Blog da UnP
Cursos Digitais

Entenda mais sobre os cursos digitais

Como é estudar a distância? Confira verdades e mentiras sobre graduação online

O ambiente online se destacou nesse período de pandemia. Empresas, universidades e relações sociais tiveram que se reinventar com reuniões digitais e teletrabalho. Para as pessoas que continuaram a investir na educação, os cursos digitais fizeram sucesso. 

O ensino a distância não é algo novo, apesar de ter tido forte impacto durante a pandemia, esse formato foi regularizado em 1996 pela Lei n.º 9.394, que tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. 

Foi em 1999 que o MEC começou a credenciar as universidades que tinham cursos digitais. Sendo assim, muitas instituições começaram a se atualizar no mercado e criaram diversos cursos com qualidade acadêmica igual ao presencial. 

Um nome importante quando se trata de educação a distância é: Caleb Phillips. No século XVII, ele ministrava seu curso de taquigrafia por correspondência. Interessante, né? 

Taquigrafia é a carreira cujo profissional tem a função de documentar tudo que ouve em sessões plenárias, audiências e outros eventos importantes por meio de anotações e sinais específicos (taquigramas) com agilidade. 

Cursos Digitais
Cursos Digitais

Perfil do aluno de cursos digitais 

Os cursos digitais foram feitos especialmente para levar a educação de qualidade para mais longe. Com essa modalidade, ficou mais fácil para as pessoas cursarem a tão sonhada graduação ou a pós-graduação. 

  • Rotina agitada 

Os cursos digitais são excelentes opções para as pessoas que têm uma rotina agitada e querem se dedicar ao estudo. Por ser digital, o seu curso pode ser acessado a qualquer hora.  

  • Difícil locomoção 

Ao fazer uma graduação a distância você consegue estudar de qualquer lugar. Por exemplo, se você é de São Paulo, é possível fazer um curso na UnP Digital que fica no Nordeste.  

Portanto, para pessoas que têm dificuldade de locomoção ou moram longe da universidade, é possível optar pelos cursos digitais. 

  • Mais econômico 

Estudar em cursos digitais é mais econômico que o presencial. Então, se você quer investir na sua carreira, mas com mais economia no seu planejamento, é uma opção. 

  • Para quem trabalha 

Estudar a distância é bem interessante para quem trabalha, pois com cronograma de entregas flexível, os cursos digitais se encaixam em qualquer agenda. 

O que é ensino digital? Verdades e mentiras. 

Para quem tem dúvidas de como funcionam os cursos digitais, não se preocupe! Confira as principais características de como é fazer um curso a distância.  

Tenho acesso aos meus professores? 

Verdade. Não é preciso se preocupar caso você esteja com medo de não ter acesso ao professor ou colegas de classes. A verdade é que você tem contato direto com ambos por meio da plataforma digital do seu curso. Então, não se preocupe, pois você pode tirar todas as suas dúvidas por meio do portal e fazer amizades. 

As aulas são 100% online? 

Verdade. Todo o material e aulas são 100% online. Então, nos cursos digitais você precisa ter um celular, tablet, notebook ou computador e internet 

Não é possível ver as aulas online em outro dia? 

Mentira. Durante o semestre você terá algumas aulas online com seus professores, no entanto, todas elas são gravadas para você acessar depois.  

Eu não sou avaliado por provas? 

Mentira. Você será avaliado por provas e trabalhos. No seu portal do curso digital, você será avisado sobre todas as datas de entrega e conseguirá ver toda explicação de cada tarefa que precisará enviar. 

A diferença entre o presencial e o digital, é que nos cursos digitais você tem mais tempo e flexibilidade para realizar seus trabalho e provas. 

As bolsas valem para os cursos digitais da UnP? 

Verdade. Há diversas formas de fazer sua graduação e pós-graduação com condições especiais. Acesse aqui para saber mais. 

Curso online tem diploma? 

Verdade. Nos cursos digitais de pós-graduação e graduação você recebe diploma 

Cursos a distância não são autorizados pelo MEC? 

Mentira. Como dito no início do texto, em 1999 o MEC já começou a credenciar as universidades que tinham cursos digitais. 

Viu como a educação digital tem várias facilidades? É uma ótima oportunidade para você manter sua empregabilidade em alta e construir uma carreira de sucesso.  

Não deixe de realizar o seu sonho e faça com que o seu planejamento de carreira entre em ação. Na UnP,  temos diversas opções de cursos online para você escolher. Qual é sua carreira dos sonhos? 

Sugestões de leituras: 5 táticas para fazer do seu EAD um sucesso e Direito EAD: as vantagens de estudar à distância para área

Heloísa Campos

Comentar