade para quem deseja trabalhar com o gerenciamento de uma empresa ou instituição. 

Ao contrário do que ocorre nos cursos de Gestão, a graduação em Administração trabalha as capacidades de coordenação sem focar num determinado setor ou atividade.  

Dessa maneira, em síntese, pode-se dizer que a formação para se tornar administrador é mais “generalista”,  trabalhando a gestão de uma forma mais ampla. 

 

E a Gestão Secretarial? 

Muito associada ao cargo do secretário executivo, essa é uma competência relacionada ao processo administrativo de uma organização. O que compreende o gerenciamento e a assessoria de diversas atividades necessárias no dia a dia de uma empresa ou instituição.  

Entre outras funções, o profissional que trabalha com gestão secretarial é o responsável, por exemplo, pelo relacionamento institucional e governamental de uma organização. 

Assim como fica encarregado de participar do processo de criação e desenvolvimento de novos negócios. Para entender um pouco mais sobre Gestão Secretarial, veja o vídeo a seguir.  

Nele, você encontra um bate papo com Ricardo Lauricella, Head de Inovação e Comunicação na Fleximedical; Sandra Amorim, Diretora Executiva O+ em Gestão de Saúde Empresarial e o Chef Beto Almeida, apresentador do programa Cozinha Amiga na TV Gazeta e da Websérie Cozinha Piracanjuba no YouTube: 

E aí, as características dos cursos de gestão ficaram mais claras agora? Comente aqui embaixo sobre as decisões que está tomando para o futuro da sua carreira. Afinal, acima de tudo, você é quem faz este blog aqui 😉 

Por último, para ajudar na sua trajetória para o sucesso, aproveite para dar uma olhada nestes dois posts: Vida acadêmica: superação de desafios e descoberta do universitário e Educação e empregabilidade: entenda a relação entre ambos.
 

Luca Contro

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