Indíce
Quando chega o fim de dezembro é praticamente impossível não rever os objetivos que foram traçados ao longo do ano. Então, que tal aproveitar o Réveillon 2022 para descobrir as melhores formas de traçar suas metas daqui para frente?
A gente sabe que é bem provável que você esteja se organizando para viajar, escolhendo o melhor pacote de turismo, se a festa vai ser open bar ou qual vai ser o destino na virada. Mas que tal separar um tempinho para pensar na vida profissional ou nos estudos também?
Separamos 6 dicas para ajudá-lo a se planejar melhor para o Réveillon 2022. Afinal, nós do blog da UnP, desejamos mais do que nunca que o próximo ano seja cheio de realizações. Confira:
1. Tenha foco
Tire alguns minutos para pensar quais são seus principais objetivos no ano que vai entrar. Estejam eles envolvidos com a vida profissional ou de estudos.
O ideal para isso é que as metas sejam específicas. Ou seja, que elas digam respeito a um fim preciso. Como, por exemplo: iniciar uma graduação.
Outro ponto importante, é que esse objetivo deve ser atingível. Como assim? Deve ser algo realmente possível para você dentro da sua realidade atual.
Por último, é importante determinar um prazo mensurável e real dentro das suas condições (em até 6 meses, por exemplo).
2. Determine prioridades
É bem comum que as pessoas acabem se empolgando com a sensação de que são capazes de cumprir com um milhão de novos objetivos nessa fase do ano. Nada contra, o ânimo pelo início de um novo ciclo, tá bom?
Só que se a sua lista acabar ficando um pouco maior, o ideal é determinar quais são as prioridades. Assim, você evita qualquer frustrações durante o percurso do novo ano e consegue direcionar melhor sua atenção para o que for mais importante
Uma boa maneira de dividir o que é prioritário, é separar as metas entre curto, médio e longo prazo. Dessa forma, fica mais fácil para se organizar melhor.
3. Anote tudo
Pode parecer até bobo para alguns, mas ter um plano escrito com todas essas ideias e metas realmente faz a diferença.
É importante lembrar que o período de maior tranquilidade no fim do ano vai passar e logo volta a rotina corrida. Então, ter um plano anotado ajuda a evitar que você se esqueça de algo.
Além disso, ter a meta escrita funciona para muita gente como um fator de motivação.
4. Organize o passo a passo
Determinou quais são suas prioridades para o ano que está entrando? É hora de esmiuçar um pouco mais objetivos e determinar o que será preciso fazer para chegar até eles.
Para entrar numa graduação, como citamos anteriormente, por exemplo. É preciso passar a se informar sobre as instituições de interesse, decidir um curso, buscar informações sobre as formas de ingresso, traçar um plano de estudos, entre outras atividades.
Nesse momento, é interessante que você passe a determinar um cronograma de ações. Uma agenda ou um aplicativo que funciona como um planner ajudam bastante nessa etapa. Alguns exemplos de apps para isso são: Trello, Google Keep e Evernote.
5. Divida em etapas
Na hora de fazer a organização citada no item anterior, é importante considerar que uma grande meta exige pequenos passos. Ou seja, é importante dividir objetivos em pequenas tarefas que levarão você ao grande final.
Ao término de cada pequena tarefa concluída, anote sua evolução para se manter motivado. Celebrar conquistas diárias é uma excelente forma de ativar o sistema de recompensa do seu cérebro, sabia?
6. Revise
É importante que você já tenha consciência de que nem sempre é possível realizar os passos definidos exatamente da forma pensada no início. Portanto, falhar em uma ou mais etapas não deve ser motivo de frustração.
Pelo contrário, é uma maneira de adequar o planejamento para a sua realidade. Então, é importante revisar as metas e o cronograma com o passar do tempo.
E aí, o que achou das dicas para aproveitar o Réveillon 2022 e traçar metas com muito mais sucesso? Comente aqui embaixo qual seu principal objetivo na carreira e na vida profissional.
Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: Como fazer planejamento de carreira antes da universidade e Podcasts: 5 sugestões para estudar, aprender e se atualizar!
Comentar