Blog da UnP
Área de Design Gráfico

Área de Design Gráfico: saiba mais sobre esse campo

Tendências e referências em Design Gráfico

área de Design Gráfico, trabalha com o desenvolvimento de materiais visuais, por meio de diversas técnicas, modelos e texturas. Cada projeto tem o objetivo de para comunicar ideias. 

Portanto, essa carreira tem a responsabilidade de oferecer interatividade e apelo aos detalhes das representações visuais, de acordo com as demandas do mercado. 

Antigamente, os designs eram feitos voltados para a mídia offline, como materiais impressos, banners, cartões de visita, materiais de escritório, peças para revistas e jornais, entre outros. 

No entanto, com a evolução tecnológica, o design passou a estar presente também nas comunicações digitais. Em todo material feito por esses profissionais, é aplicado a identidade visual do seu cliente/empresa. Confira algumas ferramentas que o Design Gráfico pode produzir: 

  • Websites  
  • Artes para redes sociais 
  • Desenho de embalagens 
  • Animações e ilustrações  
  • Jogos Digitais 
Área de Design Gráfico
Área de Design Gráfico

Quais são as atividades do Design Gráfico no Marketing Digital? 

As atividades que alguém da carreira de Design Gráfico pode executar em Marketing Digital envolve diversos fatores. O profissional pode trabalhar no desenvolvimento de um logotipo, até nas formatações de qualquer tipo de material visual – para mídias offline ou online. 

Além de todas essas ações, há algumas especialidades na área, como o Motion Graphics (animações) e a modelagem 3D, com imagens tridimensionais. 

Quais são as ferramentas aproveitadas pelos designers gráficos para dar vida aos conteúdos de Marketing Digital? 

Pacote Adobe, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe Premiere e a ferramenta Maya, Cinema 4D, 3DS Max, Blender, Programas de modelagem e animação tridimensional, 

Onde é possível trabalhar com Design Gráfico? 

É possível trabalhar com Design Gráfico em agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, escritórios e estúdios de design, emissoras de TV, gráficas, produtoras e empresas cinematográficas, departamentos de Arte de Empresas de Comunicação e produtoras de Vídeos.  

Além disso, você também pode desempenhar sua profissão como profissional autônomo e dar aulas em universidades e escolas de artes. 

Qual é o perfil desse profissional? 

Para trabalhar com Design Gráfico, é importante ter compatibilidade com desenhos e adorar artes. Além disso, gostar de tecnologia e estar sempre pronto para aprender e criar coisas novas.  

Por meio da tecnologia, será adquirido o que há de mais moderno e viável na elaboração das artes.  Estar conectado às novas tendências tecnológicas que aparecem é um dever. A busca de informação também ajuda a contribuir ainda mais para uma boa performance, com introduções teóricas e práticas. 

Qual é o salário de um designer gráfico? 

Uma das maiores dúvidas profissionais de alguém que quer seguir na carreira, é quanto ganha um profissional de design gráfico? No Brasil, a média salarial para quem trabalha com Design Gráfico é de R$ 2.005,00. Mas trabalhando como autônomo, seus ganhos podem ser ainda maiores.  

Concluímos que nessa carreira, você auxilia na comunicação de uma marca, conservando a sua mensagem sólida em todos os canais de comunicação tanto no contexto virtual e físico. O que você mais gosta nessa área? 

Sugestão de leitura: Artes visuais: 7 livros para entender mais sobre a carreira | Blog da UnP 

Jessica S. da Silva

Comentar