Blog da UnP
Início de Carreira

Dicas para quem está iniciando a carreira

Confira como iniciar sua carreira com sucesso

Iniciar a carreira pode dar um frio na barriga, mas engana-se quem acha que ela começa apenas quando se termina a universidade. A sua carreira pode começar por meio dos estágios e até contatos que você faz na graduação.   

É normal que você tenha ansiedade e fique com dúvidas de como iniciar sua carreira, mas calma. Vamos te ajudar. 

Não existe uma fórmula secreta para traçar o caminho até seu trabalho dos sonhos. No entanto, há estratégias que fazem isso acontecer mais rapidamente. O planejamento é fundamental para você atingir todos os seus objetivos profissionais e acadêmicos. 

Tudo ficará mais simples quando você começar a reconhecer suas melhores habilidades durante a graduação. Quanto mais você se dedicar a se conhecer em sua área, mais fácil fica de encontrar sua área ideal. Você conquistará isso por meio de todas as experiências que a universidade traz: estágios, trabalhos práticos, provas, entre outras.

Conheça alguns tipos de carreiras 

1. Carreira sem fronteira  

Você tem mobilidade e flexibilidade, podendo trabalhar em mais de uma empresa ao mesmo tempo. Por exemplo, sendo autônomo(a), trabalhando em projetos temporários ou até  por teletrabalho. 

2. Carreira proteana 

É o(a) colaborador(a) que faz com que a sua carreira aconteça de acordo com as circunstâncias pessoais, ou seja, ele(a) dá valor a satisfação e bem-estar pessoal. Ele é responsável pela sua própria carreira. A principal meta é o sucesso psicológico. 

3. Carreira portfólio 

Acontece quando o(a) profissional tem várias certificações e competências. Fazendo com que ele(a) possa trabalhar em diversas áreas e fazer coisas diferentes ao mesmo tempo.

Início de Carreira
Confira as melhores estratégias para quem  no início de Carreira

Dicas de como começar a sua carreira

Tudo que engloba sua vida profissional e educacional faz parte da sua carreira. Confira algumas dicas de como começar com o pé direito desde a universidade. 

  • Invista nas atividades curriculares da sua graduação

Estágios, feiras, palestras e grupos de estudo. Quanto mais você colocar em prática o que aprende em sala de aula, melhores oportunidades vocês terá de desenvolver suas habilidades e conhecer pessoas da área. 

  • Pratique o autoconhecimento

Antes de decidir o destino da sua carreira, é importante que você se conheça e saiba quais as áreas que deseja atuar e mais se identifica. Não adianta nada traçar objetivos em uma área que você não gosta e ser infeliz. Faça um teste vocacional e descubra uma pouco mais sobre a graduação que tem mais a ver com você. 

  • Navegue por sites de emprego

Você pode inserir no espaço de busca desses sites possíveis áreas de acordo com sua graduação. Assim, você consegue ter ideias do que o mercado de trabalho pede para pessoas que querem seguir determinada carreira e investir nisso.

  • Interaja

Não tenha vergonha de tirar dúvidas com seus(as) professores(as) e colegas. Muitas oportunidades de carreira aparecem por meio de contatos que você faz na universidade. Então, esteja aberto(a) a socializar.  

  • Faça uma lista

É uma coisa que ajuda muito para você decidir no que se dedicar. Por exemplo, que tal fazer uma lista dos prós e contras de uma determinada área ou oportunidade de trabalho que recebeu? 

  • Pesquise o currículo de pessoas da mesma área 

Essa dica é bem interessante para você pesquisar qual foi a jornada da carreira de algum profissional que você admira. Isso pode te inspirar a seguir seus sonhos e trilhar um caminho de sucesso.  

  • Nunca pare de se atualizar

O(a) profissional que está por dentro de tudo que envolve sua carreira está à frente de outros que não se atualizam. Não pare no tempo e esteja sempre buscando por novidades da sua área. 

  • Aprenda outra língua

Saber falar outro idioma é uma característica ideal nos profissionais hoje em dia. As empresas buscam pessoas que tenham facilidade em se comunicar. 

Agora que você sabe como construir sua carreira, temos certeza que você fará sucesso. A graduação é uma parte muito importante em tudo isso, ter um diploma abre portas no mercado de trabalho. 

Torcemos para que você alcance todos os objetivos e planos e que essas dicas sejam um ótimo caminho para te ajudar na organização da sua carreira dos sonhos. Se você tem algum dúvida ou outra dica sobre o assunto, deixa nos comentários, ok? 

Sugestão de leitura: A importância do universitário para o mercado | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar