Blog da UnP
Estágio

Como se preparar para uma entrevista de estágio

Entrar na universidade é sinônimo de muito trabalho. Afinal, durante o curso você já está construindo a sua vida profissional. Engana-se quem acha que a sua carreira começa apenas ao final na universidade.

Nesse contexto, ao estar em uma graduação você tem a opção de enriquecer o seu aprendizado por meio do estágio. Em alguns casos ele é obrigatório, em outros não. Porém, é uma grande chance de aprender e fazer networking com pessoas da sua área.

Além disso, estar sempre estudando e atento às inovações é um diferencial e o estágio ajuda nisso!

O que é um estágio?

Ele é uma oportunidade de trabalhar em sua área com pessoas já formadas, por meio período e ter uma experiência imersiva no mercado de trabalho. Os contratos podem ser renovados e, ao final do programa, é possível que você alcance a tão sonhada efetivação.

Com o estágio, os alunos colocam em prática todo o aprendizado de sala de aula, mas com supervisão. Assim, esta é uma maneira de se aperfeiçoar e ter contato com outros profissionais que já possuem experiência.

O principal lado positivo de fazer estágio é conhecer sua futura profissão na prática. Às vezes, acontece de você descobrir novas maneiras de trabalhar e se apaixonar por uma função que você nunca pensaria em ter.

Toda pessoa formada já passou por esse momento especial da graduação. Mas, apesar de não ser um emprego CLT, há diversas regras que a empresa precisa seguir com os estagiários, de acordo com a lei nº 11.788.

Dentro dela constam informações sobre carga horária de trabalho, valor da bolsa em caso de estágio remunerado, Seguro de Acidentes Pessoais, auxílio transporte, entre outros assuntos.

Como procurar uma oportunidade de estágio?

Há diversas formas de estar por dentro das vagas de estágio disponíveis. A universidade é o principal veículo facilitador entre o estudante e o estágio ideal. A UnP, por exemplo, tem a empregabilidade de seus estudantes como um dos seus objetivos. Afinal, saber que os alunos da instituição estão atuando em suas áreas é sempre motivo de alegria e sensação de dever cumprido.

E por meio do UnP carreiras, nosso aluno fica atualizado sobre todas as oportunidades do mercado, além de poder assistir palestras e conversar com estudantes de toda Rede Laureate pelo mundo.

Além das ferramentas da própria universidade, cada estudante universitário pode se cadastrar no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. Nele há diversas empresas cadastradas que oferecem estágios em diversas áreas.

Outra opção, é criar e atualizar seu currículo em sites de recrutamento e capacitação para futuros profissionais. Alguns exemplos são o Vagas e o InfoJobs, plataformas autenticadas, que permite a procura de estágios específicos por meio de seus filtros.

Além desses, é claro que não poderíamos esquecer do Linkedin, que é a principal rede social voltada para contatos profissionais. Há diversas maneiras para deixar o seu perfil do Linkedin muito mais interessante e atrativo.

Estágio
Estágio

Dicas para uma entrevista de estágio

Agora que você já sabe como funciona um estágio, prepare-se para as dicas de como mandar bem na entrevista. Então, separe um lugar para anotar tudo que achar interessante e arrase!

1. Pesquise sobre a empresa

Depois que você receber o convite para a entrevista, é essencial que você conheça um pouco sobre a história do negócio. Há recrutadores que perguntam o que você sabe sobre ele e é importante ter isso na ponta da língua.

Além disso, há processos em que você deve fazer atividades em grupo ou até montar alguma proposta fictícia. Portanto, contar com informações sobre o local é um diferencial que vai te manter à frente dos outros candidatos que talvez não tenham pesquisado nada.

2. Escolha uma boa roupa

Você já deve ter ouvido aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”. Pois bem, ao chegar na entrevista a primeira coisa que os recrutadores vão analisar é a sua aparência. Então, separe uma roupa que esteja em bom estado e combine com o ambiente de trabalho.

Se puder, pesquise mais sobre a rotina da empresa, a fim de entender como os colaboradores se vestem. Mas, sempre tente compor um look mais formal que despojado, a fim de transmitir neutralidade e credibilidade.

3. Treine

Pratique suas respostas da frente do espelho. Essa é uma maneira de te deixar mais confiante para o dia da entrevista.

Entre as questões que podem ser feitas, estão aquelas que envolvem as suas experiências profissionais. Como, por exemplo, “por que você deveria ser contratado?”, “o que gosta de fazer no final de semana?” e “o que esperava quando escolheu seu curso de graduação?”.

4. Seja verdadeiro

Não minta sobre a sua vida, é muito importante manter a sinceridade na hora da entrevista. Se você mentir que tem uma certa habilidade, for cobrado por isso e não souber realizar, há possibilidade de perder sua vaga de estágio por ter mentido.

Portanto, seja você. Fale e mostre o que sabe fazer, tenha confiança e acredite em seu potencial!

5. Atenção com as redes sociais

Você sabia que muitos recrutadores olham suas redes sociais para saber mais sobre o que você posta? Por isso, é importante manter suas fotos em ordem e não se comprometer com a postagem de conteúdos desagradáveis.

Caso você faça Gastronomia, por exemplo, uma ideia é compartilhar os pratos que você cozinha. Assim, o recrutador poderá ter uma ideia de suas habilidades, se olhar suas redes.

6. Tenha postura

É interessante manter a postura durante todo o processo seletivo. Mantenha a tranquilidade durante a entrevista e busque comportar-se de maneira confiante e neutra. Evite fazer perguntas sobre a remuneração e benefícios, nesse primeiro momento.

Além disso, ao término da conversa, evite enviar mensagens perguntando se passou ou não. Mostre-se confiante e tenha paciência!

7. Estude sua trajetória

É muito comum em uma entrevista de estágio perguntarem sobre suas experiências, mesmo que pessoal ou profissional. Por isso, estude mais sobre você mesmo, relembre cursos e momentos importantes da sua graduação. Procure criar um roteiro, a fim de memorizar tudo que precisa ser falado durante a entrevista.

Anotou tudo? Caso tenha mais alguma dica para uma entrevista de estágio, conte nos comentários.

Heloísa Campos

Comentar