Blog da UnP
Faculdade de TI: saiba mais sobre o curso.

Faculdade de TI: saiba mais sobre os cursos da área

Encontre aqui tudo que você precisa entender sobre as graduação desse campo de estudo

Está pensando em fazer uma faculdade de TI, mas ainda tem dúvidas? Tudo bem, é normal ter questionamentos na hora de escolher uma graduação. O importante é tomar a atitude que você está tendo e procurar mais informações a respeito.

Pensando nisso, criamos este post respondendo a algumas das principais questões sobre o tema. Aliás, o primeiro ponto interessante é se dar conta de que esse é um ramo extremamente valorizado. De acordo com notícia da CNN, a busca por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670% em 2020.

Ficou ainda mais animado para saber um pouco mais sobre a faculdade de TI e os cursos que fazem parte desse ramo? Então, continue lendo!

Faculdade de TI: saiba mais sobre o curso.
Faculdade de TI: saiba mais sobre o curso.

 

Tecnologia da Informação

O primeiro passo para entender melhor sobre as graduações que fazem parte desse campo de estudo, é compreender o termo que as une. Como você provavelmente sabe, a sigla TI, significa tecnologia da informação. E ela pode ser definida como o grupo que engloba soluções e atividades fornecidas por recursos computacionais direcionados para produzir, armazenar e transmitir o compartilhamento, a segurança e uso de informações.

Dessa forma, TI envolve o uso de softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e outros serviços e ferramentas com o objetivo de organizar e transmitir informações de maneira protegida. As aplicações dessa lógica são variadas conforme o contexto empresarial. Alguns exemplos são: nuvens de dados, servidores, redes de internet, entre outros.

 

O que faz um profissional de TI

Como percebemos, o universo de Tecnologia de Informação é extremamente vasto. Consequentemente, as possibilidades de atuação para quem atua na área também.

De forma geral, o profissional de TI trabalha gerenciando informações de uma empresa ou instituição. Para isso, desenvolve sistemas informatizados de computador, rede e comunicação; com o objetivo que funcionem de maneira eficiente e garantam a segurança no acesso aos dados.

É importante também se lembrar de que a rotina de quem trabalha no ramo da tecnologia da informação não se resume apenas à parte técnica e processual. Envolve também as atividades de gestão, comunicação e integração com os mais diversos setores de uma organização.

Por isso, é importante que o profissional de TI seja versátil e esteja envolvido nas estratégias da empresa em que estiver trabalhando. Assim como também é necessário que esteja atualizado sobre tendências de mercado e em constante aprendizado.

Confira alguns exemplos dentre as diversas áreas em que é possível atuar:

  • Suporte técnico;
  • Segurança de Dados;
  • Gestão da tecnologia utilizada em organizações;
  • Desenvolvimento de e-commerce;
  • Gestão de equipes de TI;
  • Consultoria estratégica de TI;
  • Gestão de processos e projetos envolvendo tecnologia (incluindo análise de riscos, custos, recursos e qualidade)

 

Faculdade de TI

Como explicado anteriormente, a área de tecnologia da informação é vasta. Dessa forma, há diversas graduações que promovem diferentes tipos de formação ligados a esse ramo.

Para que você decida pelo curso que mais enquadra no seu perfil é preciso pesquisar um pouco mais afundo sobre cada um deles. Procurando entender as diferenças entre as faculdades, qual é o enfoque específico e quais as possibilidades de atuação para quem se forma nessas diferentes opções.

Mas, para ajudá-lo nisso, abaixo resumimos as informações de algumas opções de faculdades que estão ligadas ao universo do TI, confira:

Sistemas de Informação

Nesse bacharelado, o aluno se torna capaz de verificar os problemas e propor soluções que necessitem da combinação de hardware e software. Além disso, tem acesso às ferramentas e conceitos necessários para desenvolver e gerenciar sistemas, e a infraestrutura tecnológica para utilizá-los.

Durante a graduação, um dos objetivos é de desenvolver uma visão abrangente do modelo de negócio da organização em que vier atuar. Para que seja capaz de gerenciar ferramentas e recursos importantes do ponto de vista empresarial.

Duração: 8 semestres

Saiba mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Esse curso tecnólogo tem como foco a criação, o desenvolvimento, análise, projeção e implementação de sistemas de informação. O que envolve a programação de computadores e o desenvolvimento de softwares com foco no aumento da capacidade dos recursos do equipamento.

O profissional formado nesse curso poderá atuar contribuindo para que a área de TI atue estrategicamente. Já que terá desenvolvidas a capacidade de análise e desenvolvimento, raciocínio lógico e tomada de decisão

Duração: 5 semestres.

Saiba mais

 

Ciência da Computação

Essa graduação permite que o profissional possa atuar no desenvolvimento de programas de informática, com a utilização das mais diversas ferramentas, das mais simples até as mais complexas, ligadas ao processamento de informações.

Além disso, ele poderá se tornar um programador, desenvolvedor, arquiteto de software, analista ou gerente de TI e também trabalhar na área de pesquisa.

Duração: 8 semestres.

Saiba mais

Quais são as matérias da faculdade de TI?

As disciplinas específicas dependem da instituição de ensino e do curso escolhido. No entanto, os cursos de TI, de uma maneira geral, fazem parte do universo das ciências exatas. Campo relacionado ao raciocínio lógico e que tende a envolver cálculos, medições e expressões matemáticas.

Isso significa que a grade curricular dos cursos está ligada aos universos da matemática e lógica. Além, é claro, da programação e da tecnologia em geral. Por outro lado, vale lembrar que matérias ligadas à gestão também costumam fazer parte das aulas ministradas nesse tipo de formação.

Faculdade de TI EAD

Tendo em vista a natural relação da tecnologia da informação com sistemas e ferramentas informatizadas, o modelo de ensino de distância desponta como uma forte tendência para quem pretende investir numa graduação dentro desse campo de ensino.

Isso porque, os cursos online estimulam o desenvolvimento de habilidades interessantes para o profissional do TI. Dado que o aluno terá contato constante e direto com ferramentas que envolvem tecnologia por meio dos chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s).

Além disso, os cursos online também oferecem conforto e liberdade, já que o aluno tem a autonomia para ditar o próprio ritmo e local de estudo. Também vale lembrar que a economia é um dos benefícios da modalidade EAD, pois o aluno evita gastos com locomoção e alimentação, por exemplo.

Ficou interessado nos cursos de TI? Comente aqui embaixo e contribua com nosso blog. Aproveite também para dar uma olhadas nestes dois posts: “O que é MBA? Não comece o curso sem ler”  e “Repertório Sociocultural: Entenda o que é“.

Thais Coutinho G. Bezerra

Comentar