Blog da UnP
Educação Física

Educação física: saiba mais sobre o curso

A graduação em Educação Física está entre os cursos mais procurados do país

O profissional de educação física por muito tempo foi conhecido apenas como o professor que era amado ou odiado pelos alunos do ensino fundamental e médio. Mas se, nos dias atuais, você ainda acha que esse é o único caminho que essa profissão pode te dar, viemos aqui te dizer que muita coisa mudou – ainda mais com o avanço da tecnologia. 

Atualmente, a pessoa que se forma no curso de educação física ainda pode ser professor de educação infantil e para os adolescentes. Mas, também pode seguir por outros caminhos onde seus conhecimentos são tão valorizados quanto dentro de um colégio. Conheça alguns desses caminhos: 

1 – Pesquisador 

É para aqueles que preferem a parte mais teórica do assunto e sempre sonharam em colaborar com pesquisas. Ou seja, buscando novas soluções para alguns problemas de saúde enfrentados pela nossa sociedade no dia a dia. 

Com uma base teórica, você pode fazer parte de instituições de pesquisa auxiliando em uma série de testes e estudos com outros membros da área da saúde.  

Incrível, né? 

2 – Personal Trainer 

Esse é um dos caminhos mais comuns quando pensamos nos profissionais de educação física e nas principais atividades que eles podem exercer. Mas, ainda assim, é um mercado em expansão. 

Graças ao aumento do número de academias no país e na busca por diferentes tipos de exercícios físicos, o profissional de educação física que seguir por esse caminho pode atuar tanto em aulas de musculação mais conhecidas pelo grande público, quanto em aulas de outras modalidades de exercícios como o crossfitpilatesspinning, entre outras modalidades. 

Além disso, a pandemia também trouxe a oportunidade desses profissionais trabalharem à distância com grupos de alunos que preferem o mesmo tipo de exercício físico. 

3 – Área da saúde 

Além de colaborar para a área da saúde com pesquisas e ajuda em diferentes testes, o educador físico também pode atuar em hospitais ou clínicas de reabilitação física em parceria com fisioterapeutas. 

Seguir essa opção na carreira ajuda o profissional de educação física a crescer na área da saúde. Pois, possibilita que ele trabalhe tanto em hospitais quanto em clínicas especializadas e, quem sabe, até o inspire a abrir seu próprio negócio. 

Educação Física
Educação Física

4 – Esportes 

Atletas que ganham dinheiro participando de grandes competições esportivas precisam estar bem preparados para não se lesionarem durante a competição. E é justamente aí que o profissional de educação física entra na vida do atleta: como treinador e preparador físico. 

E a nossa dica para se dar bem nessa área é: foque em apenas uma atividade física e se torne referência nela. Isso vai trazer bons resultados pessoais, profissionais e, principalmente, financeiros. 

5 – Recreação 

Você sabia que em hotéis e cruzeiros a maioria das atividades de dança e exercícios na piscina ou em outras áreas comuns são pensadas por profissionais de educação física? Pois é, essa é outra área em que as pessoas formadas neste curso podem atuar. 

Já imaginou poder unir trabalho com uma viagem incrível de navio pelo mundo? 

6 – Empreendedor 

Além de tudo o que falamos, você ainda pode se formar em educação física e resolver empreender – assim como profissionais de outras áreas. 

Você pode ter sua própria academia, seu próprio estúdio de crossfit, de spinning, entre outras atividades, ou fazer como uma das maiores influenciadoras do ramo de educação física do país, Carol Borba, e investir na carreira de influenciadora unindo profissão e a paixão pelas redes sociais. 

E como funciona o curso? 

De maneira geral, os cursos de educação física acabam preparando o estudante para o cargo de professor de educação física. Mas, como já citamos, essa não é a única forma de atuar dentro da área. Por conta dessa vertente do ensino, é bem comum que o aluno tenha conteúdos específicos voltados para a área de educação física e outros voltados para o exercício de docência. 

Entre os conteúdos mais específicos da área de educação física estão os temas que abordam futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, natação, ginástica, lutas, dança e esportes de aventura.  

Além disso, os estudantes desse curso também terão algumas matérias relacionadas ao corpo humano, confira algumas abaixo. 

  • Biologia e Bioquímica Humana
  • Bioestatística e Epidemiologia
  • Fisiologia do Exercício
  • Nutrição e Desempenho
  • Saúde Coletiva
  • Motricidade Humana. 

Já as disciplinas voltadas para a formação do aluno como professor são: didática, medidas e avaliação, metodologia do ensino da educação física, Libras (Língua Brasileira de Sinais); políticas públicas aplicadas à educação e psicologia aplicada à educação física. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de educação física, que tal entender como ele funciona aqui na nossa universidade? Portanto, dê uma olhada no nosso site e entenda como funciona a nossa matrícula, formato de ensino e quais as vantagens ao escolher fazer parte da nossa grade de alunos.

Heloísa Campos

Comentar