Blog da UnP
Como alavancar a carreira após a pandemia

Como alavancar a carreira após a pandemia

O surto de coronavírus ainda não acabou. Mas com preparo, você pode alavancar a carreira após a pandemia e colher frutos agora: saiba como!

Sim, o mundo mudou e ainda está se transformando devido ao isolamento social e a pandemia do novo coronavírus. Mas, as transformações que surgiram são também oportunidades de crescimento. Não entendeu? A gente te mostra como alavancar a carreira após a pandemia. 

E se você se perguntou: “Ah, mas eu vou precisar esperar isso tudo acabar?”. A resposta é não. Na sociedade conectada em que vivemos, as alterações são incorporadas rapidamente na rotina. 

E isso também vale para o mercado de trabalho. Portanto, você pode começar agora mesmo a trabalhar para se adaptar e avançar profissionalmente. Para ajudar, separamos quais foram algumas dessas transformações e como é possível até se aproveitar delas, confira: 

Como alavancar a carreira após a pandemia
Descubra como alavancar sua carreira após a pandemia e começar a colher frutos agora mesmo!

 

Mudança nº 1: o salto na educação digital 

Os cursos online em geral tiveram um grande crescimento durante o período da pandemia.  Segundo o levantamento CensoEAD.BR, feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), em 51 instituições de ensino, as matrículas dessa modalidade cresceram até 50%. 

Com o isolamento social, as pessoas foram forçadas a ficar em casa. E, por conta disso, o meio de se atualizar e buscar maior empregabilidade, seja numa graduação, pós-graduação ou MBA foi digital. 

A situação criada pelo coronavírus só acelerou um processo notado há tempos. E originou uma tendência que é irreversível. Já que, no Brasil, entre 2009 e 2019, o número de matrículas nesse tipo de curso aumentou 378%, segundo o Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Como aproveitar: a educação digital traz diversas possibilidades para que você se atualize e tenha maior chance de conseguir um emprego ou melhorar de cargo. Nela, você tem flexibilidade de horários, local de estudo e maior autonomia. 

Então, invista na sua melhoria e procure cursos que ajudem a alavancar sua carreira e desenvolver novas habilidades após a pandemia. Se você sente dificuldade para se adaptar ao ensino online, veja este post aqui com várias dicas para ajudá-lo: 5 táticas para fazer do seu EAD um sucesso. 

  

Mudança nº 2: o mercado e as pessoas ficaram ainda mais digitais 

Assim como ocorreu na educação, o comportamento das pessoas em geral ficou mais ligado ao digital. Quem não tinha o hábito de fazer compras na internet  – até mesmo as mais simples, como a de supermercado – passou a fazer.   

Como aproveitar: o número de vagas que envolvem o mercado digital, internet e áreas associadas estão em crescimento. Ou seja, está aí um campo fértil para você investir.  

Além disso, os gestores e profissionais de recursos humanos estarão atentos a essas mudanças, buscando pessoas que estejam antenadas com tendências e ferramentas digitais. E quem se mostrar mais capacitado digitalmente, terá mais chances de sucesso. 

Mesmo que sua área seja mais tradicional, que tal pensar de que forma as empresas do seu campo foram impactadas por essas mudanças? Se você exercitar esse raciocínio terá um trunfo legal para falar sobre uma entrevista de emprego, por exemplo.  

  

Mudança nº 3: o networking ganhou outra conotação.  

Embora as pessoas tenham sido privadas da interação social, descobriram também modos diferentes de se conectarem. Aplicativos e softwares como Skype, Microsoft Teams Google Meet e Zoom, passaram a bombar. 

Daí, popularizou-se ainda mais a forma digital de fazer o velho networking. Uma maneira inteligente de fugir da crise geral no mercado. Já que o país enfrenta hoje a taxa recorde de desemprego de 14,7%, com 14,8 milhões de pessoas parados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Como aproveitar: o primeiro passo é notar que fatalmente num emprego hoje você será obrigado a utilizar as ferramentas de chat e videoconferências constantemente. Então, é preciso aprender a lidar com elas para alavancar sua carreira após a pandemia. 

Também procure utilizar esses softwares da melhor maneira possível fazendo contatos com amigos, colegas, conhecidos, professores, entre outros. É daí que podem surgir novas oportunidades de crescimento.  

  

Mudança nº 4: o home office ganhou força 

O teletrabalho se tornou uma realidade inevitável para grande parte das pessoas, devido a necessidade de isolamento social. Por conta disso, muita gente precisou aprender a dividir o espaço e as tarefas domésticas com as profissionais.  

Como aproveitar: a realidade é que o home office veio para ficar no pós pandemia. Para 73,8% das empresas, ouvidas pela consultoria Cushman & Wakefield, essa forma de trabalho deverá se tornar definitiva mesmo após o término do isolamento social.  

Então, é mais do que necessário se adaptar a essa nova realidade do mercado de trabalho. Até porque esse tende a ser mais um ponto importante avaliado nos processos seletivos de emprego não só nos próximos meses. Você tem lidado bem com essa dinâmica?  

Algumas boas dicas para isso são: lidar bem com a organização do local de trabalho em casa e dos horários entre atividades pessoais e profissionais. Além, é claro, de saber administrar bem a autonomia oferecida no teletrabalho, sem prejudicar compromissos e prazos. 

  

Mudança nº 5: seu marketing profissional nas redes se tornou (ainda mais) imprescindível 

Essa não é exatamente uma mudança trazida pela pandemia. Mas com certeza é algo que vai se acentuar cada vez mais por conta da tendência do comportamento do mercado rumo ao digital. 

Se antes era necessário, hoje é praticamente imprescindível pensar nas redes sociais e na internet como instrumento de divulgação do seu currículo e da sua carreira. Você tem investido mais fortemente nesse meio? 

Como aproveitar: use e abuse do LinkedIn para divulgar suas características e diferenciais profissionais. Lembre-se de atualizá-lo e aproveite também os cursos que são oferecidos na plataforma. Confira esse post aqui para ter mais algumas dicas sobre essa rede social: Como criar um perfil campeão no LinkedIn. 

Mas não pare por aí, dê uma olhada em outras ferramentas digitais que podem ajudá-lo. No Canva, por exemplo, é possível criar currículos diferenciados, por meio de vários templates.  

Já o Behance é uma rede social que oferece uma maneira muito interessante para criar e divulgar seu portfólio. Invista nesses e em outros recursos eletrônicos para divulgar suas qualidades! 

E você o que tem feito para alavancar a carreira após a pandemia? Comente aqui embaixo e deixe sua opinião. E continue de olho no blog para ter mais dicas que elevam sua carreira a outro patamar! 

Luca Contro

Comentar