Blog da UnP
História

Canais no Youtube para quem ama História

Sonha com o curso de História? Então, vem conferir ideias para mergulhar nessa disciplina!

Quando você ouve ou lê a palavra tecnologia, o que vem na sua cabeça? Podemos dizer que ela tem várias funções, como a de transmitir energia para sua televisão, aquecer sua água do banho, carregar seu celular, entre outras facilidades que melhoram a qualidade de vida dos seres humanos no decorrer da história.

O avanço tecnológico não se limita apenas a tecnologia dos celulares e computadores. Assim, em todos os setores econômicos e sociais ela se empoe de alguma forma. Nos estudos, por exemplo, ela é a melhor amiga de muitos alunos ou vestibulandos para tirar suas dúvidas e estudar.

Na época da cibercultura, em que o mundo se torna mais dinâmico e interativo, as redes sociais como o WhatApp, Instagram, Facebook e Youtube crescem cada dia mais. Nesse sentido, vivemos em um mundo que qualquer pessoa consegue dar sua opinião e compartilhar conteúdo virtual.

Sendo assim, há muitas pessoas online que usam esses canais para passar conhecimento, de maneira divertida e imersiva. Ao pesquisar online, é possível achar a resposta para a maioria de suas dúvidas e pesquisas sobre a História da humanidade e o curso de História propriamente dito.

Nesse contexto, de acordo com pesquisa feita pela empresa especializada em comunicação digital, “We Are Social”, mais de 4.5 bilhões de pessoas estão na internet. Além disso, mais de 3.8 bilhões estão nas redes sociais.

Ainda sobre a pesquisa citada acima, o Youtube passa a ser um dos campeões em audiência, com 2 bilhões de usuários logados mensalmente. Tenho certeza que você tem um canal favorito nessa plataforma. Veio algum à mente, não veio?

História
História

Qual é a história do Youtube?

A história do YouTube começou em 2005, quando o site foi criado por três amigos: o designer Chad Hurley e os programadores Steve Chen e Jawed Karim. Como teste, eles colocaram o primeiro vídeo no YouTube chamado “Me at the Zoo” (Eu no Zoológico).

Desde o seu lançamento o aplicativo foi um sucesso. Em seu primeiro ano alcançou mais de 2 milhões de visualizações por dia e 200 mil usuários.

Além disso, para você que pensa que os criadores do YouTube sempre foram bilionários, está enganado. O primeiro escritório da ferramenta ficava em cima de uma pizzaria e um restaurante japonês. Além disso, os escritórios eram divididos por cortinas, pois eles não tinham dinheiro para as paredes.

A versão mobile (de celular) para o site ocorreu apenas em 2008 e a qualidade de vídeo HD, em 2009. Os anos se passaram e ele virou o que é hoje, uma das maiores ferramentas para fazer upload de vídeos.

Portanto, diante da história do YouTube, surgiram diversas pessoas fazendo conteúdos acessíveis e de qualidade. Entre eles, estão os canais educativos, que servem para educar e passar conhecimento para seus telespectadores.

Nesse post você pode conferir canais no Youtube para quem ama História. Então, prepare o play e aprenda com esses canais incríveis.

TOP 6 de canais de História no Youtube

Canal Foca na História

O Canal Foca na História tem um conteúdo muito interessante sobre Mitologia Grega e Nórdica. Nele, você pode assistir vídeos de 5 minutos até aulas com mais de 3 horas para um conteúdo aprofundado.

Nostalgia

O canal Nostalgia é feito pelo Youtuber Felipe Castanhari. Em seus vídeos ele faz reflexões sobre diversas partes da História Geral, seu lema é “ensinando e divertindo”.

Além disso, ele tem uma série super interessante no Netflix, que chama Mundo Mistério. Com convidados especiais, ele gravou vários episódios sobre mistérios e as maravilhas da ciência e história.

Historizando

O Historizando é perfeito para quem está em ano de vestibular. Ele é feito pela professora de História e jornalista, Tatiana Rezende. Então, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e revisar o conteúdo das provas.

Canal Parabólica

O Canal Parabólica tem conteúdos super explicativos sobre História e Filosofia. O autor dos vídeos é o professor Pedro Rennó, que dá aulas sobre essas matérias em cursinhos.

Buenas Ideias

O Buenas Ideais é feito pelo pesquisador Eduardo Bueno, ele também é inscritor e fez esse canal com vídeos dedicados à História do Brasil. Então, é uma boa alternativa para quem quer aprofundar o conhecimento sobre o país.

Canal História e Tu

Esse canal fala sobre música, cinema, arte e claro, História. Você aprende de uma maneira leve e divertida tudo que viu na escola. É uma escolha boa para quem tem dificuldades em assistir aulas presenciais.

Depois de todas essas dicas, temos certeza que você estudará História Geral de um jeito divertido e dinâmico. Assim, a tecnologia virou nossa melhor amiga para muitas ocasiões. Confira também filmes para estudar para o vestibular. Caso você tenha dica de algum canal no Youtube, comenta aqui embaixo.

Heloísa Campos

Comentar