Blog da UnP
Mercado de Trabalho

Dicas para entrar no mercado de trabalho enquanto universitário

Confira como se destacar no ambiente profissional

A universidade é um processo de crescimento pessoal e profissional para todos que precisam ingressar no mercado de trabalho. Deste modo, durante o período acadêmico, o potencial de cada estudante passa a ser observado para conquistar a sua primeira oportunidade de emprego. 

Portanto, prestar atenção nas aulas e tirar o melhor proveito possível é um diferencial para o crescimento da sua empregabilidade. Tirar suas dúvidas e ser participativo(a) é essencial para adquirir conhecimento na área. 

Quais são as requisições que o mercado de trabalho exige para os universitários recém-formados? 

– Noções técnicas 

Ter noções técnicas e manter-se atualizado(a) sobre a sua área é importantíssimo. Cada dia que passa, as empresas buscam profissionais mais especializados e que estão sempre em busca de se aperfeiçoar e aprender. 

– Pensamento inovador 

O mercado está procurando pessoas que tenham o pensamento fora da caixinha e que contribuam para a elaboração de soluções de forma criadora e eficiente. 

– Proatividade 

As pessoas proativas conseguem pensar em maneiras de executar suas tarefas da melhor forma, lidando com imprevistos de maneira positiva. Além disso, são boas em gerar novas ideias e contribuir para sua equipe. 

Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho

Saiba mais sobre os desafios da jornada do mercado de trabalho e como você pode se organizar para garantir o sucesso. 

Realizar o curso de graduação é um excelente passo para se alto capacitar. Apesar disso, é comum se sentir um pouco perdido(a) após ter conquistado o diploma de nível superior e estar em transição para o mercado de trabalho. 

Entretanto, uma dica é executar novas habilitações e sempre ir em busca de conhecimentos adicionais como:  participar de palestras, estar envolvido(a) em congressos, workshops, cursos online e pós-graduações. 

Toda etapa de aprendizado é relevante para ampliar os conhecimentos. É essencial estar pronto(a) para se diferenciar e destacar na visão mercadológica. 

Nesse sentido, outra dica é manter-se conectado(a) nas redes sociais. Cada vez mais os vínculos corporativos estão sendo construídos por meio da internet. No entanto, não adianta ter um perfil e não ser ativo. 

Para ganhar reconhecido e fazer contatos profissionais, é necessário manter o perfil do Linkedin atualizado. Além disso, há o Facebook e Instagram que podem ser ferramentas digitais importantes para sua carreira. 

Ideias de conteúdos que você pode postar e compartilhar são projetos que você está envolvido(a), dicas e inovações sobre sua área, além de descrições das suas experiências profissionais e cursos. 

Onboarding para novos colaboradores 

Quando você é recém-formado e está em busca das suas primeiras oportunidades no mercado de trabalho, é comum as empresas fazerem cursos de onboarding. Mas o que é isso? 

  • Onboarding é quando a empresa proporciona cursos e atividades para adaptar e capacitar seus(as) novos(as) colaboradores(as) a sua cultura.  

Portanto, concentrar-se nos exercícios de onboarding é ótimo para sua integração. Durante o processo de ambientação, os colaboradores aprendem mais a respeito da empresa e as demandas que serão elaboradas no dia a dia. 

Gostou das dicas sobre mercado de trabalho? Temos certeza que você encontrará uma ótima oportunidade.  

Deixe os seus comentários aqui para nós, amaremos ler novas dicas. 

Sugestão de leitura: Conquistar um emprego: como o conhecimento de mercado pode ajudar você | Blog da UnP

Heloísa Campos

Comentar