Blog da UnP
Confira uma seleção de série para quem gosta ou está pensando em seguir a carreira de design de interiores.

Design de interiores: 6 séries para quem gosta do assunto!

Selecionamos produções interessantes para quem curte ou pensa em exercer a carreira de design de interiores. Confira!

O profissional responsável por design de interiores é quem planeja, projeta e participa da criação de ambientes internos. Se você se interessa por essa área de alguma forma, separamos 6 sugestões de séries para maratonar em que você se familiarize mais com ela. 

Mas antes de passar para as indicações, é interessante falar um pouco sobre a profissão de design de interiores. Assim, você já parte para a sessão cinema sabendo melhor o que encontrará sobre o tema. Respondemos três perguntas importantes a respeito da área abaixo. Bora lá?  

 

Confira uma seleção de série para quem gosta ou está pensando em seguir a carreira de design de interiores.
Confira uma seleção de série para quem gosta ou está pensando em seguir a carreira de design de interiores.

Como se formar em design de interiores? 

Há dois caminhos principais , o primeiro é o curso tecnólogo de graduação para quem quer se focar desde o início na área. Na UnP, o curso é composto por 4 semestres e presencial. A grade trabalha aspectos como ergonomia, geometria, materiais, projeto, desenho, entre outros. 

O segundo trajeto para exercer a carreira é por meio de uma especialização. Essa é a opção comum para quem é formado nos cursos de arquitetura, engenharia civil ou design, por exemplo. 

Na Universidade Potiguar, esta pós-graduação cumpre exatamente com esse objetivo. O curso presencial tem duração de 24 meses e forma profissionais que desenvolvam com qualidade essas três dimensões nos projetos que criarem e participarem. 

 

Quer saber onde o designer de interiores pode trabalhar? 

Confira alguns exemplos de lugares em que é possível exercer essa profissão: 

 

  • Escritórios de arquitetura, desenvolvendo projetos de ambientação e complementando o trabalho do arquiteto. 
  • Lojas de decoração (móveis, luminárias, tintas, revestimentos, etc.), assessorando clientes e vendedores na escolha das melhores opções de elementos a serem usados nos ambientes. 
  • Empresas organizadoras de eventos, sendo o responsável, ou compondo uma equipe, que defina a decoração e a organização dos ambientes. 
  • Escritórios particulares autônomos, desenvolvendo projetos ou assessorando clientes na organização e decoração de ambientes internos. 

 

Quanto ganha um designer de interiores? 

De acordo com a Associação Brasileira de Designers de Interiores, um profissional da área ganha, em média, R$ 3.112,45. Tendo o piso salarial no valor de R$ 2.840,70. E a maioria dos trabalhadores com essa ocupação cumpre, em média, 44 horas semanais, segundo a organização. 

 

Pronto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a carreira, vamos partir para a lista de indicações de 6 séries para quem gosta de design de interiores. Já pode maratonar! 

 

1. The Great Interior Design Challenge 

É um reality show produzido pela rede britânica BBC. A proposta da produção é selecionar o melhor designer de interiores da Grã-Bretanha. Os candidatos precisam convencer tanto os jurados do programa, quanto donos de casas selecionados para participarem de provas.  

Disponível em: Netflix 

 

 2. Incríveis por Dentro 

Essa série mostra residências que se revelam verdadeiras caixinhas de surpresa. Com ambientes que externamente podem não chamar tanta atenção, mas que surpreendem quem entra. Alguns exemplos, são imóveis que contam com uma montanha-russa no quintal ou um aquário gigante.  

Disponível em: Netflix 

 

3. Da Decoração ao Make Over 

Reality show que mostra a transformação de casas realizadas pelo casal Shea e Syd McGee. A produção também mostra um pouco a vida dos dois, a casa em que moram, além do estúdio e a loja que são donos. 

Disponível em: Netflix 

 

4. Abstract: The Art of Design 

Apesar de não tratar especificamente da parte de interiores, a série é interessante para qualquer um que trabalhe com design em geral. A produção mostra a história de oito profissionais de diferentes áreas desse campo, como: figurino, brinquedos, tipografia, tênis e, claro, arquitetura. Cada um dos personagens que participa mostra a visão que tem a respeito da profissão, além de um pouco da rotina que vive. 

Disponível em: Netflix 

 

5. Helvetica/Objectified/Urbanized 

Série de três documentários dirigidos pelo cineasta estadunidense Gary HustwiUm. 2007: Helvetica, que fala sobre a famosa fonte e tipografia. 2009: Objetivado, com temática centrada em desenho industrial. E, por último, 2011: Urbanizado, a respeito de design urbano e arquitetura.  

Disponível em: Amazon Prime Video 

 

6. Home 

Mostra casas incríveis ao redor do mundo. Suécia, Bali, Hong Kong, India e Austin, são alguns exemplos dos lugares exibidos. Mas a produção vai além disso: também fala das pessoas que vivem nas casas e dos conceitos por trás das construções. Além da forma com a qual as soluções encontradas em cada uma delas facilitam a rotina e mudam concepções sociais. 

Disponível em: Apple TV 

 

E aí, o que achou das indicações de séries sobre design de interiores? Gostou? Se você costuma assistir alguma outra sobre assunto, contribua com nosso blog, comente aqui embaixo com a sua sugestão. 😉 

Aproveite também para dar uma olhada nesses dois posts que podem ajudar na sua carreira: Design Gráfico: saiba mais sobre essa carreira e Design de Moda: tudo sobre o curso. 

Luca Contro

Comentar