Blog da UnP
Mercado de Trabalho

Como entrar no mercado de trabalho enquanto universitário

Confira dicas para se destacar no ambiente profissional

Se você se pergunta: “como entrar no mercado de trabalho  sendo universitário?”,  saiba que a universidade é parte do processo de crescimento pessoal e profissional para todos que precisam crescer profissionalmente.

Durante o período acadêmico, o potencial de cada estudante passa a ser observado para conquistar a primeira oportunidade de emprego. Portanto, prestar atenção nas aulas e tirar o melhor proveito possível é um diferencial para o crescimento da sua empregabilidade. Tirar suas dúvidas e ser participativo(a) é essencial para adquirir conhecimento na área. 

Quais são as requisições que o mercado de trabalho exige para os universitários recém-formados? 

– Noções técnicas 

Ter noções técnicas e manter-se atualizado(a) sobre a sua área é importantíssimo. Cada dia que passa, as empresas buscam profissionais mais especializados e que estão sempre em busca de se aperfeiçoar e aprender. 

– Pensamento inovador 

O mercado está procurando pessoas que tenham o pensamento fora da caixinha e que contribuam para a elaboração de soluções de forma criadora e eficiente. 

– Proatividade 

As pessoas proativas conseguem pensar em maneiras de executar suas tarefas da melhor forma, lidando com imprevistos de maneira positiva. Além disso, são boas em gerar novas ideias e contribuir para sua equipe. 

Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho

Saiba mais sobre os desafios da jornada do mercado de trabalho e como você pode se organizar para garantir o sucesso. 

Realizar o curso de graduação é um excelente passo para se alto capacitar. Apesar disso, é comum se sentir um pouco perdido(a) após ter conquistado o diploma de nível superior e estar em transição para o mercado de trabalho. 

Entretanto, uma dica é executar novas habilitações e sempre ir em busca de conhecimentos adicionais como:  participar de palestras, estar envolvido(a) em congressos, workshops, cursos online e pós-graduações. 

Toda etapa de aprendizado é relevante para ampliar os conhecimentos. É essencial estar pronto(a) para se diferenciar e destacar na visão mercadológica. 

Nesse sentido, outra dica é manter-se conectado(a) nas redes sociais. Cada vez mais os vínculos corporativos estão sendo construídos por meio da internet. No entanto, não adianta ter um perfil e não ser ativo. 

Para ganhar reconhecido e fazer contatos profissionais, é necessário manter o perfil do Linkedin atualizado. Além disso, há o Facebook e Instagram que podem ser ferramentas digitais importantes para sua carreira. 

Ideias de conteúdos que você pode postar e compartilhar são projetos que você está envolvido(a), dicas e inovações sobre sua área, além de descrições das suas experiências profissionais e cursos. 

Onboarding para novos colaboradores 

Quando você é recém-formado e está em busca das suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho, é comum as empresas fazerem cursos de onboarding. Mas o que é isso? 

  • Onboarding é quando a empresa proporciona cursos e atividades para adaptar e capacitar seus(as) novos(as) colaboradores(as) a sua cultura.  

Portanto, concentrar-se nos exercícios de onboarding é ótimo para sua integração. Durante o processo de ambientação, os colaboradores aprendem mais a respeito da empresa e as demandas que serão elaboradas no dia a dia. 

Gostou das dicas sobre como entrar no mercado de trabalho? Temos certeza que você encontrará uma ótima oportunidade.  

Deixe os seus comentários aqui para nós, amaremos ler novas dicas. 

Sugestão de leitura: Conquistar um emprego: como o conhecimento de mercado pode ajudar você | Blog da UnP

Heloísa Campos

Comentar