Blog da UnP

Fazer um curso de pós-graduação ou MBA?

Descubra o que vale mais a pena (um curso de pós-graduação ou MBA) de acordo com seus objetivos e momentos de carreira

Foco nos objetivos e planejamento são atributos essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho. E se você está lendo esse texto, já significa que busca se qualificar por meio de um curso de pós-graduação ou MBA. Dessa forma, provavelmente, você já está um passo à frente.

É importante estar alerta ao que o mercado procura, principalmente em sua área de atuação, afinal, o mundo está em constante evolução. Assim, com as novas tecnologias e métodos de trabalho, algumas habilidades te diferem e colocam à frente de seus concorrentes. Assim, o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional são soft skills requisitadas em diversas profissões do futuro.

Cada vez mais as empresas exigem novos conhecimentos de seus colaboradores. Então, uma maneira de adquiri-los é por meio de constante estudo e atualização.

Sendo assim, é possível fazer um curso de pós-graduação ou MBA para fortalecer o seu conhecimento e se destacar. Ter um currículo rico em experiências faz toda a diferença para ser escolhido em um processo seletivo.

Portanto, ter um planejamento para o seu futuro profissional é essencial para atingir novos patamares e adquirir competências naquilo que você precisa melhorar e evoluir profissionalmente.

Ao escolher um curso de pós-graduação ou MBA, sempre pense em que que posição você pretende estar daqui a alguns meses, semestres ou anos. Mas, você sabe as diferenças entre essas duas modalidades? É sobre isso que vamos falar aqui!

"<yoastmark

Curso de pós-graduação: o que isso significa exatamente?

A pós-graduação é uma qualificação e aperfeiçoamento que você faz quando finaliza seu curso de graduação. Ela é voltada para alguma área específica relacionada à sua primeira formação profissional.

Por exemplo, se você fez o curso de Jornalismo, mas gosta da área de digital, você consegue fazer uma pós-graduação em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Então, a pós-graduação é uma especialização em algum assunto que você queira se aprofundar na sua carreira profissional. Há uma vasta lista de opções na UnP. Então, você pode conferir qual combina mais com seus objetivos.

Você pode encontrar dois tipos de pós-graduação: a lato sensu, que é um aprofundamento para quem procura um diferencial no currículo. Ou a stricto sensu, de aspecto mais acadêmico, que engloba mestrados, doutorados e pós-doutorados. Confira detalhes sobre esses dois tipos no site do Governo Brasileiro.

O que é o MBA?

O MBA é uma pós-graduação lato sensu focada em administração e negócios. O seu significado é Master in Business Administration (Mestre em Negócios e Administração), no entanto, não se qualifica como mestrado.

Esse tipo de pós é indicado para quem já é gestor de algum negócio ou é um líder com carreira consolidada. No MBA, você aprende a exercer a liderança em suas atividades e dentro das empresas.

Há várias áreas para se fazer o MBA, como hospitalar, para gerencias hospitais, turismo, marketing, logística, finanças, entre outras possibilidades. Basta conferir qual é a melhor opção de acordo com seus objetivos de carreira.

Porque investir em uma pós-graduação?

Investir em uma pós-graduação é importante para que seu currículo seja único e ainda mais profissional.

Leia a seguir os 3 principais motivos para você investir em uma pós-graduação ou MBA:

  • Diferencial para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo;
  • Upgrade curricular e investimento tanto pessoal como profissional;
  • Um curso de pós-graduação pode aumentar em até 50% o salário do profissional brasileiro.

Além disso, você terá contato com professores e coordenadores que têm tanto vivência empresarial e do mercado de trabalho, como no meio acadêmico. Portanto, eles estão preparados para oferecer aos estudantes cursos com a melhor combinação teórico-prática para um grande crescimento profissional.

Os valores desses tipos de curso não são fixos, eles variam de acordo com a área que você deseja atuar. Assim como seu período que pode durar entre um ano e 22 meses.

Como saber qual área fazer minha pós-graduação?

Para saber qual pós-graduação fazer, é necessário pesquisar. Por isso, entre nos portais das universidades que considerar relevantes, pesquise sobre os temas e áreas disponíveis e sempre confira a grade curricular dos cursos. Assim, você conseguirá ter uma ideia do que aquela pós te oferecerá.

Além disso, também é fundamental checar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação e tem boa reputação no mercado.

Garanta o futuro que tanto deseja e não deixe para depois o que você pode fazer hoje. Mude o rumo da sua carreira fazendo um curso de pós-graduação de qualidade e invista em você.

Heloísa Campos

Comentar