Blog da UnP

O que são soft skills e hard skills na carreira?

Entenda qual tipo de profissional você é e quais são suas skills

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, para algumas carreiras mais e outras menos. No entanto, sempre haverá concorrência ao tentar uma vaga de emprego e participar de um processo de recrutamento. Por isso, é necessário saber se destacar como profissional e trabalhar suas soft skills e hard skills.

Dentro do ambiente corporativo existem diversas pessoas, cada uma com as próprias especializações e habilidades. No entanto, sempre há algo que faz com que uma se sobressaia a outra. Nas empresas, há diversos tipos de profissionais e, de acordo com as suas skills, é possível descobrir com qual você mais combina.

 

Descubra o que são soft skills e hard skills
Descubra o que são soft skills e hard skills e qual seu perfil no ambiente corporativo

O que são soft skills e hard skills e qual a importância em desenvolvê-las?

As soft e hard skills são dois tipos de habilidades que estão relacionadas ao seu jeito de ser e que se refletem na forma com a qual você se comporta profissionalmente. Ou seja, ambas são importantes para descobrir que tipo de pessoa você é no ambiente corporativo.

Entendendo suas soft e hard skills, você tem mais chance de demonstrá-las e usá-las a seu favor no mercado de trabalho.

As soft skills estão relacionadas com as habilidades comportamentais. Por exemplo, para ser um gestor, é importante mostrar, aptidões como a facilidade em demandar ações e estimular espírito de equipe.

Todas as soft skills são consideradas características necessárias para que você alcance todos os seus objetivos profissionais e para garantir que você combina com a sua área de atuação. Por outro lado, as hard skills são habilidades técnicas e tangíveis. Elas são transmitidas mais comumente por meio de cursos, como graduações ou especializações.

Assim, as hard skills são aquelas de competência técnica, que são concretas e mais comuns em um currículo, como a experiência acadêmica. Já as soft skills, não. São aspectos mais difíceis de serem analisados, por estarem diretamente relacionados ao comportamento de cada profissional.

 

Qual é a importância do autoconhecimento para desenvolver suas habilidades?

O autoconhecimento é importante para desenvolver suas habilidades, pois ele envolve a arte de se conhecer e entender seus sentimentos e ações. Com isso, fica mais fácil de perceber quais são suas maiores competências, como elas podem ser aprendidas e desenvolvidas da melhor forma.

É comum se sentir meio perdido ao tentar se encontrar no mercado, mas o prazer de se autoconhecer é um caminho aberto para o crescimento pessoal e profissional.

Uma dica básica é fazer uma lista com coisas que gosta de fazer e outras que não faria mesmo que você fosse pago. Saber o que curte ou não é um começo para entender melhor suas escolhas.

 

Comandante

O próprio significado da palavra já resume bem o que esse tipo de profissional significa: substantivo masculino, aquele que exerce um comando.

Algumas soft skills do perfil ‘comandante’, estão relacionadas a pessoas que possuem facilidade de gerenciar e cobrar tarefas, além de serem objetivas. Gostam de ter iniciativa, produzir e pensam muito na imagem da empresa e suas metas.

Os cursos de gestão são ótimos para quem tem essas soft skills. Confira alguns clicando aqui.

 

Diplomata

Esse é o perfil para pessoas que gostam de ajudar as outras e, às vezes, podem até acolher tarefas demais. Para qualquer problema que surgir, elas são as primeiras a se manifestarem para ajudar, pois não gostam de conflitos e querem estar sempre de bem com o chefe e a equipe.

Se você não gosta muito de ouvir críticas e tem dificuldade de mostrar que está com dúvidas, esse pode ser o seu perfil. Alguns cursos para esse tipo de pessoa são: Recursos Humanos, especializações em Direito e Customer Experience.

 

Expressivo

Sabe aquele colega de trabalho que é animado a todo momento, sem tempo ruim e que está sempre sorrindo? Esse é o perfil expressivo, sempre pronto para mudanças, nada o assusta.

Encaixa-se nesse perfil quem não gosta de ter sempre as mesmas tarefas. São profissionais que não estão ligados a uma rotina e que gostam de inovar e expressar todas as suas ideais. Não se dão bem em profissões que “bloqueiam pensamentos”.

O curso de jornalismo investigativomarketing e empreendedorismo são ótimas opções e podem ajudar a desenvolver as hard skills desses profissionais.

 

Estrategista

Normalmente, as características do perfil estrategista estão presentes em pessoas que gostam de analisar tudo ao seu redor. Amam planilhas, números e podem resolver problemas que parecem impossíveis. Há o risco de que sejam vistas como antipáticas e antissociais, ao mostrarem dificuldade, por exemplo, de participar de dinâmicas em grupo.

Cursos que se encaixam com esse perfil são: Business Intelligence e Analytics, MBA em finanças e Data Science.

Sendo assim, há diversos tipos de profissionais. Por isso, há tantas profissões diferentes. Então, é fundamental entender como você pode melhorar, de acordo com seu perfil e com a área profissional que escolheu. Dessa forma, terá bom desempenho num processo seletivo de recrutamento e seleção, por exemplo.

Outra vantagem é que um profissional consciente de suas características positivas e de quais precisa trabalhar, contribui muito mais com o clima organizacional da empresa em que trabalha. Avaliá-las com mais atenção só trará vantagens.

Conte para a gente: em qual desses perfis você acha que se encaixa mais? E qual soft ou hard skill precisa desenvolver? Contribua com nosso blog comentando aqui embaixo!

Além disso, confira nossa sugestão de leitura: Como alavancar a carreira após a pandemia | Blog da UnP

Luca Contro

Comentar