Blog da UnP
Ciência de Dados

Conheça a área de Ciência de Dados

Entenda qual é o trabalho do cientista de dados e a pluralidade desse segmento

A cultura de dados cresce a cada dia nas empresas e o mercado está em busca de profissionais qualificados que trabalhem na área. A Ciência de Dados é responsável por analisar números e informações que possibilitam as empresas de tomarem decisões, planejarem ações e desenvolverem novos produtos e clientes.  

Esses(as) profissionais conseguem enxergar além e dar uma resposta mais detalhada para qualquer situação que envolva dados.  Por meio das informações que eles(as) conseguem, é possível prever tendências do mercado, analisar oportunidades e identificar erros e falhas operacionais. 

Qual é o perfil de quem trabalha com Ciência de Dados? 

Para trabalhar com Ciência de Dados, você tem que gostar de matemática e tecnologia. Nessa carreira, você lidará com números, estatística, big data, inteligência artificial e programação. 

Portanto, é importante você ser uma pessoa sempre atenta aos detalhes e que goste de trabalhar com relatórios. A área de Ciência de Dados está entre as melhores profissões para o futuro. Você pode atuar em qualquer negócio que tenha o setor de tecnologia e negócios. 

Confira abaixo alguns cursos da UnP Online que são perfeitos para quem quer atuar na área de dados. 

A seguir leia a entrevista feita com o administrador de empresas Ricardo Soler. Ele tem mais de 15 anos de carreira e é especialista em Ciências de Dados.  

Ciência de DadosAtualmente Soler trabalha como Gerente Corporativo de Análise do Centro de Excelência e de Business Intelligence. 

1. Qual é o maior desafio da área? 

Podemos responder em duas vertentes: 

Mercado – Empresas: Ainda existe muita vaga disponível e pouca gente qualificada. Estamos aqui falando de duas áreas com bastante viés técnico e que também precisa de viés de negócio. É um profissional mais completo atualmente do que há 10 anos. Por isso, ainda mais no Brasil, muitas empresas têm dificuldade em preencher as suas vagas.   

Mercado – Candidatos: Muita gente quer migrar para dados, mesmo sem ter muito perfil. Precisa estudar e praticar muito as técnicas de ingestão, transformação e manipulação de dados. Importante os candidatos que estão iniciando entenderem que para começar nessa área é preciso às vezes dar alguns passos para trás, partindo do zero em algumas empresas.  

2. Para você, qual é a importância dessa área para as empresas? 

Como dados passou a ser encarado como mais estratégico e que gera muito valor para a empresa como um todo, a importância é vital e muda o patamar de entrega percebida de valor para os clientes.  

3. Uma pessoa que se especializa nessa área, pode trabalhar onde? 

Em qualquer empresa. Atuar com dados independe do mercado e da área. Apesar de existirem profissionais mais especialistas em algum mercado, a lógica de atuar com dados é relativamente genérica, passando quase sempre pela ingestão + enriquecimento + engenharia de dados, que é igual a mais back-end & modelos estatísticos e/ou análises e/ou relatórios igual a mais front-end.    

O que é Front-end e Back-end em Ciências de Dados? 

Front-end e Back-end são duas funções distintas na carreira de desenvolvedores. Para lembrar a diferença de cada a dica é traduzir para o inglês: front – frente e back – atrás.  

O(a) desenvolvedor(a) de Back-end trabalha por trás, nos bastidores, de um projeto. Sendo assim, ele(a) cuida da parte de um site que o público não tem contato, como por exemplo o servidor, funcionalidade do banco de dados e segurança. A média salarial dessa carreira no Brasil é de R$ 4.196,00. 

Já para quem trabalhar no Front-end, a função é voltada para atuar na parte visível da ferramenta e sites. Ou seja, você desenvolve efeitos visuais e pensa na usabilidade da jornada do usuário, velocidade, entre outros assuntos. A média salarial dessa carreira no Brasil é de R$3.036,00. 

A informática e tecnologia estão presentes em todos os setores produtivos, então Ciências de Dados é uma área que tende a crescer. Portanto, para se destacar no mercado, mantenha-se sempre atualizado(a) e fique com sua empregabilidade em alta. 

O que você achou do conteúdo? Qual é o seu sonho dentro do mercado de dados? Conta para a gente nos comentários! 

Sugestão de leitura: Conheça os cursos de Tecnologia mais procurados | Blog da UnP

Heloísa Campos

Comentar