Blog da UnP
Pós-graduação em Enfermagem: confira mais informações sobre essa formação e 3 opções de curso

Pós-graduação em Enfermagem: conheça 3 cursos

Pensando em fazer uma especialização na área? Confira os detalhes das opções que você encontra na UnP

Enfermagem é um campo com diversas oportunidades, isso é certo. Porém, as melhores são reservadas cada vez mais para quem investe no currículo. Pensando nisso, separamos 3 sugestões para você fazer seu curso de pós-graduação em enfermagem.

Além disso, também reunimos dicas para ajudar você a entender mais como funciona uma pós. Respondendo a perguntas como: “Quais os tipos de pós graduação?”, “Como é uma pós EAD?” e “Quanto tempo dura uma pós graduação em enfermagem?”. 

Está pronto? Temos certeza que depois de ler este texto você estará muito mais seguro sobre sua escolha e futuro que pretende ter na área. 

Pós-graduação em Enfermagem: confira mais informações sobre essa formação e 3 opções de curso
Pós-graduação em Enfermagem: confira mais informações sobre essa formação e 3 opções de curso

O que é pós-graduação

Em primeiro lugar, é interessante entender um pouco mais sobre essa formação. Trata-se de um complemento à graduação. No caso aqui, para o curso de Enfermagem. Após terminar a pós, o profissional se especializa em determinado assunto ou área. 

Então, para fazer uma pós-graduação, é preciso que você já tenha passado por um curso de uma universidade ou faculdade. Seja ele no formato de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. O importante é ter um certificado de conclusão ou diploma que comprove.

Na pós, é possível aprofundar assuntos que já foram vistos durante a graduação de forma mais breve. Dessa forma, você pode aprender mais sobre conteúdos que despertaram interesse e se qualificar na carreira. 

 

Quais os tipos de pós-graduação?

Basicamente, há 3 tipos diferentes de pós-graduação. Escolher a ideal vai depender de quais seus objetivos profissionais. Confira as características desses formatos:

 

Stricto sensu

São os cursos também conhecidos como mestrado ou doutorado. De maneira geral, são mais voltados para a formação de pesquisadores e docentes. Além disso, contam com um caráter mais aprofundado e teórico.

 

Lato sensu

Engloba cursos de pós-graduação que visam aprimorar habilidades e acrescentar conhecimento à formação profissional. Dessa forma, acabam sendo mais voltados para aprimorar necessidades procuradas pelo mercado de trabalho.

 

MBA

Essa é a sigla em inglês para Master in Business & Administration. Traduzindo: Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de uma pós também no formato lato sensu. A diferença é que essa formação é focada nas áreas de gestão e administração.

Se você está procurando informações mais detalhadas sobre outras particularidades nos diferentes cursos de MBA, dê uma olhada no post ‘O que é MBA: Não comece o curso sem ler‘.

 

Como é uma pós-ead

Essa é uma formação nos tipos que mencionamos anteriormente. Porém, nelas as atividades são realizadas de forma digital. 

Dependendo do curso e da instituição, é possível que haja modelos em que todas as atividades são realizadas online. Assim como há outros formatos em que parte pontual da programação é realizada presencialmente, como no caso de avaliações, por exemplo.

Vale lembrar que a pós-graduação a distância pode oferecer vários meios para aprendizagem. Como: videoaulas, fóruns de discussão e laboratórios digitais. Dessa forma, alunos, docentes  e tutores podem interagir e compartilhar experiências. 

 

Quanto tempo dura uma pós-graduação em enfermagem?

A extensão depende do formato e da instituição que forem escolhidos. Confira abaixo mais detalhes:

 

Lato sensu: de acordo com as regras do MEC, a duração das pós nesse formato deve ser de, no mínimo, 360 horas. E, embora possa variar, normalmente, o que se observa é que a extensão dos cursos lato sensu variam entre 12 a 18 meses

Stricto sensu:  da mesma forma que no item anterior, pode haver variação no tempo de duração dos mestrados e doutorados. Mas, de maneira geral, eles levam de 2 a 4 anos.

