Blog da UnP
Tire suas dúvidas sobre como funciona o Enem

Como funciona o Enem? Saiba mais!

Tire suas dúvidas a respeito dessa importante prova, seja para realizá-la ou estudar para ela

Quer descobrir ou relembrar informações sobre como funciona o Enem? Dê uma olhada neste post e confira sobre os benefícios da prova, a estrutura do Exame e a redação, além de outros detalhes. 

Para isso, separamos as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Assim você pode sair na frente para se preparar ou realizar a avaliação. 

Gostou? Então, veja logo abaixo as principais questões sobre como funciona o Enem. Não importa se você está saindo do 3º ano do Ensino Médio ou em outra fase da vida. Esse resumão prático com certeza vai ajudar!

Tire suas dúvidas sobre como funciona o Enem
Crédito da foto: Wilson Dias/ABr, CC BY 3.0 BR

O que é o Enem?

O Enem é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Exame tem o objetivo de avaliar o desempenho do Ensino Médio e se transformou num meio de acesso para faculdades e universidades. 

Em 2010, o Enem passou a fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um programa do MEC, em que instituições de Ensino Superior oferecem vagas. Além de ter se constituído como um dos maiores sistemas de avaliação educacionais de todo o país.

Dessa maneira, a prova equivale a uma espécie de processo seletivo para entrar na faculdade, seja ela pública ou privada. Na UnP, por exemplo, é possível utilizar a nota obtida no teste como forma de ingresso.

Ah, e qualquer pessoa que já tenha concluído o Ensino Médio pode fazer o Enem, viu?

Como é a prova do Enem?

Para começar a falar sobre como funciona o Enem, é importante tratar da estrutura do Exame. Então, vamos lá. A prova pode ser aplicada de duas formas: impressa ou digital. Em ambas, o candidato deve se dirigir aos locais determinados pelo INEP como pontos para aplicação.

A diferença fica apenas por conta da apresentação dos cadernos de questões: na tela de um computador ou em folha de papel. Já a redação, é feita em versão impressa independentemente da forma escolhida. 

Vale ressaltar, que o exame não pode ser realizado em computador pessoal, apenas nas máquinas disponibilizadas pela organização do Enem.

Outro dado importante é que a prova é dividida em duas partes realizadas em dias diferentes, no caso dois domingos.

 

O que cai no Enem?

Tanto a prova digital quanto a impressa conta com 180 questões no total. Em cada um dos dias do exame, o candidato deverá responder a 90 perguntas, divididas em dois cadernos, cada um com 45 questões.

Cada caderno é temático e separado segundo essas categorias: 

 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: reúne questões de português, inglês e literatura.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: engloba perguntas sobre história, geografia, sociologia, artes e filosofia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: agrupa questões de física, química e biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias: traz perguntas envolvendo essa disciplina e conceitos relacionados.

 

Embora haja essa separação, é muito importante que você lembre de um conceito muito presente na prova: a interdisciplinaridade. Isso significa que as indagações apresentadas misturam duas ou mais áreas do conhecimento.

 

Como calcular a nota do Enem?

Ao contrário do que acontece em outras avaliações, não basta apenas somar o número de alternativas corretas ou incorretas. O Exame também leva em conta outro fator para determinar a pontuação: a dificuldade de cada pergunta. 

Como assim? Os pontos de cada candidato são estabelecidos de acordo com a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nela, os acertos obtidos em questões de menor ou maior grau de dificuldade são diferenciados, procurando evitar que pessoas que “chutem” as respostas sejam beneficiadas.

Para isso, o conteúdo da prova é dividido entre fácil, média e alta dificuldade. E daí? Acontece que se você acertar uma pergunta difícil, mas errar outras consideradas simples, tende a perder pontos. 

Ou seja, isso significa que mesmo quem tiver acertado o mesmo número de questões pode ter resultados diferentes.

 

Como estudar para o Enem?

Primeiramente, é preciso que você estabeleça uma boa rotina de estudos. E que ela seja consistente, ou seja, que você se esforce e tenha constância. 

Além disso, também é importante levar em conta as especificidades da avaliação para sair com um melhor resultado. Para isso, você pode se atentar a alguns pontos:

 

  • Separe horários para estudar de maneira concentrada.
  • Organize seu local de estudo para manter o foco e evitar distrações, como celular, músicas, barulho, entre outros.
  • Verifique e refaça provas dos anos passados e pratique com simulados.
  • Confira quais foram os temas de redação de anos anteriores.
  • Realize as propostas de redações dos anos anteriores (imagine que você está na prova para se preparar melhor).
  • Ler é outro hábito importante para ajudar você nas questões e na redação do Enem.
  • Procure se informar sobre temas que estão em alta e presentes em jornais e portais de notícias (a prova traz assuntos atuais em diversas questões, além da redação).

 

Aliás, a UnP faz parte do Enem na Mira, um portal de conteúdo gratuito com lives, podcasts, e-books, games e simulados para ajudar quem vai fazer a prova. Então, que tal dar um pulo por lá? Essa ajuda extra com certeza será muito útil!

 

Como usar a nota do Enem?

A sua pontuação pode servir como forma de ingresso em diversas instituições de Ensino Superior no país. A maneira exata dependerá um pouco da faculdade específica. 

Na UnP, por exemplo, é possível entrar em um curso de graduação apresentando sua nota. E, além disso, dependendo da sua pontuação você pode conseguir bolsas! Saiba mais aqui.

 

Quando vai ser o Enem 2021?

A prova deste ano será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. Já a divulgação dos locais de prova ocorreu em 25 de outubro. Caso você vá prestar, já verificou onde vai realizar o Exame? É importante se planejar para que seu trajeto e chegada sejam tranquilos.

 

O que é preciso levar para o Enem?

Fique esperto com esta listinha de itens obrigatórios para levar nos dias de avaliação:

 

  • Documento de identidade com foto
  • Caneta preta feita com material transparente
  • Número de inscrição senha (pode ser decorado ou anotado – mas não custa nada você levar num papelzinho para evitar esquecer, né?)

 

E aí, tirou suas dúvidas sobre como funciona o Enem? Comente aqui embaixo se está estudando ou se vai fazer prova. 😉

Aproveite para também para dar uma olhada neste outro post sobre o assunto: ENEM com Netflix: 16 Filmes e séries para estudar!

Luca Contro

Comentar