Blog da UnP

Podcasts: 5 sugestões para estudar, aprender e se atualizar!

Não ouve podcasts? É hora de começar! Vamos explicar o que são, por que são interessantes e indicamos alguns títulos para ajudar nos estudos

Os podcasts são programas de áudio que podem ser baixados online ou escutados por meio de aplicativos de streaming, tais como Spotify, Deezer, Amazon Music ou Apple Music. Você tem o hábito de ouvi-los? 

Independente da resposta, este post aqui é interessante, porque essas produções são uma ferramenta incrível para se atualizar, estudar e estar mais preparado na carreira. 

Lembre-se de que se informar é central para quem está pensando no ingresso da faculdade. O Enem, por exemplo, cobra frequentemente assuntos ligados a atualidades. E isso é comum também em diversas outras provas. 

Manter-se antenado é importante para aumentar sua empregabilidade. Esse é um ponto frequentemente requisitado por recrutadores e gerentes de empresas na hora de selecionar um candidato. 

Se você chegou até aqui já estará na frente de muita gente que não se atentou para importância de estar antenado, então: parabéns! Mas antes de ver as 5 sugestões de podcasts, confira 3 outros motivos importantes para incluir o hábito de ouvi-los no seu dia a dia: 

 

Confira o que são podcasts, por que são interessantes formas de aprender sobre certos assuntos e alguns títulos para ajudá-lo na rotina de estudo.
Confira o que são podcasts, por que são interessantes formas de aprender sobre certos assuntos e alguns títulos para ajudá-lo na rotina de estudo.
  • É possível escutá-los na rotina corrida 

A gente sabe, você vive tendo que se dividir entre diversas atividades. Exatamente por isso é que os podcasts são vida! Você pode ouvi-los como e onde quiser. 

Seja no ônibus, na espera do salão ou da barbearia, enquanto está arrumando seu quarto, e por aí vai. Sendo assim, é possível otimizar a utilização do seu tempo com conteúdo útil para seus objetivos. Olha que maravilha?! 

 

  • Os podcasts estão cada vez mais populares 

A audiência dessas produções é crescente. Segundo pesquisa realizada pelo  Kantar Ibope Media, 57% dos brasileiros passaram a ouvir podcasts durante a época da pandemia. 

Tem ideia da representatividade? De acordo com o levantamento, o costume de ouvir podcasts já faz parte da rotina de 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. 

 

  • Conteúdos sob demanda e direcionados 

Uma das grandes vantagens dos podcasts em relação aos programas de rádio, por exemplo, está na possibilidade de ouvi-los quando quiser. Você pode pausar, escutar de forma picotada; enfim, da maneira que achar melhor. 

Outro ponto a favor desses programas digitais em áudio é o fato de que eles são direcionados a um nicho. Ou seja, a um público, interesse ou característica específica.  

Segundo o mecanismo de busca especializado Listen Notes, há 182.450 podcasts produzidos no Brasil. Então, com certeza tem um que seja a sua cara ou que possa ajudar mais nas suas metas. 

 

Ficou animado para ouvir? Então, bora conhecer as 5 sugestões de podcasts para estudar e aprender com atualidades sobre nosso país e o mundo. 

 

1. Loop Matinal  

Focado em tecnologia, tem duração entre 8 e 10 minutos, em média. Costuma trazer um semanário de notícias, chamado de Loopcast, reviews de acessórios e sistemas, além de informações da cultura geek em geral. 

Os anfitriões do programa são o youtuber e produtor de vídeo William Marchiori e o ator e dublador Junior Nannetti. Acesse. 

 

2. Mamilos: diálogo de peito aberto 

Fundado em 2014, é apresentado pela empresária e planner Juliana Wallauer e pela publicitária e palestrante Cris Bartis. É um podcast semanal que traz entrevistas, debates e dados sobre diversos assuntos atuais.  

A dupla recebe convidados para falar de política, educação, comportamento, tecnologia e cultura. O interessante é que os conteúdos costumam ser interligados com notícias, ajudando você a se atualizar. Ouça aqui. 

 

3. Café da Manhã 

Esse é um podcast produzido por uma parceria entre Folha de S.Paulo e Spotify. A proposta é fazer com que o ouvinte “levante da cama com notícias e análises quentinhas”.  

Apresentado de segunda à sexta pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno, Boghossian, traz informações do Brasil e do mundo de forma dinâmica. Clique e escute 

 

4. Resumido: O impacto da cultura digital na sua vida 

Apresentado pelo jornalista e documentarista Bruno Natal, reúne notícias e artigos relevantes da semana no universo da cultura digital. O nome do podcast fica por conta da duração sucinta: 20 minutos. 

A ideia da produção é mostrar como a “tecnologia impacta todos aspectos das nossas vidas”. Acesse 

 

5. Nerdcast 

Talvez seja um dos mais populares da lista. Criado em 2006, surgiu a partir do blog Jovem Nerd. É apresentado por Alexandre “Jovem nNerd” Ottoni e Deive “Azhagal” Pazos. 

A produção aborda temas ligados à cultura geek, como: games, cinema e quadrinhos. Mas também há espaço para tecnologia, notícias e entretenimento. Em 2009, atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de downloads. Ouça. 

 

E aí, decidiu passar a ouvir podcasts? Conte mais, comentando aqui embaixo. Ou então se você já costuma escutá-los, deixe aqui embaixo a sugestão do programa que mais gosta. Participe, afinal, o blog é seu! 😉 

Aproveite para conferir estes outros dois posts para ter dicas interessantes para sua rotina de estudos: Vida acadêmica: superação de desafios e descoberta do universitário e Entenda mais sobre os cursos digitais. 

Luca Contro

Comentar