Pronto, agora que você já sabe mais sobre as características de uma pós-graduação, é hora de partir para conhecer 3 opções para a Pós-graduação em Enfermagem. 

Todas elas são realizadas na modalidade EAD. O que oferece diversas vantagens, tais como autonomia, já que o aluno pode realizar as atividades em qualquer lugar, por meio de um computador, tablet ou celular. Bastando que tenha acesso à internet.

Além disso, é possível adequar as aulas  conforme sua rotina e sem precisar se deslocar até a instituição de ensino. Gostou? Então, confira:

 

Gestão em Enfermagem

Esse curso visa atender a necessidade de capacitação de Enfermeiros para atuarem nas áreas de administração e gerenciamento.  Seja em hospitais, clínicas, laboratórios ou em empresas diversas que necessitem desse tipo de serviço.

A formação capacita o profissional para promover assistência estratégica e aptidões na parte executiva. Além de subsidiá-lo com conceitos técnico-científicos fundamentais para gestores que combinem qualidade, ética e responsabilidade social.

Na UnP, o curso possui 16 disciplinas e uma duração total de 360 horas, distribuídas em dois semestres. Contando com matérias como:

 

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais 
  • Bioética e humanização em saúde
  • Biossegurança e Segurança do Paciente
  • Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente
  • Auditoria em Procedimentos Médicos e em Contas Hospitalares
  • Gestão de Pessoas e Liderança
  • Gestão de Recursos e Processos
  • Tecnologia da Informação na Área da Saúde
  • Gestão Estratégica de Serviços de Enfermagem

 

Enfermagem do Trabalho

Esse enfermeiro deve zelar pela saúde dos funcionários. E o campo de trabalho para esse profissional é extenso, já que as empresas, por lei, devem oferecer a assistência de segurança e saúde com supervisão de um(a) enfermeiro(a).

Em empresas de médio e grande porte, é comum que o enfermeiro do trabalho faça  parte de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Chamado de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMIT), esse time atua na prestação de serviços de enfermagem. 

A pós-graduação em Enfermagem do Trabalho oferece as estratégias e conhecimentos para desempenhar todas essas atividades. Capacitando você para favorecer a promoção à saúde dos empregados, prevenir doenças e distúrbios ocupacionais.

Na UnP, o curso conta com 16 disciplinas e 360 horas totais, divididas entre dois semestres. Confira alguns exemplos de matérias encontradas nessa formação:

 

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais
  • Bioética e humanização em saúde
  • Biossegurança e Segurança do Paciente
  • Saúde Baseada em Evidências
  • Comportamento Organizacional
  • Enfermagem na Saúde Ocupacional
  • Epidemiologia
  • Imunização do Trabalhador
  • Processo Saúde-Doença do Trabalhador
  • Vigilância em Saúde do Trabalhador

 

Docência em Enfermagem

Essa pós é voltada principalmente para quem tem interesse em se tornar professor na área. Mas as possibilidades para quem concluir esse curso vão além da docência. Você também estará apto para atuar como docente, pesquisador, professor ou especialista.

Trata-se de uma ótima escolha, já que a oferta de emprego para quem possui essa especialização é bastante volumosa em instituições públicas e privadas. Além de locais, como ONGs, editoras e outras empresas.

Na UnP, essa pós-graduação tem duração de dois semestres, totalizando 360 horas de curso. São 16 disciplinas, que envolvem os universos da psicologia, pedagogia e docência. Veja alguns exemplos:

 

  • Arte, Ludicidade e Aprendizagem
  • Ferramentas Práticas para a Inovação – Área Educação
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Docência Interdisciplinar
  • Educação na Área da Saúde
  • Educação Permanente em Enfermagem
  • Legislação da Educação
  • Metodologias de Ensino
  • Necessidades Educacionais Especiais
  • Recursos Virtuais na Prática Pedagógica

 

E aí, o que achou sobre as informações e as opções de Pós-graduação em Enfermagem que selecionamos? Comente aqui embaixo e contribua com o nosso blog.

Aproveite também para dar uma olhada nestes outros dois posts: Área da saúde: 5 cursos que estão em alta e A importância dos profissionais da área da saúde.

Jessica S. da Silva

Comentar