Blog da UnP

Entrevista de emprego: o que fazer?

Sempre vem aquele frio na barriga quando o assunto é entrevista de emprego, não é? E embora cada um tenha um jeito próprio de se preparar, algumas regrinhas são universais para facilitar sua jornada rumo à contratação.

Primeiramente, vale lembrar que a temida entrevista não é nenhum bicho de sete cabeças. Trata-se de uma conversa com uma pessoa responsável pelo recrutamento e seleção. A ideia desse profissional é cruzar seu perfil com a posição divulgada. Dessa forma, vale entender seus pontos fortes, fracos e pretensões, para que ele garanta um bom resultado para a empresa e, de preferência, aliado ao seu crescimento.

Assim, para que você possa responder a tudo de forma segura e cheia de credibilidade, separamos algumas dicas de ouro. Com elas, você saberá o que fazer e o que evitar durante o processo de seleção! Vem ver!

Dicas para entrevista de emprego
Dicas para entrevista de emprego


O que eu devo fazer antes do dia da
entrevista de emprego?

Aproveite essas dicas, pegue seu caderninho, e anote os conselhos que daremos abaixo!

Pesquise

Assim como as dicas para mandar bem na entrevista de estágio, é fundamental que você leia e descubra um pouco mais sobre a empresa à qual está se candidatando.

Após ser selecionado para a entrevista, conheça um pouco sobre a história da instituição, seus principais cases e conquistas. Assim, caso seja feita alguma pergunta sobre esse tópico, você terá a resposta na ponta da língua. 

Ensaie

Antes de uma entrevista, o espelho pode ser o seu melhor amigo! Assim, prepare uma lista de perguntas que podem aparecer na sua entrevista de emprego e treine.

Confira alguns exemplos de perguntas frequentemente realizadas durante entrevistas de emprego:

  • Como você se vê daqui 5 anos?
  • Quais são seus objetivos nessa empresa?
  • Porque eu devo te contratar?
  • Quais são seus maiores defeitos e qualidades?

Chegou o dia da entrevista… E agora?

Dicas para entrevista de emprego
Dicas para entrevista de emprego

Para começar, não se atrase!

Fique de olho no relógio, e pesquise quanto tempo você leva do lugar em que estará até o local da entrevista. Se atrasar pode ser um erro fatal e que oferece uma impressão pouco profissional de você. Vale ressaltar que você será avaliado durante toda a sua entrevista de emprego, por isso, vale começar com a pontualidade.

Não minta durante a entrevista de emprego

Não finja ser quem você não é. Então, quando perguntarem sobre sua vida pessoal, ou experiência profissional, sempre fale a verdade. Não esqueça de conferir os requisitos fundamentais para a vaga e demostre que está pronto para aprender, e se aperfeiçoar!

Cuide da sua aparência e postura

Na Universidade Potiguar (UNP), você pode fazer parte do Núcleo de Prática em Negócios da UnP e aprender sobre como montar seu currículo e caprichar na postura. Ainda, na hora da entrevista, tente não bocejar ou demonstrar desinteresse em estar ali. Mantenha a classe e mostre-se confiante, sem ser arrogante.

Não reclame dos seus antigos trabalhos/empresa

Se você já teve outro trabalho, não fale mal dele na entrevista de emprego. Há pessoas que colocam a culpa na antiga empresa ou chefe por ter sido demitido, ou não dado certo. Sempre seja grato por todas as oportunidades que já teve. Não demostre uma atitude que pode ser vista como negativa! 

Mantenha a calma

É muito importante controlar o nervosismo durante a entrevista. Por isso, respire fundo, no caminho da entrevista tente ouvir uma música que você gosta, ler um livro ou até assistir uma série. O nervosismo só prejudica.

Evite falar demais

Compartilhe apenas o necessário. Então, foque em responder de forma interessante e sucinta sobre o que foi perguntado. Seja claro e objetivo ao falar sobre suas experiências. Assim, você vai manter a objetividade, sem correr o risco de dizer algo inapropriado ou revelar sua insegurança.

Aparência e Linguagem

Sua aparência é o cartão de visita para o ambiente de trabalho. Então, busque saber mais sobre o dress code da empresa e escolha suas roupas com cuidado. Ah, também vale lembrar que você deve evitar gírias e palavrões durante a conversa com a equipe de recrutamento. Não esqueça que “a primeira impressão é a que fica”.

Dicas para entrevista de emprego
Entrevista de emprego: CONTRATADO!


Contato visual

A última (mas não menos importante) dica é: durante a conversa com seu entrevistador, evite olhar para baixo ou desviar o olhar. Manter o contato visual com a pessoa é fundamental para demonstrar honestidade e confiança.

Com todas essas dicas temos certeza que você vai mandar bem na entrevista de emprego! E lembre-se também que o nervosismo faz parte, mas você pode controlá-lo e usá-lo a seu favor, a fim de ser cauteloso nas respostas. Então, boa sorte em suas entrevistas de emprego! 

Heloísa Campos

Comentar