Blog da UnP

Por que a universidade é tão importante quanto ao curso?

Descubra porque a escolha da universidade é essencial para ter um bom aprendizado

Você sabia que a primeira universidade foi criada em 1150? Ela ficava em Bolonha, na Itália. Além disso, na época, ela era comandada pela Igreja e a maioria dos seus alunos eram senhores. Desta época para frente, conforme foram surgindo novas instituições, era super importante onde você estudava, pois poderia significar riqueza e inteligência. Confira mais a seguir!

Antigamente, era incomum mulheres estarem na universidade, mas graças ao avanço crítico da sociedade e ao feminismo, as mulheres conquistaram seu espaço desde a cadeira de estudante até cargos de presidência. No entanto, em 1150, os gigantes salões – que eram palco das aulas, eram cercados por senhores de cabelos brancos.

Além disso, o curso de Direito é o mais antigo, o primeiro foi inventado na própria universidade de Bolonha. Antes das universidades, existiam apenas os mosteiros, onde as pessoas podiam estudar sobre teologia, filosofia, literatura e outros assuntos sob o ponto de vista religioso.

A importância de ter uma graduação na universidade reflete no mundo dos negócios. Enquanto antigamente você tinha regalias, como não pagar impostos ou prestar serviço militar, hoje em dia ter um diploma universitário significa que você é um profissional qualificado e que pensa no seu futuro.

No Brasil, a primeira instituição voltada para o ensino superior surgiu na Bahia e era uma escola de cirurgia (1808). Logo após, vieram as Faculdades de Direito em São Paulo e Olinda. A primeira universidade surgiu no Rio de Janeiro em 1920.

Percebe-se que a educação teve um desenvolvimento enorme pelo mundo. Mas, também, desigual, cada lugar no seu tempo. As universidades vieram para completar o perfil de um candidato e garantir um diferencial no mercado de trabalho.

Assim, quando se pensa em qualificação, as empresas e recrutadores também querem se referir à universidade de ensino que você estuda ou estudou. É importante escolher, além do curso, uma instituição que tenha reconhecimento e valores positivos.

Por que a escolha da universidade é importante?

A escolha da universidade é importante, pois é por meio dela que você espelhará o seu futuro profissional. No Brasil, por exemplo, temos o MEC (Ministério da Educação e Cultura) responsável por avaliar todas as instituições do país, inclusive os cursos de ensino a distância (EAD).

Portanto, para avaliar a instituição e ter respostas confiáveis, o MEC dá notas para cada curso de cada universidade pelo país. Por meio de sua pontuação, você consegue ver suas avaliações dos seguintes quesitos principais, projeto pedagógico, qualificação do corpo docente, instalações físicas, responsabilidade social, satisfação dos alunos, gestão da instituição, entre outros.

Além disso, em universidades que possuem o curso de Direito, é importante verificar se elas têm autorização da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Algumas dicas para escolher sua universidade ideal

Pesquise

Para o ensino a distância, pesquise na internet, entenda a plataforma e as ferramentas que são oferecidas. Para o presencial, em alguns casos, é possível até que você entre em contato com a secretaria da universidade para visitá-la pessoalmente. Assim, você consegue ver a infraestrutura da universidade! Afinal, mesmo que você seja um(a) aluno(a) de curso EAD, você pode usar as bibliotecas, por exemplo.

Pergunte aos alunos ou ex-alunos da universidade

Pergunte aos alunos e ex-alunos como está sendo ou foi a experiência deles com a universidade. Assim, você tem referências de quem já estuda na instituição. Se estiver em dúvida sobre qual curso fazer, essa também é uma grande oportunidade para tirar.

Veja no site a página institucional do seu curso

No site das universidades, tem a página de cada curso. Que tal dar uma olhadinha e tirar todas suas dúvidas? Normalmente você encontra a grade curricular, os professores, carga horária, entre outras informações.

Estudar em uma universidade que seja referência no mercado e principalmente na sua área, é um diferencial importante. Afinal, a escolha da universidade é o primeiro passo para o seu futuro profissional.

Há universidades que não se preocupam com o bem-estar do aluno, além de oferecerem cursos desatualizados. É essencial que a universidade tenha uma visão humanista, em que os alunos devem passar por uma transformação pessoal e profissional.

Além disso, estar atenta às novas tecnologias para prepararem seus alunos para serem os profissionais do futuro qualificados e antenados com sua área. Assim, uma grande universidade forma o aluno para ele ser um bom ser humano e exercer a profissão dos sonhos da melhor maneira possível.

Qualidade acadêmica da universidade

A qualidade acadêmica se dá pela avaliação dos professores e coordenadores, para que promovam um ensino a distância com excelência.

Empregabilidade

A empregabilidade deve ser um pilar de uma universidade, pois dessa forma a instituição auxilia seus(as) estudantes(as) a conquistarem o seu espaço de trabalho no mercado. Como o UnP Carreiras!

Internacionalidade

A internacionalidade é um pilar importante de uma universidade, pois preza por experiências internacionais e culturais. Um exemplo são os intercâmbios acadêmicos.

Sendo assim, conclui-se que é fundamental que você escolha a universidade correta para o seu perfil e área, para então optar pelos cursos tradicionais ou EAD. Não deixe de pesquisar e ver se realmente a instituição que procura é reconhecida e de qualidade. Conta para gente, qual é o seu curso EAD dos sonhos?

Heloísa Campos

Comentar