Blog da UnP

Artes visuais: 7 livros para entender mais sobre a carreira

Está interessado ou curioso sobre esse curso? Aqui vai uma seleção especial de obras para descobrir mais a respeito dele

Quer trabalhar usando a criatividade e estar ligado a áreas como: design, fotografia, artes plásticas? Se o universo da carreira de artes visuais agrada você, a decisão de ingressar nesse mercado profissional está ao alcance das suas mãos. 

E, claro, ela fica mais próxima ao buscar se informar mais a respeito. Por isso, o blog da UnP separou uma lista especial de livros para trilhar seu caminho com muito mais embasamento. 

Aliás, você sabe em quais lugares um artista visual pode trabalhar? As possibilidades de atuação sendo formado nessa área são vastas. Confira alguns exemplos: 

  • Curador em exposições e museus 
  • Diretor de arte 
  • Professor 
  • Restaurador 
  • Galerista
  • Negociante 
  • Pesquisador (Se essa opção agrada mais você, dê uma olhada neste post: Quero ser pesquisador! O que fazer?) 

O horizonte para o profissional formado também garante atuar em locais dos mais diferentes segmentos. Algumas opções são: escolas, fundações, ONGs, escolas profissionalizantes, assessorias culturais, galerias, cinema entre outras. 

Agora que você já tem uma noção do campo de trabalho para o profissional de artes visuais. Confira a lista de livros super especiais para entender mais sobre a carreira: 

7 Livros para entender mais sobre de artes visuais
7 Livros para entender mais sobre artes visuais

 

A arte: Conversas Imaginárias Com Minha Mãe

Autor(a): Juanjo Sáez 

Editora: WMF Martins Fontes 

O autor mistura vários gêneros narrativos (como, ensaio, autobiografia e novela) para reconstruir alguns capítulos mais interessantes da história da arte. Na trama, isso é representado por meio de uma conversa entre o narrador e sua mãe. Sendo assim, a obra ganha um contorno intimista, em que o leitor cria um vínculo com o autor e é convidado a refletir sobre as obras de arte, assim como sobre a figura do artista em si. 

O Grande Livro de Arte 

Autor(a): Susie Hodge 

Editora: Ciranda Cultural 

Mostra uma retrospectiva da arte desde as pinturas pré-históricas, até obras contemporâneas. A obra analisa o impacto histórico e cultural de cada peça, tratando da biografia de alguns dos grandes gênios da área. Dessa forma, o livro aborda como a arte pode retratar um período e o teor revolucionário que ela possui. Além disso, o leitor também conhece detalhes sobre as pinturas do museu The National Gallery, localizado em Londres, na Inglaterra, e considerado um dos mais importantes do mundo. 

O Caminho do Artista 

Autor(a): Julia Cameron 

Editora: Editora Sextante

Ao oferecer uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para despertar a criatividade, essa obra é indicada para quem pretende ingressar no mercado das artes visuais. Todo conteúdo é organizado num programa de 12 semanas, que conduz você por uma viagem de autodescoberta, com o objetivo de derrubar os maiores obstáculos para quem quer se expressar por meio da arte. Esse roteiro desmistifica a ideia de que o processo criativo é algo cansativo. 

 O Livro da Arte 

Autor(a): Vários 

Editora: Globo Livros

Aborda as correntes, estilos e temas da história da arte, por meio de mais de 200 obras. O livro propõe uma perspectiva geral da arte desde o período pré-histórico até as vídeo instalações produzidas neste século. Com linguagem simples, o texto abre mão de jargões e é ideal para quem é iniciante no universo da arte, trazendo fotos das principais obras da história. 

Faça Boa Arte 

Autor(a): Neil Gaiman 

Editora: Intrínseca 

Este livro surgiu a partir do discurso do autor, um best-seller, dado na formatura de uma turma da University of the Arts, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Durante a fala, Gaiman tratou de criatividade, bravura e força. Encorajando a plateia a pensar de maneira inovadora e quebrar regras. A obra foi idealizada pelo famoso designer gráfico Chip Kidd. 

Explicando A Arte 

Autor(a): Jô Oliveira e Lucília Garcez 

Editora: Nova Fronteira

A arte não está só nas galerias e nos museus: está nas ruas, nos objetos, enfim, no cotidiano em geral. Essa é a visão trazida pela obra, que reúne mais de 100 ilustrações e mostra como interpretar as imagens que nos cercam, seja numa pintura, escultura, num prédio ou até em um gibi. Também são discutidos os principais recursos e técnicas empregados nas artes visuais.  

Arte Como Experiência 

Autor(a): John Dewey

Editora: WMF Martins Fontes

Com um formato mais técnico, este livro é resultado de diversas palestras ministradas pelo filósofo e psicólogo John Dewey na Harvard University, nos Estados Unidos. O autor trata da estrutura formal das artes e do impacto que elas têm sobre o espectador, leitor e ouvinte. A obra discute – entre outros pontos – o fato de que o objeto artístico não existe até ser notado pelo observador. 

Como já citamos, dentre as várias áreas para trabalhar sendo formado em arte visual, está a de produção audiovisual e cinema. Se você quer saber mais sobre esse nicho específico, ouça o podcast abaixo, que mostra como é participar da produção de um filme 3D. E, se você curte a sétima arte, acesse também esse post com 16 Filmes e séries para estudar! 

Luca Contro

Comentar