Blog da UnP
Planejamento de Carreira

Como fazer um planejamento de carreira antes de entrar na universidade

Organize os seus passos e seja um(a) grande profissional

Ao pensar em entrar na universidade, muitas pessoas ficam indecisas do que estudar na graduação e como fazer o seu planejamento de carreira. No entanto, fazê-lo é importante, pois permite que o estudante veja melhor o seu futuro profissional e crie expectativas mais racionais. 

Por que eu devo fazer um planejamento de carreira? 

O planejamento de carreira  é uma forma de te ajudar a decidir o seu futuro com mais certeza. É comum as pessoas saírem da escola e prestarem vestibular pensando apenas no salário e status da profissão, no entanto, essas pessoas acabam não se dando tão bem na carreira e muitas vezes não terminam a graduação. 

O planejamento de carreira ajuda para que isso não aconteça. Nele, você pensará em todas as particularidades, objetivos e metas que você deseja alcançar. Para então, decidir uma profissão que realmente lhe agrade, tenha afinidade e ser um bom estudante universitário. 

Com isso, a probabilidade de insatisfação com sua futura carreira diminui e você consegue pensar de forma mais detalhada e planejada. O estágio, por exemplo, é uma parte muito importante na construção de qualquer carreira, durante essa experiência é possível decidir na prática em que área você deseja realmente atuar.  

Planejamento de Carreira
Planejamento de Carreira

Como começar o meu planejamento de carreira? 

Para ter um planejamento de carreira eficaz, há alguns passos interessantes para seguir. Mas, o mais importante deles é: definir um objetivo. Todo o seu planejamento girará etorno de qual objetivo principal você tem para sua carreira.  

Atenção: é essencial que você não escolha um objetivo genérico, como: ‘quero ser presidente’, ‘quero ser famoso na minha área’. Nessa etapa você deve pesquisar, fazer testes vocacionais (linkar UAM) e entender qual seria a sua profissão ideal e em que lugar você quer chegar. 

Uma dica é falar com pessoas que já estão no mercado, pesquisar sobre as empresas que você pensa em trabalhar e manter o pé no chão para ter um objetivo realista e alcançável. Ao definir o seu objetivo, você poderá organizar o seu planejamento em etapas e metas, de curto e longo prazo. Até chegar ao seu objetivo final. 

Definindo as metas  

Para definir suas metas e fazer um bom planejamento de carreira, fica mais fácil se você dividir essa experiência em algumas etapas. Saiba um pouco sobre cada uma delas abaixo. 

Etapa 1: autoconhecimento 

Responda a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • Onde estou agora? 
  • Onde eu quero estar? 
  • O que eu quero como emprego ou carreira? 
  • O que eu gosto de fazer? 
  • Quais são meus pontos fortes e fracos? 
  • O que é importante para mim? 

Etapa 2: questione seu objetivo junto com suas respostas de autoconhecimento 

  • Como posso usar minhas habilidades e interesses a favor do meu objetivo? 
  • Quais são as minhas opções para eu poder estudar o que gosto? 
  • Onde encontro essa carreira que quero seguir? 

Etapa 3: decida 

Nessa hora, você vai analisar suas respostas para as perguntas propostas e entender quais são as melhores opções de cursos e trabalhos que estão ao seu alcance. Você pode pensar desde em que lugar você quer fazer o seu estágio e tem o sonho de construir uma carreira até quais especialidades pretende ter. 

Não esqueça de analisar de forma que tudo se encaixe com a sua situação e responsabilidades atuais. Além de levantar quais são as vantagens e desvantagens de cada opção que aparecer no seu planejamento. 

Etapa 4: ação 

A última coisa que você vai fazer é partir para a ação. Depois de planejar e pesquisar bem, você poderá seguir suas etapas e ver quais ações deve tomar. Nessa hora é superinteressante você conversar com pessoas da área e que estejam inseridas no mercado de trabalho. 

Planejamento de carreira é o processo em que você vai pensar em seus valores, interesses e explorar todas as opções de vida e trabalho disponíveis para você. 

Sabemos que a hora de iniciar seu planejamento de carreira dá uma certa ansiedade, mas é importante manter a calma e pensar no que realmente vá fazer você feliz. 

Universidade e carreira 

Após escolher o curso que você deseja e entrar na universidade, você poderá viver diversas experiências que só estando em uma instituição é possível viver.  

Durante o curso você poderá fazer estágios e se dedicar ainda mais ao que aprende nas aulas em prática. O estágio é uma fase muito importante em que você conhecerá outras pessoas da área e também poderá evoluir como profissional e até ser efetivado. 

Para achar um estágio, você pode contatar o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e cadastrar seu currículo para te ajudar a achar uma opção interessante para você. 

Além disso, é possível estar sempre atento àvagas do Linkedin e deixar o seu perfil atualizado. Os sites de emprego também são uma boa opção, ao fazer o cadastro é possível filtrar para aparecerem apenas vagas de estágio. 

Durante a universidade, não deixe de estudar sobre o seu mercado de trabalho e analisar as melhores oportunidades de acordo com o seu planejamento de carreira. O ideal é achar algo que você possa crescer e melhorar suas competências. 

Muitas pessoas acham a área que realmente desejam se especializar durante o estágio da universidade. Toda a experiência faz com que você conheça melhor as funções do dia a dia e encontre as melhores ferramentas para alcançar suas metas do planejamento de carreira. 

Agora que você já sabe mais sobre planejamento de carreira, coloque a mão na massa e siga seus sonhos. Conte para a gente, qual é seu emprego dos sonhos? 

Sugestão de leitura: A transição da universidade ao mercado de trabalho | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar