Blog da UnP
Advogado

Séries que todo advogado deveria assistir

No Dia do Advogado(a) confira séries inspiradoras sobre a profissão

Todo dia 11 de agosto é comemorado o Dia do(a) Advogado(a) para celebrar esses(as) profissionais responsáveis pela justiça do país. Essa data foi escolhida pois é o dia da criação das duas primeiras faculdades de Direito do país. 

Em 1827, D. Pedro inaugurava a Faculdade de Direito do Lardo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, no Pernambuco. O curso para tornar-se advogado(a) é um dos mais antigos do Brasil. 

Atuar com advocacia é escolher entre as várias especializações que essa carreira trás. Antes das faculdades declamadas por D. Pedro, quem desejava cursar direito, deveria ir para a Europa, em Portugal. 

Uma curiosidade é que naquela época o curso de direito poderia ser feito apenas pelas famílias poderosas e privilegiadas. Hoje, claro, ele é acessível para diversas pessoas, com facilidade de bolsas de estudos e qualidade acadêmica na UnP. 

É possível cursar as diferentes especialidades de Direito de forma presencial ou 100% digital. Ambas são autorizadas pelo MEC e garantem seu diploma com credibilidade no mercado de trabalho.  

Além do Dia do(a) Advogado(a), há outras datas importantes para esses profissionais. Confira abaixo. 

  • Dia do advogado criminalista – 2 de dezembro; 
  • Dia do advogado trabalhista – 20 de junho; 
  • Dia da mulher advogada – 15 de dezembro em homenagem à primeira advogada brasileira, Myrthes Gomes. 

Se você gosta da área de direito, há diversas séries superinteressantes para se aprofundar e ver como funciona essa carreira na prática. Vamos recomendar algumas que todo advogado(a) ou amante do direito deveria assistir. Esquenta a pipoca e aperta o play! 

Advogado
Advogado

Dicas de séries sobre advogado(a) 

Netflix 

  • A série Como Defender um Assassino (How to Get Away With Murder), é uma das mais assistidas na área de direito. Nela, você acompanha a história de cinco estudantes de Direito que começam a trabalhar como estagiários da respeitada professora de Direito Penal Annalise Keating. Espere mistério, romance e muitos ensinamentos jurídicos. 

Como Defender um Assassino | Netflix 

  • Suits é uma obra intrigante que conta a história de um jovem que consegue uma vaga na empresa de um grande advogado. No entanto, ele não tem formação e nem licença para advogar. 

Suits | Netflix 

GloboPlay 

  • Peso da Verdade é um drama jurídico. A atriz Kristin Kreuk interpreta uma advogada que ganha um grande caso. No entanto, ela descobre que há muito mais coisa envolvida do que imaginava e grandes histórias e desafios aparecem. 

O Peso da Verdade | Assista online aos episódios no Globoplay 

  • Com várias temporadas, Prison Break começa com a história de um homem condenado a pena de morte por um crime que não cometeu. A série faz um retrato do sistema carcerário americano. 

Prison Break: Em Busca da Verdade | Assista online aos episódios no Globoplay 

Amazon Prime  

  • Com sete temporadas disponíveis, The Good Wife mostra a vida de Alicia Florrick (Julianna Margulies). Ela é esposa de um advogado corrupto que por conta dos seus escândalos sexuais renunciou sua vaga de Procurador-Geral. 

Sem trabalhar há mais de 10 anos com advocacia, ela se vê obrigada a voltar ao trabalho, enquanto tem que cuidar dos filhos e passar por momentos difíceis. No seu retorno, ela encontra um colega da faculdade que foi seu grande amor. 

Prime Video: The Good Wife – Temporada 1

  • Lei & Ordem (Law & Order) é uma série de muito sucesso e está dividida em duas sessões: Crimes Premeditados ou Unidades de Vítimas Especiais. Enquanto a primeira tem 5 temporadas disponíveis, a segunda tem 20.  

Em cada uma delas novas histórias aparecerem para os detetives e advogados desenrolarem. A trilha mostra todo o processo de determinar a culpa ou inocência de alguém, além de muitos outros assuntos envolvendo política, ética, justiça e amor. 

Prime Video: Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais 

Prime Video: Lei & Ordem: Crimes Premeditados 

Você já assistiu alguma dessas séries? Tem outra para indicar? Então, comenta aqui embaixo. Mas, não vale dar spoiler! Aproveite o seu tempo livre para assistir essas histórias e aprender mais sobre o mundo dos(as) advogados(as). 

Sugestão de leitura: Direito: 9 filmes que todo estudante da área precisa assistir! | Blog da UnP 

Heloísa Campos

Comentar